Alentejo
Vidigueira lança projeto “Alentejo Terras de Pão” com apoio do Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal e o Município de Vidigueira assinaram, a 22 de setembro, um contrato de financiamento para o projeto “Alentejo Terras de Pão”, numa sessão que decorreu na sede da CCDR Centro, em Coimbra.
O investimento total elegível é de 771.832 euros, comparticipado a 70% no âmbito da Linha +Interior Turismo, iniciativa que apoia projetos destinados a valorizar os ativos turísticos das regiões do interior, promovendo a sustentabilidade, a atratividade e o desenvolvimento socioeconómico.
O projeto conta com a parceria da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e contempla duas grandes ações:
- Casa do Pão – Centro de Interpretação do Pão Alentejano: espaço de memória interativo que irá preservar e promover a tradição histórica, social e cultural do pão no Alentejo, através da requalificação de um dos fornos comunitários mais antigos de Vidigueira.
- Programa turístico “Alentejo Terras de Pão”: iniciativa integrada com base no pão alentejano e na trilogia mediterrânica pão, vinho e azeite, que prevê a criação de uma rede de oferta turística ligada ao turismo gastronómico, cultural e patrimonial.
Segundo o município, este é um projeto diferenciador que reforça a identidade cultural da região e potencia o turismo sustentável no interior alentejano.
Alentejo
Dois detidos por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal de Reguengos de Monsaraz, deteve no dia 1 de outubro um homem de 29 anos e uma mulher de 27 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Vila Viçosa.
A investigação teve origem numa denúncia sobre a existência de plantas de canábis num empreendimento turístico da região. No seguimento da ação, os militares da GNR realizaram uma busca domiciliária que culminou com a detenção dos suspeitos e a apreensão de diverso material:
- Cinco pés de canábis em diferentes estados de maturação;
- Sete doses de liamba;
- Várias sementes de canábis.
Os dois detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.
Portugal
SAPO celebra 30 anos com o Canal Alentejo como parceiro

O SAPO.pt, o primeiro grande portal e motor de busca português, celebra este mês 30 anos de história. Criado em 1995 a partir da Universidade de Aveiro, o SAPO tornou-se uma marca incontornável na internet em Portugal, reunindo hoje mais de 3 milhões de visualizações diárias e uma rede que ultrapassa os 70 parceiros de comunicação e conteúdos.
Entre esses parceiros de referência está o Canal Alentejo, que há vários anos tem vindo a trabalhar lado a lado com o SAPO, numa colaboração que se revelou extremamente produtiva e consistente. Graças a esta parceria, o Canal Alentejo conseguiu expandir a sua presença digital, alcançando atualmente mais de 100 mil leitores diários, consolidando-se como um dos polos regionais de informação com maior crescimento no país.

O Canal Alentejo está hoje instalado na BIOBIP – Bioenergia e Incubação de Portalegre, no campus do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), fruto de uma parceria institucional que reforça a ligação entre academia, inovação e comunicação social. Este vínculo tem permitido ao Canal Alentejo cumprir a sua missão: promover o território, valorizar as suas gentes, costumes e tradições, projetando o Alentejo como região viva e dinâmica no contexto nacional.
Num momento em que se celebra o percurso do SAPO, o Canal Alentejo volta também a notabilizar-se no panorama da informação regional em Portugal, ao conquistar mais um prémio de jornalismo português, reconhecimento do trabalho consistente e inovador desenvolvido em prol da comunicação regional e da identidade cultural do país.
“É um orgulho para o Canal Alentejo fazer parte da história do SAPO e continuar a crescer em conjunto com um projeto que nasceu em Portugal e que, três décadas depois, continua a ser uma referência absoluta na internet”, sublinha o diretor de informação do Canal Alentejo.“
A história do SAPO começou há precisamente três décadas, quando um pequeno grupo ligado à Universidade de Aveiro lançou aquele que viria a ser o primeiro apontador de sites portugueses, num tempo em que a internet ainda dava os seus primeiros passos em território nacional. Hoje, o SAPO continua a reinventar-se, acompanhando as novas gerações e mantendo-se como uma marca pioneira da web em português.

Alentejo
Dia da Igreja Diocesana celebrado com Peregrinação Jubilar em Évora

O Dia da Igreja Diocesana será assinalado no próximo sábado, 4 de outubro, em Évora, com a Peregrinação Jubilar da Arquidiocese, que partirá da Igreja de S. Francisco até à Catedral de Évora.
O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, convidou todos os diocesanos a participar nesta celebração, destacando que o evento é um “grande abraço de unidade diocesana” e ocorre no contexto do Ano Jubilar.
O programa do dia será o seguinte:
- 9h30 – Oração da manhã na Igreja de S. Francisco;
- 10h15 – Apresentação do Plano Pastoral 2025-2026;
- 10h45 – Peregrinação Jubilar, com a participação dos jovens e Movimentos, da Igreja de S. Francisco até à Catedral de Évora;
- 11h30 – Celebração da Eucaristia na Catedral.
A jornada marca ainda o arranque oficial do Ano Pastoral 2025-2026, o segundo do Biénio Pastoral, com o lema geral “Comprometidos na Igreja e no Mundo” e o objetivo de motivar o compromisso cristão ao serviço da comunidade.
O Plano Pastoral prevê duas etapas:
- Primeiro trimestre – celebração jubilar até à conclusão do Ano Santo;
- Segunda etapa – período de compromisso até ao fim do Ano Pastoral 2026, baseado na vivência do Ano Santo.
Entre os compromissos da Arquidiocese, destaca-se:
- Formação de cristãos para serviços e ministérios laicais;
- Ação sócio-caritativa organizada pelas comunidades;
- Caminho sinodal a partir do Documento Final do Sínodo dos Bispos;
- Formação para o Diaconado Permanente.
Alentejo
Jogo do Alquerque em destaque na Casa do Povo de Safara

No próximo dia 26 de outubro, pelas 14h30, a Casa do Povo de Safara recebe mais uma edição do projeto “Domingos no Museu”, promovido pela Câmara Municipal de Moura.
Nesta sessão, a temática será o Jogo do Alquerque, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer as suas regras e experimentar a prática deste tradicional jogo.
A atividade é gratuita, mas está limitada a 10 crianças, com idades entre os 8 e os 12 anos.
As inscrições devem ser realizadas entre 1 e 23 de outubro, através do e-mail museu.municipal@cm-moura.pt ou do telefone 285 253 978.
- Sociedade2 dias atrás
Possível fecho de serviços nos Hospitais de Abrantes e Torres Novas gera contestação
- Ambiente3 dias atrás
Sismo de magnitude 3,3 registado ao largo de Olhão
- Política3 dias atrás
Mariana Mortágua e Sofia Aparício detidas por Israel durante flotilha humanitária
- Mundo2 dias atrás
Brasil pede ajuda internacional diante da crise de bebidas adulteradas com metanol
- Sociedade2 dias atrás
PJ detém suspeito de matar colega de casa em Vila Real
- Sociedade2 dias atrás
Juiz Ivo Rosa esteve sob investigação da PJ durante três anos por ordem do Ministério Publico
- Alentejo2 dias atrás
Dia da Igreja Diocesana celebrado com Peregrinação Jubilar em Évora
- Desporto2 dias atrás
Vitória do FC Porto e do Sp. Braga coloca Portugal no topo do ranking da UEFA
- Sociedade3 dias atrás
Estudo alerta: elevadores de Lisboa entre os mais perigosos do mundo
- Portugal2 dias atrás
Grândola celebra 481 anos de Carta de Foral com programa cultural diversificado
- Mundo2 dias atrás
Peaky Blinders regressa com nova produção da Netflix e BBC
- Política1 dia atrás
Ventura acusa Mariana Mortágua de “irresponsabilidade” por participar na flotilha humanitária