Cultura
Município de Odemira
O concelho de Odemira caracteriza-se pela imensa diversidade paisagística, estendendo-se entre a planície, a serra e o mar, num total de 1720,25 km2, aos quais o rio Mira e a barragem de Santa Clara, conferem um colorido especial. Em área, este é o maior concelho de todo o país, apesar de ter apenas pouco mais de 26 mil habitantes.
O seu território é dividido por 13 freguesias, cada uma com as suas particularidades: Relíquias, Sabóia, São Luís, São Martinho das Amoreiras, Vila Nova de Milfontes, Luzianes-Gare, Boavista dos Pinheiros, Longueira/Almograve, Colos, Santa Clara-a-Velha, São Salvador e Santa Maria, São Teotónio e Vale Santiago.
O concelho encontra-se organizado segundo três faixas territoriais/económicas distintas:
Na faixa litoral surgem pequenas praias que recortam as falésias e os portos de pesca tradicionais que disponibilizam as melhores riquezas gastronómicas da costa portuguesa. Dos seus 55 km de costa atlântica, 12 km são de praia, das quais merecem destaque: Malhão, Milfontes, Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Zambujeira e Carvalhal, pois proporcionam uma combinação perfeita de repouso e beleza natural. Toda a zona costeira do concelho está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
O litoral conhece a maior expressão do turismo concelhio nos seus principais aglomerados urbanos de vocação turística, sobretudo nas localidades de Vila Nova de Milfontes, Almograve e Zambujeira do Mar (alojamento, empresas de animação e restauração).
No litoral ocorre também o grosso da produção pecuária (fundamentalmente a produção de bovinos da raça Limousine e de Holstein Frísia) e o fundamental da produção agrícola do território, designadamente a horticultura, fruticultura e floricultura intensiva. Toda esta área beneficia da infraestrutura de rega do mira e de um micro clima assente em geada zero.
A faixa central, recortando o concelho de sul para norte, faz a transição orográfica entre a charneca, dominante na faixa litoral, e a serra, dominante na faixa interior. Neste espaço encontramos os principais aglomerados urbanos do Concelho, tais como S. Teotónio, Boavista dos Pinheiros, Odemira e S. Luís. Esta faixa central corresponde ao espaço dos serviços públicos, das principais unidades comerciais e dos principais parques de fixação de empresas.
A faixa interior do concelho, marcada por uma orografia bastante acidentada, é palco para a maior mancha florestal do país, seja ela autóctone (sobreiro e azinheira), seja ela exótica (como o eucalipto).
Associado a essa mancha florestal, o setor agrícola e pecuário de sequeiro extensivo (bovinicultura, ovinicultura e caprinicultura) marcam a paisagem física e económica de uma grande área do concelho que é estruturada, a sul, pela barragem de Santa Clara-a-Velha e a norte pela integração na tradicional planície alentejana.
Portugal
Igrejas Matrizes de Vila Velha de Ródão recebem Concertos de Natal
A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão promove, nos dias 15 e 21 de dezembro, mais uma edição dos Concertos de Natal, que terão lugar nas igrejas matrizes das freguesias do concelho. A iniciativa celebra o espírito natalício e as tradições desta época através de momentos musicais especiais, protagonizados pelo Orfeão de Castelo Branco.
Programa dos Concertos
- 15 de dezembro (domingo):
- 11h30: Igreja Matriz de Perais
- 15h00: Igreja Matriz de Vila Velha de Ródão
- 21 de dezembro (sábado):
- 11h30: Igreja Matriz de Fratel
- 15h00: Igreja Matriz de Sarnadas de Ródão
A entrada é gratuita, mas limitada à lotação das igrejas, garantindo assim uma experiência acolhedora e segura para todos os participantes.
Estes concertos são uma oportunidade para a comunidade local se reunir e celebrar o Natal com música de qualidade, num ambiente que alia tradição e espiritualidade, fortalecendo os laços culturais e sociais do concelho. Não perca!
Portugal
Bonecos de Santo Aleixo levam tradição ao Alentejo
Os Bonecos de Santo Aleixo, uma das mais genuínas expressões do teatro tradicional português, apresentam o Auto do Nascimento do Menino Jesus em três localidades do concelho de Redondo, numa iniciativa integrada no programa cultural do município.
Datas e locais das apresentações:
- Monteito: 8 de dezembro, às 18h00, na Sociedade União Motoitense.
- Freixo: 13 de dezembro, às 21h00, na Casa do Povo do Freixo.
- Redondo: 14 de dezembro, às 18h00, no Auditório do CCR.
Estes espetáculos são uma oportunidade única para vivenciar a arte e a tradição dos Bonecos de Santo Aleixo, marionetas que contam histórias de forma simples, mas carregadas de simbolismo e ligação às raízes culturais do Alentejo.
Não perca a magia e a espiritualidade deste espetáculo que, há décadas, encanta gerações e mantém viva uma herança cultural única.
Portugal
Exposição “Presépios, uma história particular” em Moura
A Galeria do Espírito Santo, em Moura, acolhe de 7 de dezembro a 6 de janeiro a exposição “Presépios, uma história particular”, composta por 40 presépios da coleção pessoal da mourense Ana Marta Nobre.
Natural de Moura, onde nasceu em 1974, Ana Marta Nobre iniciou a sua paixão pelo colecionismo ainda na infância. Atualmente, a sua coleção conta com mais de 150 presépios, refletindo memórias e afetos da época natalícia, que considera a mais especial da sua vida. Para a colecionadora, o ato de colecionar transcende os objetos em si, pois envolve histórias, significados e a magia que cada peça carrega.
De acordo com Ana Marta Nobre, uma coleção reflete a personalidade do colecionador, os seus gostos e até um modelo particular do mundo. Pode ser uma forma de o corrigir ou de dar sentido ao tempo.
A exposição estará aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 09:00 e as 12:30 e das 14:00 às 17:30 (exceto feriados e dias de tolerância de ponto).
Uma oportunidade imperdível para apreciar a beleza e o simbolismo dos presépios, numa viagem ao coração do Natal.
Portugal
Reguengos de Monsaraz celebra centenário do poeta Gabriel Raminhos
O Município de Reguengos de Monsaraz vai homenagear este fim de semana o poeta local Gabriel Raminhos (1924-2020), por ocasião do centenário do seu nascimento. Nascido a 8 de dezembro de 1924, em Reguengos de Monsaraz, o autor deixou um legado cultural marcante no concelho e na literatura alentejana, tendo publicado obras como Do Sonho à Realidade, Lembranças do Alentejo, Quadras que ficam, As palavras depois dos oitenta, No Ensaio dos Sentimentos e a coleção em quatro volumes Reflexos da Vida.
Raminhos foi amplamente reconhecido ao longo da sua carreira, acumulando mais de duas centenas de prémios e menções honrosas em concursos e jogos florais. Os seus poemas foram publicados em jornais locais, tanto em Reguengos de Monsaraz como em Carcavelos, onde viveu grande parte da sua vida.
Programa comemorativo
As celebrações começam no sábado, 7 de dezembro, às 16h, no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, com a inauguração de uma exposição biobibliográfica sobre a vida e obra do autor. O evento contará com um recital de poesia, protagonizado por Manuel Sérgio, acompanhado à viola por José Farinha. Na ocasião, a Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz apresentará o Prémio de Poesia Gabriel Raminhos, criado para perpetuar a memória do poeta e incentivar a criação literária.
No domingo, 8 de dezembro, também às 16h, será descerrada a placa da Rua Gabriel Raminhos, no Loteamento da Junqueira, em mais um gesto de reconhecimento à importância do poeta para a história e cultura do concelho.
Este programa reflete o compromisso do município em preservar e divulgar o património literário de Gabriel Raminhos, celebrando o seu centenário com momentos de cultura e memória.
-
Portugal2 dias atrás
Redondo já vive a magia do Natal
-
Portugal2 dias atrás
Chamusca inaugura quarta edição do Parque dos Sonhos de Natal com magia e alegria
-
Portugal2 dias atrás
Bonecos de Santo Aleixo levam tradição ao Alentejo
-
Portugal2 dias atrás
Jovem piloto de Beja brilha em Abu Dhabi com pódio internacional
-
Portugal2 dias atrás
Vendas Novas terá Centro Interpretativo para preservar memória histórica e militar
-
Portugal2 dias atrás
Igrejas Matrizes de Vila Velha de Ródão recebem Concertos de Natal
-
Portugal2 dias atrás
Vila Velha de Ródão assinala Dia Internacional do Voluntariado com homenagem e partilha de experiências
-
Portugal2 dias atrás
Vila Velha de Ródão: “Memórias Arqueológicas do Vale do Tejo” apresentada em encontro de turismo arqueológico
-
Alentejo Central20 horas atrás
Detido em Reguengos de Monsaraz por posse ilegal de arma
-
Portugal2 dias atrás
Montemor-o-Novo: Menor detido por tráfico de estupefacientes
-
Alto Alentejo20 horas atrás
Detidos em Ervedal por furto de 533 quilos de azeitona