Educação
Caloiros no ensino superior diminuem 10% em 2025

O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) de 2025 resultou na colocação de 45.290 estudantes, menos 5.322 do que no ano passado, o que representa uma descida de 10%. Trata-se do número mais baixo de novos alunos desde 2016.
Os resultados da 3.ª e última fase foram divulgados esta terça-feira pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Apenas 801 alunos conseguiram vaga nesta fase final, menos de metade dos colocados no ano anterior.
Universidades mais preenchidas do que politécnicos
A maioria dos estudantes ingressou no subsistema universitário, que recebeu cerca de 29 mil novos alunos, com uma taxa de ocupação de 92,8%. Já os politécnicos, com 16.271 caloiros, registaram uma taxa de apenas 67,2%, ficando com milhares de vagas por preencher.
Os institutos politécnicos de Tomar, Bragança, Guarda e Beja foram os menos procurados, com taxas de ocupação inferiores a 40%. Em contrapartida, universidades como as de Coimbra, Lisboa, Porto, Nova de Lisboa, ISCTE e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa preencheram mais de 95% das vagas disponíveis.
Razões apontadas para a quebra
Reitores, dirigentes de politécnicos e associações de estudantes têm identificado várias causas para esta redução:
- Aumento dos custos de alojamento;
- Dificuldades económicas das famílias, que dificultam a manutenção dos estudantes longe de casa;
- Obrigatoriedade de exames nacionais para conclusão do ensino secundário.
A quebra não está associada à oferta de vagas. Este ano, o sistema disponibilizou 55.292 lugares, mas cerca de 10 mil ficaram por ocupar.
Matrículas até 3 de outubro
Os estudantes agora colocados devem proceder à matrícula e inscrição entre os dias 1 e 3 de outubro diretamente nas instituições de ensino superior.
Educação
Évora promove formação gratuita em Inteligência Artificial para empreendedores sociais

Nos dias 13 e 14 de outubro, a Fundação Eugénio de Almeida vai dinamizar, no Centro de Inovação Social de Évora, a ação formativa «Introdução à Inteligência Artificial», integrada no Programa de Transição Digital.
O curso decorre em horário laboral — das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 — e destina-se a empreendedores sociais, técnicos e dirigentes de organizações do terceiro setor da região EUROACE (Alentejo, Centro e Extremadura espanhola).
Objetivo da formação
O principal propósito é capacitar os participantes para aplicar a Inteligência Artificial e outras ferramentas digitais em projetos sociais, potenciando o impacto das suas iniciativas através da:
- otimização de processos,
- reforço da presença digital,
- melhoria da comunicação com públicos estratégicos.
Quem orienta a formação
A sessão será dinamizada pela equipa da People Value, contando com a participação de:
- Sara Sousa Brito, consultora e formadora com mais de 20 anos de experiência,
- Luís Antunes, mestre em Engenharia Informática, docente universitário e autor do livro Tecnologia Blockchain.
Conteúdos programáticos
- Oportunidades da IA aplicadas ao setor social
- Planeamento da presença digital
- Criação de websites
- Automatização de processos
- Workshop prático de soluções digitais
Inscrições
A participação é gratuita, mas limitada a 16 vagas, mediante inscrição obrigatória até 6 de outubro.
Uma oportunidade para o Alentejo liderar a adoção de tecnologias emergentes no terceiro setor e reforçar a inovação social da região.
Educação
Médio Tejo abre inscrições para a 2.ª edição do Programa Geração Circular

O Programa Geração Circular, iniciativa dedicada à formação e inovação para jovens, regressa em novembro com a sua segunda edição, aberta a jovens desempregados entre os 18 e os 25 anos, com o 12.º ano concluído e residentes na região do Médio Tejo.
A proposta visa proporcionar uma experiência intensiva de aprendizagem que cruza Inteligência Artificial, Economia Circular e Desenvolvimento Pessoal, preparando os participantes para os desafios do futuro e dotando-os de competências práticas com impacto positivo na sociedade.
O programa contempla 15 horas de atividades distribuídas em quatro módulos distintos:
Oficina de Desenvolvimento Pessoal – Programa Entre-Vistas (3h): reforço de soft skills e simulação de entrevistas com feedback construtivo.
Laboratório de Inteligência Artificial (3h): introdução à IA generativa, ética responsável e soluções tecnológicas sustentáveis.
Laboratório de Economia Circular (3h): consumo consciente, desperdício invisível e exemplos nacionais de boas práticas.
Hackathon “Futuro Circular” (6h): aplicação colaborativa de conhecimentos em ideias ou protótipos inovadores, com prémio para os vencedores e acesso à final anual, incluindo passes de três dias para o NOS Alive.
Calendário das atividades:
- 4 de novembro: Oficina de Desenvolvimento Pessoal (09h30-12h30)
- 6 de novembro: Laboratório de Inteligência Artificial (09h30-12h30)
- 11 de novembro: Laboratório de Economia Circular (09h30-12h30)
- 12 de novembro: Hackathon Futuro Circular (09h30-12h30 e 14h00-17h00)
A participação é gratuita e inclui uma bolsa de 40 euros para os jovens que concluírem todas as atividades, sendo que os participantes em módulos isolados recebem apenas certificado de participação.
As inscrições podem ser feitas através de formulário online e informações adicionais solicitadas por email para andreia.rodrigues@tagusvalley.pt.
Promovido pela TagusValley, o Geração Circular pretende afirmar-se como um espaço de aprendizagem inovador, estimulando nos jovens do Médio Tejo uma cultura de sustentabilidade, inovação e empregabilidade, em consonância com as tendências emergentes no mercado de trabalho e nas tecnologias disruptivas.
Alentejo
Universidade Sénior de Vidigueira abre inscrições para o ano letivo 2025/2026

A Câmara Municipal de Vidigueira anunciou que decorre, até 3 de outubro, o período de inscrição e renovação de matrícula na Universidade Sénior de Vidigueira, para o ano letivo 2025/2026.
O projeto, de caráter socioeducativo e cultural, tem como objetivo promover um ensino informal e contínuo para a população com mais de 55 anos, incentivando um envelhecimento ativo e uma maior qualidade de vida.
Os alunos poderão escolher entre diversas disciplinas, complementadas ao longo do ano com workshops temáticos, visitas de estudo, atividades culturais, desportivas e de lazer:
- TIC | Tecnologias de Informação e Comunicação
- História
- Oficina Criativa
- Oficina de Nutrição
- Língua Inglesa
- Ginástica
- Hidroginástica
- Tuna
- Música
- Promoção da Saúde
- Laboratório de Memórias
- Alfabetização
Os interessados podem realizar a inscrição ou renovação nos seguintes locais:
- Balcão Único da Câmara Municipal de Vidigueira
- Juntas de Freguesia e Centros de Convívio
Para mais informações, a Câmara Municipal disponibiliza os seguintes contactos:
- Telefone: 284 437 407
- Email: universidade.senior@cm-vidigueira.pt
A Universidade Sénior de Vidigueira reforça o compromisso da autarquia em oferecer formação continuada, oportunidades de convívio e desenvolvimento pessoal, promovendo o bem-estar da população sénior do concelho.
Educação
Ministro reconhece falta de professores no Alentejo, sobretudo no Litoral

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, admitiu esta terça-feira, 23 de setembro, que o Alentejo enfrenta dificuldades na colocação de professores, com maior incidência no Litoral da região.
“O principal problema encontra-se no Alentejo Litoral. No interior temos algumas falhas, mas não são tão graves”, declarou o governante.
Segundo Fernando Alexandre, a escassez de docentes “está muito concentrada de Lisboa para baixo, junto à costa litoral até ao Algarve”. Para dar resposta, o ministro defendeu a necessidade de “medidas direcionadas” que permitam reforçar o corpo docente nas escolas com mais dificuldade em preencher horários.
Apesar do problema identificado, o ministro garantiu que a situação não compromete o arranque do ano letivo. “Há horários que estão por preencher, mas que são ocupados ao fim de poucos dias, o que permite que os alunos tenham aulas na grande maioria das escolas”, sublinhou, acrescentando que, de forma geral, “as coisas estão a decorrer com normalidade”.
A falta de professores tem sido uma das principais preocupações no arranque das aulas em várias regiões do país, com impacto mais acentuado nas zonas do litoral centro e sul, onde a pressão demográfica e o custo de vida dificultam a fixação de docentes.
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