Mora
| ̧̃ ̧ O Museu Interativo do…
| ̧̃ ̧
O Museu Interativo do Megalitismo de Mora tem patente na Sala de Atividades duas exposições: a primeira, é composta pelas fotografias resultantes da Maratona Fotográfica “Demora-te a fotografar” e a segunda: “Mulher”, que apresenta fotografias de Margarida Nunes e texto de Ana Relvas.
As duas mostras fotográficas podem ser apreciadas até ao dia 6 de janeiro de 2026, de terça-feira a domingo, das 10h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
, ̀ ́-́!



Link no Facebook
Mora
Cabeção celebra o vinho novo de talha com edição de 2026 marcada para janeiro

A freguesia de Cabeção, no concelho de Mora, volta a ser palco da Prova do Vinho Novo de Talha, que em 2026 assinala a sua 29.ª edição. O evento realiza-se nos dias 23, 24 e 25 de janeiro e promete, mais uma vez, afirmar uma tradição profundamente enraizada na identidade cultural e vitivinícola local.
A iniciativa resulta de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Mora, da Junta de Freguesia de Cabeção e da Confraria do Vinho de Talha de Cabeção, mantendo como principal objetivo a valorização de um método ancestral de produção de vinho que continua vivo nesta freguesia alentejana.
O arranque oficial acontece a 23 de janeiro, com o Concurso de Vinhos, momento reservado à avaliação dos vinhos produzidos pelos talhadores locais. Esta prova técnica é já uma referência do certame, distinguindo a qualidade e diversidade do vinho de talha produzido em Cabeção.
Nos dias seguintes, o público é convidado a participar na Prova do Vinho, que decorre no Pavilhão Gimnodesportivo da freguesia. Aqui, os visitantes terão oportunidade de contactar diretamente com os produtores e conhecer melhor os vinhos apresentados, num ambiente de partilha e promoção dos sabores locais.
Um dos pontos altos do evento volta a ser a Rota das Adegas, marcada para os dias 24 e 25 de janeiro. Promovida pela Confraria do Vinho de Talha de Cabeção, esta iniciativa permite visitar várias adegas da freguesia e provar o vinho novo diretamente das talhas, proporcionando uma experiência autêntica e próxima da tradição. As inscrições para a Rota das Adegas estão abertas desde 2 de janeiro e são realizadas online.
A organização adianta que o programa completo será divulgado em breve, estando previstas outras iniciativas complementares que reforçam a importância cultural e turística da Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção, um evento que continua a afirmar Cabeção como referência maior do vinho de talha no Alentejo.
Alentejo
Candidaturas ao Prémio Fluviário 2025 – Jovem Cientista do Ano prolongadas até 15 de janeiro de 2026

O período de candidaturas ao Prémio Fluviário 2025 – Jovem Cientista do Ano foi prolongado até 15 de janeiro de 2026, anunciou o Município de Mora, através do Fluviário de Mora.
O galardão destina-se a distinguir estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento que tenham publicado, como primeiro autor, um artigo científico em revista indexada na SCI, no ano a que respeita o concurso, nas áreas da conservação e biodiversidade dos recursos aquáticos continentais, com particular enfoque em rios e estuários.
Criado há 15 anos, o Prémio Fluviário consolidou-se como uma referência nacional no reconhecimento do trabalho científico desenvolvido por jovens investigadores. Ao longo das edições já realizadas, foram analisadas 230 candidaturas, tendo sido distinguidos 20 investigadores, entre prémios principais e menções honrosas.
Na edição de 2025, o vencedor será reconhecido pela qualidade científica e relevância do trabalho apresentado, recebendo um prémio monetário no valor de mil euros.
As candidaturas podem ser submetidas até 15 de janeiro de 2026 e poderão ser apresentadas pelos próprios estudantes, pelos professores orientadores ou por coautores dos artigos científicos. Cada candidato poderá concorrer apenas com um artigo.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial do Fluviário de Mora. O Núcleo de Investigação da instituição deseja boa sorte a todos os candidatos.
Mora
́ ́ ́ – …
́ ́ ́ –
O período de candidaturas ao Prémio Fluviário 2025 – Jovem Cientista do Ano foi prolongado até ao dia 15 de janeiro de 2026. Este prémio pretende distinguir um aluno (PhD, MSc, Lic.) que tenha publicado, como primeiro autor, um artigo (revista SCI), no ano a que se refere o concurso, na temática conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais (Estuários e Rios).
As quinze edições, que totalizaram 230 candidaturas consideradas e a distinção de vinte jovens investigadores, entre premiados e menções honrosas, consagraram esta iniciativa no plano nacional como um galardão distinto e inovador, que garante a divulgação e valorização do importante papel dos jovens investigadores para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas da Conservação e Biodiversidade dos Recursos Aquáticos Continentais (Rios e Estuários).
A presente edição premiará o investigador distinguido, com o reconhecimento da qualidade e importância do seu trabalho e com um prémio monetário de 1000 euros.
As candidaturas deverão ser submetidas até ao dia 15 de janeiro de 2026 e poderão ser feitas pelos professores orientadores, co-autores dos artigos ou pelos próprios alunos. Cada candidato só poderá submeter um artigo a concurso.
O Núcleo de Investigação do Fluviário de Mora deseja boa sorte a todos os candidatos!
Regulamento e ficha de inscrição disponível no site do Fluviário de Mora, em www.fluviariomora.pt
Link no Facebook
Mora
̧̃ A Prova do Vinho Novo de Talha …
̧̃
A Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção regressa em 2026! Reserve já as datas de 23 a 25 de janeiro e venha viver este momento único.
A 29.ª edição da Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mora, em colaboração com a Junta de Freguesia de Cabeção e a Confraria do Vinho de Talha de Cabeção, com o objetivo de valorizar o vinho de talha desta freguesia, num evento emblemático que reflete a identidade da freguesia e das suas gentes.
O programa inclui o Concurso de Vinhos, no dia 23, a Prova do Vinho no Pavilhão Gimnodesportivo, com a participação dos produtores locais, e ainda a Rota das Adegas, dinamizada pela Confraria do Vinho de Talha de Cabeção, nos dias 24 e 25, inscrições abertas a partir de 2 de janeiro, através do link: https://forms.gle/rm6KsbPuezMVz2tf6 .
Em breve serão anunciadas mais novidades e o programa completo do evento.
Link no Facebook
-
Beja2 dias atrásBeja terá o primeiro Museu de Banda Desenhada de Portugal em 2027
-
Saúde2 dias atrásFNAM reúne com Ministério da Saúde para exigir fim do bloqueio negocial
-
Desporto2 dias atrásLuís Godinho dirige meia-final da Taça da Liga entre Sporting e Vitória de Guimarães
-
Política2 dias atrásChega condena vandalização de material de campanha em Portalegre
-
Meteorologia3 dias atrásContinente Previsão para 4ª feira, 7.janeiro.2026 RESUMO: Chuva em geral fraca,…
-
Meteorologia3 dias atrásPrevisão do estado do tempo, RTP1, 06-01-2026, IPMA.
-
Portugal2 dias atrásPJ detém suspeito de tentativa de homicídio em Albufeira
-
Portugal2 dias atrásTrabalhadores a recibos verdes obrigados a entregar declarações até ao final do mês
-
Sociedade3 dias atrásOs pagamentos da Segurança Social começaram dia 2 de janeiro, com as pensões e s…
-
Alentejo2 dias atrásCampo Maior anuncia oficialmente as Festas do Povo 2026 este domingo
-
Política1 dia atrásPCP e Chega boicotam eleições para a CCDR do Alentejo
-
Alentejo2 dias atrásHomem detido em Alandroal por caça ilegal e posse de arma
