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Educação

Fundação UNITATE promove Curso Inicial em Cuidados Paliativos em Pardais (Vila Viçosa)

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A Fundação UNITATE, com o apoio da Junta de Freguesia de Pardais, lança um Curso Inicial em Cuidados Paliativos, destinado a quem deseja iniciar carreira nesta área. A formação é certificada pela DGERT e decorre nas instalações da Junta de Freguesia de Pardais.

Detalhes do curso

  • Projeto ligado: Unidade de Cuidados Paliativos São Carlo Acutis, com abertura prevista para o verão de 2026, contará com 21 camas e integração com o Serviço Nacional de Saúde.
  • Objetivo: Reforçar a resposta regional e criar oportunidades de emprego qualificado.
  • Programa formativo:
    • Bases dos cuidados paliativos
    • Trabalho em equipa
    • Comunicação com doentes e famílias
    • Controlo de sintomas
    • Segurança e conforto
    • Ética e qualidade na prestação de cuidados

Inscrições

  • Aberta ao público, com valorização de residentes ou naturais de Pardais.
  • Podem ser feitas online ou presencialmente na Junta de Freguesia, durante o horário de atendimento.

O curso pretende capacitar profissionais locais e integrar a comunidade na futura unidade de cuidados paliativos, fortalecendo a resposta regional e promovendo formação especializada.

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Educação

Professores portugueses têm em média 51 anos e são dos mais velhos da OCDE

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Os professores portugueses estão entre os mais envelhecidos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). De acordo com o relatório internacional TALIS 2024 (Teaching and Learning International Survey), publicado esta terça-feira, os docentes do 3.º ciclo e do ensino secundário em Portugal têm uma idade média de 51 anos, seis acima da média dos países da OCDE, fixada nos 45 anos.

Entre os países analisados, Portugal é o segundo com a classe docente mais envelhecida, evidenciando uma tendência que se vem agravando desde 2018. O relatório indica que, nos últimos sete anos, a proporção de professores com mais de 50 anos aumentou oito pontos percentuais ou mais, refletindo o impacto de uma geração que não tem sido renovada.

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Em declarações ao Jornal de Notícias, o secretário-geral da Fenprof, Francisco Gonçalves, afirmou que estes dados são consequência de um processo “com década e meia de duração”, iniciado “durante o período da troika, quando 27 mil professores foram forçados a abandonar a profissão e grande parte deles não foi substituída”.

A mesma preocupação foi partilhada pelo secretário-geral da FNE, Pedro Barreiros, que alertou que “os próximos 20 anos serão críticos, com a aposentação prevista de mais de metade do corpo docente atual”. Barreiros sublinhou ainda que “será complexo inverter a tendência” e defendeu que, mais do que incentivos pontuais, “é necessário melhorar as remunerações para atrair novas gerações à profissão”.

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O estudo revela também que mais de 60% dos professores portugueses têm mais de 20 anos de experiência, e 90% possuem habilitações de mestrado. Além disso, cerca de 20% dos docentes admitiram lamentar ter escolhido a profissão, uma percentagem semelhante à registada na Coreia e em Malta.

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Educação

“Vendedorzinho” leva o público escolar a conhecer a história de Montemor-o-Novo

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O projeto “Vendedorzinho – Estórias Dentro da Nossa História: Figuras e Factos em Montemor-o-Novo” já começou a ser apresentado ao público escolar desde 6 de outubro. Criado por Beatriz Filomeno e produzido pela Trimagisto, trata-se da versão para crianças e famílias do espetáculo “Vendedor de Recordações”.

O percurso teatral-performativo permite reviver a história de Montemor-o-Novo, explorando o passado da cidade e apresentando personagens de referência associadas a locais especiais do Centro Histórico.

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Sessões abertas ao público

  • Data: Sábado, 11 de outubro
  • Horários: 10h30 e 17h00
  • Ponto de encontro: Terreiro São João de Deus

As apresentações para escolas decorrem durante todo o mês de outubro, oferecendo uma experiência educativa e cultural que combina história, teatro e interação com os participantes.

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Educação

Governo disponibiliza 27,2 milhões de euros para formar mais professores até 2030

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O Ministério da Educação, Ciência e Inovação celebrou contratos-programa com instituições de ensino superior para formar mais 9.677 professores até ao ano letivo de 2029-2030, garantindo o pagamento integral do custo por aluno.

Detalhes do programa

  • Orçamento total: 27,2 milhões de euros para contratos com universidades e politécnicos, com possibilidade de celebrar novos acordos.
  • Primeiros contratos assinados: 11 contratos-programa com universidades e politécnicos, incluindo:
    • Universidades: Algarve, Lisboa, Nova de Lisboa, Trás-os-Montes e Alto Douro
    • Politécnicos: Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém e Setúbal
  • Vagas oferecidas: 9.677 vagas até 2029-2030
    • 4.349 em licenciaturas
    • 5.238 em mestrados
  • Financiamento adicional: Majorações de até 20% por aluno diplomado em áreas prioritárias e até 10% em licenciaturas de educação básica.
  • Contratos especiais: Universidade Aberta terá 300 professores a iniciar profissionalização ainda este ano.

Objetivos e prioridades

  • Reforçar formação em zonas com mais dificuldades de contratação, como Lisboa, Setúbal, Algarve e Alentejo.
  • Garantir que as instituições não tenham déficit financeiro com a formação de professores.
  • Incentivar jovens a ingressar na carreira docente, com alterações na carreira e incentivos adequados.
  • Necessidade futura: Portugal precisará contratar cerca de 39 mil docentes até 2035, segundo estudo da Nova SBE.

O ministro Fernando Alexandre afirmou que, embora os primeiros contratos incluam apenas instituições públicas, protocolos com privados poderão ser estudados futuramente.

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Educação

Alentejo 2030 lança aviso de 3 milhões de euros para cursos profissionais nos politécnicos

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O programa Alentejo 2030 anunciou a abertura de um concurso com uma dotação de três milhões de euros, destinado a apoiar a criação e o funcionamento de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) em instituições públicas de ensino superior politécnico da região.

De acordo com a autoridade de gestão do programa operacional regional, o objetivo deste aviso é reforçar a oferta formativa alinhada com a Estratégia de Especialização Inteligente do Alentejo (EREI-RIS3), promovendo a qualificação dos jovens e a competitividade regional.

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Podem candidatar-se instituições públicas de ensino superior politécnico e as unidades orgânicas integradas em universidades públicas. As candidaturas estão abertas até 26 de dezembro de 2025.

Com esta medida, o Alentejo 2030 pretende fortalecer o ensino superior de base tecnológica, ajustando a formação às necessidades do mercado de trabalho regional e incentivando a fixação de jovens qualificados no território.

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