Alentejo
Portagens na A2 e A2/A6 sofrem aumentos com nova atualização para 2026
A partir desta quinta-feira, 1 de janeiro, as portagens na A2, entre Lisboa e Algarve, vão subir 50 cêntimos, passando a custar 23,80 euros para veículos de Classe 1, anunciou a concessionária Brisa. No mesmo dia, o trajeto A2/A6 – Percurso Marateca / Caia registará um aumento de 35 cêntimos, passando para 15,40 euros.
Segundo a Brisa, a atualização média das tarifas de portagem em 2026 será de 2,29%, tendo como referência a taxa de inflação homóloga – Continente sem habitação – de outubro, acrescida de 0,1%, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 87-A/2022. A concessionária destacou que, tal como nos últimos anos, algumas portagens terão variações inferiores à média ou mesmo nulas, enquanto outras registam aumentos acima da média, devido a anos anteriores sem atualização.
Para além do ajuste das tarifas, a Brisa anunciou um investimento de 64 milhões de euros na sua rede durante 2026. As obras vão incluir manutenção de pavimentos, reabilitação de viadutos e taludes, e melhorias em várias autoestradas do país. Algumas áreas de serviço da A2 terão a capacidade de parqueamento de viaturas ligeiras ampliada, bem como reforço nos postos de carregamento de veículos elétricos, acompanhando a crescente procura.
Este aumento e o plano de investimentos visam garantir não só a atualização das tarifas em linha com a inflação, mas também a melhoria contínua da segurança, da qualidade e da eficiência da rede de autoestradas administrada pela Brisa.
Reguengos de Monsaraz
Reunião Ordinária da Câmara Municipal – 09/01/2026 Salão Nobre dos Paços do Mu…

Reunião Ordinária da Câmara Municipal – 09/01/2026
Salão Nobre dos Paços do Município de Reguengos de Monsaraz
10.00 horas
Ordem de Trabalhos:
1. Período de Antes da Ordem do Dia
2. Ordem do Dia:
2.1. Despacho n.º 21/GP/CPA/2025 – Despacho de aprovação da alteração n.º 21 ao Plano Plurianual de Investimentos e da alteração n.º 21 ao Orçamento do Município de Reguengos de Monsaraz relativo ao ano económico–financeiro de 2025;
2.2. Proposta n.º 1/GP/2026 – Orçamentação e Gestão das Despesas com Pessoal para o ano de 2026;
2.3. Proposta n.º 2/GP/2026 – Atribuição do Cartão Social do Munícipe;
2.4. Proposta n.º 3/GP/2026 – Atribuição dos apoios previstos no Cartão Social do Munícipe – Bolsa de Ocupação Temporária de Tempos Livres;
2.5. Proposta n.º 4/GP/2026 – Minuta de Protocolo de Cooperação entre o Município de Reguengos de Monsaraz e a Guarda Nacional Republicana – Implementação e ativação do sistema de videovigilância de locais públicos;
2.6. Proposta n.º 1/VP/2026 – Início do Procedimento da Primeira Alteração ao Regulamento Municipal do Centro Náutico e da Praia Fluvial de Monsaraz;
2.7. Proposta n.º 2/VP/2026 – Constituição das Comissões de Vistorias e de Auditorias Municipais;
2.8. Proposta n.º 3/VP/2026 – Constituição de Fundos de Maneio para 2026;
2.9. Administração Urbanística.
3. Período de intervenção do Público.
O Município de Reguengos de Monsaraz vai recolher imagens, áudio e vídeo do evento para divulgação nos canais de comunicação institucionais e plataformas digitais do município assim como para efeitos de arquivo.
Link no Facebook
Viana do Alentejo
Câmara de Viana do Alentejo volta a ter orçamento municipal dois anos depois – O…

Câmara de Viana do Alentejo volta a ter orçamento municipal dois anos depois – ODigital.pt
Link no Facebook
Alentejo
Tentativa de assalto em Olhas termina sem vítimas nem roubos

Uma residência na aldeia de Olhas, no concelho de Ferreira do Alentejo, foi alvo de uma tentativa de roubo à mão armada ontem, cerca das 19h30, mobilizando operacionais do Posto da GNR local e da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária.
Segundo informações apuradas pelo Lidador Notícias, dois indivíduos encapuzados, com roupa preta e armados com pistolas, invadiram a habitação térrea onde se encontrava apenas a proprietária. Os suspeitos não exigiram dinheiro ou bens e abandonaram o local sem concretizar o assalto.
O Relações Públicas da GNR do Comando de Beja explicou que “foi-nos comunicada uma tentativa de roubo à mão armada, mas, quando os nossos militares chegaram ao local, já não encontraram rasto de ninguém. Comunicámos de imediato à PJ, que assumiu a investigação”.
De acordo com a vítima, Maria Fernanda, o casal tinha acabado de chegar à aldeia no início da tarde, vinda do Algarve. “Bateram à porta e, pensando tratar-se da minha vizinha, disse entre. Foi quando me deparei com os dois homens no meio do corredor. Um perguntou ao outro se estava alguém e a resposta do outro foi a de que estava ao celular. Não percebi”, contou.
A mulher acrescentou ainda: “Com medo comecei a gritar pedindo ajuda ao meu marido, que não estava em casa, a dizer que tínhamos uma arma em casa. Não sei se acreditaram que estava mais gente, mas acabaram por fugir, sem levar nada”.
A Polícia Judiciária já realizou diligências no terreno com vista à identificação e localização dos suspeitos, mas até ao momento não há detenções relacionadas com o caso.
Portalegre
Campanha “À Mesa com Todos” apoia oito instituições do distrito de Portalegre com mais de 39 mil euros

A campanha de Natal da Missão Continente, intitulada “À Mesa com Todos”, alcançou um resultado histórico a nível nacional e vai apoiar diretamente oito instituições sociais do distrito de Portalegre, com um montante superior a 39 mil euros.
De acordo com a Missão Continente, o valor angariado será destinado ao combate à insegurança alimentar e à promoção de uma alimentação digna, reforçando o apoio a famílias e pessoas em situação de maior vulnerabilidade social.
A iniciativa solidária, que decorreu durante o período natalício, mobilizou clientes e parceiros em todo o país, permitindo canalizar verbas significativas para instituições locais, contribuindo para respostas sociais mais eficazes junto das comunidades.
No distrito de Portalegre, o apoio financeiro permitirá às instituições beneficiárias reforçar a aquisição de bens alimentares e melhorar a capacidade de resposta às necessidades da população que acompanham diariamente.
A Missão Continente sublinha que a campanha “À Mesa com Todos” reflete o compromisso da marca com a responsabilidade social, a coesão territorial e o apoio às comunidades locais, sobretudo em contextos de maior fragilidade económica.
-
Beja3 dias atrásBeja terá o primeiro Museu de Banda Desenhada de Portugal em 2027
-
Saúde3 dias atrásFNAM reúne com Ministério da Saúde para exigir fim do bloqueio negocial
-
Desporto3 dias atrásLuís Godinho dirige meia-final da Taça da Liga entre Sporting e Vitória de Guimarães
-
Política3 dias atrásChega condena vandalização de material de campanha em Portalegre
-
Meteorologia3 dias atrásContinente Previsão para 4ª feira, 7.janeiro.2026 RESUMO: Chuva em geral fraca,…
-
Meteorologia3 dias atrásPrevisão do estado do tempo, RTP1, 06-01-2026, IPMA.
-
Sociedade3 dias atrásOs pagamentos da Segurança Social começaram dia 2 de janeiro, com as pensões e s…
-
Política1 dia atrásPCP e Chega boicotam eleições para a CCDR do Alentejo
-
Portugal3 dias atrásTrabalhadores a recibos verdes obrigados a entregar declarações até ao final do mês
-
Alentejo3 dias atrásCampo Maior anuncia oficialmente as Festas do Povo 2026 este domingo
-
Portugal3 dias atrásPJ detém suspeito de tentativa de homicídio em Albufeira
-
Segurança3 dias atrásMinistério Público acusa 13 suspeitos de integrar rede de tráfico que abastecia o Alentejo Central
