Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Com o Cheque-Formação + Digital, pode frequentar formação certificada em competê…

blank

Publicado há

no dia

Com o Cheque Formacao Digital pode frequentar formacao certificada em


Com o Cheque-Formação + Digital, pode frequentar formação certificada em competências digitais com um apoio até 750€.

Para trabalhadores de qualquer idade
Candidaturas até 30 de junho de 2026
Simples e online em iefponline.iefp.pt

Publicidade

Invista em si. Reforce as suas competências digitais.

#ChequeFormaçãoDigital #CompetênciasDigitais #IEFP #FuturoDigital
611302778 1304793361686214 9067681924779589133 n


Link no Facebook

Publicidade
Continuar a ler
Publicidade

Portugal

Quercus critica proposta da Comissão para desregular pesticidas

blank

Publicado há

no dia

por:

tractor working green field scaled


Desregulação dos pesticidas: QUERCUS reforça crítica a proposta da Comissão Europeia 

Publicidade

Mais de 23 mil cidadãos colocam em causa decisão que prejudica ambiente

Em resposta ao apelo lançado pela PAN Europe, da qual a Quercus é membro, mais de 23.000 europeus enviaram comunicações diretas aos respetivos Comissários Europeus uma mensagem clara exigindo o abandono desta proposta e a defesa de uma política de pesticidas assente na ciência, na proteção da saúde e no interesse público. Um número expressivo tendo em conta o tempo decorrido de pouco mais de uma semana.

Publicidade

Esta forte união de cidadãos, organizações não-governamentais e cientistas [1] levou a Comissão Europeia, na votação realizada 16 de dezembro, a recuar parcialmente, nomeadamente, perante os termos da proposta apresentada [2]:

  • Passaria a ser exigida uma reavaliação direcionada para as substâncias relativamente às quais tenham surgido incertezas ou lacunas de dados no âmbito da sua avaliação de risco, bem como para as substâncias aprovadas como «candidatas à substituição»; 
  • E a Comissão passaria a ficar obrigada a identificar as substâncias ativas ou grupos de substâncias ativas com períodos de aprovação ilimitados para as quais deverá ser realizado um procedimento de renovação, ao passo que, nas versões preliminares divulgadas, essa exigência era apenas facultativa.

No entanto, a proposta de alteração de regulamento, dita como “final”, continua a comprometer pilares essenciais da legislação europeia. Entre os aspetos mais preocupantes, a Quercus destaca:

  • Limitação da reavaliação periódica de substâncias ativas, mesmo perante novas evidências científicas de risco;
  • Restrição do uso da informação científica mais recente pelos Estados-Membros na avaliação de pesticidas, contrariando jurisprudência do TJUE;
  • Alargamento dos critérios de derrogação, facilitando a autorização de pesticidas que não cumprem os requisitos de segurança;
  • Prolongamento dos períodos de tolerância para pesticidas perigosos já proibidos, a partir de stocks existentes;
  • Facilitação da reclassificação de substâncias como «baixo risco», sem garantias suficientes de segurança;
  • Definição excessivamente ampla de substâncias de controlo biológico, incluindo compostos artificiais ou análogos sintéticos;
  • Possibilidade de autorizações gerais para pulverização aérea com drones, apesar dos riscos de deriva e exposição involuntária.

Alexandra Azevedo, Presidente da Quercus, destaca: 

Esta evolução demonstra a importância da mobilização da sociedade e da persistência no trabalho de acompanhamento das decisões políticas para moldar a realidade que proteja o ambiente, a saúde pública, os trabalhadores agrícolas e as comunidades rurais.  O caso ressente da retirada de um estudo que negava riscos do glifosato, servindo de base a decisões políticas durante 25 anos [3], demonstra a necessidade premente de avaliações independentes, transparentes e regularmente atualizadas, e não o seu enfraquecimento.”

Publicidade

———-

 

Publicidade

Notas 

[1] Declaração Científica sobre os Pesticidas no pacote Omnibus

Publicidade

[2] Rascunho de proposta sobre o pacote de segurança alimentar e de ração; ‘Pacote de segurança alimentar e de ração’ ameaça regras sobre pesticidas | PAN Europe

Chegou a estar em cima da mesa a possibilidade de aprovar por tempo ilimitado até 90% das substâncias ativas atualmente autorizadas, incluindo não só substâncias de controlo biológico, mas também pesticidas sintéticos com impactos nocivos amplamente comprovados, como o glifosato, classificado como provável carcinógeno, ou o acetamiprido, com efeitos neurotóxicos reconhecidos.

Publicidade

[3] https://www.publico.pt/2025/12/16/azul/noticia/estudo-glifosato-retirado-apos-25-anos-alertas-2158234



Source link

Publicidade
Continuar a ler

Portugal

é á , % á…

blank

Publicado há

no dia

por:


é á , % á

José Apolinário foi reeleito Presidente da CCDR Algarve na eleição indireta realizada a 12 de janeiro de 2026, na qual participaram 469 dos 500 eleitos locais da região, nos termos da Lei Orgânica das CCDR. Segundo os resultados provisórios apurados, (,%), (,%) (,%).

Publicidade

No mesmo processo, e ao abrigo do Despacho n.º 14805-C/2025, foi igualmente – , , escolhido exclusivamente pelos Presidentes de Câmara Municipal, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, e respetivo Regulamento Eleitoral.

Encontra-se ainda por agendar a eleição do segundo Vice-Presidente, a realizar pelos membros não autarcas do Conselho Regional da CCDR Algarve.

Publicidade

Após conhecidos os resultados, é “ã é , ”, agradecendo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos só foi possível graças ao empenho e dedicação de uma equipa sólida e coesa, constituída pelos Vice-Presidentes José Pacheco, Elsa Cordeiro, Pedro Monteiro e o vogal executivo do Programa Regional ALGARVE 2030, Aquiles Marreiros.

“ é çã , ó ó ”, destacou.

Publicidade

O Presidente eleito relembrou ainda que, çã á , çã ã e quanto à necessidade de defender os seus interesses estratégicos num contexto nacional e europeu.

çã , : https://www.ccdr-alg.pt/site/sites/default/files/inline-files/Declara%C3%A7%C3%A3o%20do%20Presidente%20da%20CCDR%20Algarve.pdf

Publicidade

:
José Apolinário é licenciado em Direito. Atual Presidente da CCDR Algarve, foi Secretário de Estado das Pescas, Presidente da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Faro, Deputado á Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, foi também Presidente do Conselho de Administração da Docapesca e Diretor Geral das Pescas e Aquicultura. Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Olhão e da Câmara Municipal de Faro.

Nota biográfica: https://www.ccdr-alg.pt/site/sites/default/files/inline-files/Nota%20Biogr%C3%A1fica%20-%20Jos%C3%A9%20Apolin%C3%A1rio.pdf

Publicidade

#CCDRAlgarve #algarve #coesãoterritorial



Link no Facebook

Publicidade
Continuar a ler

Portugal

QUERCUS lança livro “Raízes do Futuro”

blank

Publicado há

no dia

por:

livro


Cada exemplar vendido reverte para a plantação de uma árvore no Projeto Criar Bosques

Publicidade

A Quercus lança o livro “Raízes do Futuro – Quercus: há 40 anos, hoje e sempre!”, uma obra que olha para o passado, presente e futuro do movimento ambientalista em Portugal e apela a cada leitora e leitor que se torne protagonista da mudança.

Muito mais do que um registo de memória, “Raízes do Futuro” combina uma breve resenha histórica do movimento ambientalista com histórias reais de pessoas que, ao longo de décadas, têm dedicado a sua vida à defesa do ambiente. O livro realça como a ação da Quercus se foi transformando e ampliando, sempre com o mesmo objetivo: proteger a Natureza e construir uma sociedade e um futuro mais sustentável.

Publicidade

 

Muito mais do que um registo de memória, é um chamamento à consciência e um convite à reflexão e à ação. Um convite aberto a todos aqueles que acreditam que o mundo pode ser diferente: mais justo, mais verde, e mais solidário”, afirma Alexandra Azevedo, Presidente da Direção Nacional.

Publicidade

 

Através de vários capítulos, o leitor é conduzido pelas “raízes” do movimento, pelas pessoas e causas que marcaram a história da associação, e por uma visão sobre “o futuro que queremos”, um futuro que passa por cidades mais verdes, territórios resilientes e comunidades envolvidas na proteção da biodiversidade.

Publicidade

Como forma de reforçar o impacto positivo desta celebração, iniciativa no âmbito do 40.º aniversário, por cada exemplar vendido será plantada uma árvore no âmbito do projeto Criar Bosques da Quercus.

Além disso, cada leitor terá a possibilidade de participar pessoalmente na plantação, juntando-se às equipas da Quercus numa das próximas ações de voluntariado ambiental.

Publicidade

 

Disponibilidade, preço e condições especiais

O livro tem o PVP de 14,95 €.

Publicidade

Pode ser adquirido:

 

Publicidade

Mesmo que não esteja disponível em determinada livraria, qualquer livreiro poderá encomendar o livro de imediato, a pedido do cliente.

Os sócios da Quercus beneficiam ainda de um desconto de 10% sobre o preço de capa, de acordo com as condições habituais da associação.

Publicidade

 



Source link

Publicidade
Continuar a ler

Portugal

Há 25 anos, o Porto afirmava-se como Capital Europeia da Cultura A 13 de janeir…

blank

Publicado há

no dia

por:

Ha 25 anos o Porto afirmava se como Capital Europeia da


Há 25 anos, o Porto afirmava-se como Capital Europeia da Cultura

A 13 de janeiro de 2001 teve lugar, no Coliseu do Porto, a cerimónia oficial de inauguração da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. Sob a batuta do maestro Marc Tardue, o concerto inaugural contou com a presença de figuras de destaque como o então Presidente da República, Jorge Sampaio, e Sua Majestade a Rainha Beatriz da Holanda.

Publicidade

O projeto Porto 2001 foi um marco ambicioso, apoiado por forte financiamento europeu, que deixou uma marca profunda na cidade e na região. Para além de uma programação cultural intensa e diversificada, impulsionou investimentos estruturantes na regeneração urbana, com equipamentos emblemáticos como a Casa da Música e o Edifício Transparente.

Vinte e cinco anos depois, Porto 2001 continua a ser um ponto de referência no debate sobre o papel da cultura no desenvolvimento territorial, na projeção internacional das cidades e no impacto duradouro dos grandes eventos culturais.

Publicidade

Uma memória coletiva que continua a inspirar o futuro do Norte.



Link no Facebook

Publicidade
Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com