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Sociedade

Portugal sobe ao top 5 dos países mais seguros da Europa

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Portugal reforçou a sua posição como um dos países mais seguros do mundo, alcançando o 5.º lugar na Europa e mantendo-se entre os sete países mais pacíficos a nível global, de acordo com o mais recente Índice de Paz Global (GPI) de 2024.

O relatório, divulgado esta semana, coloca Portugal na linha da frente da segurança internacional, destacando-o pela baixa taxa de criminalidade, estabilidade política e forte coesão social. A avaliação, que analisa 163 países, sublinha ainda o papel da sociedade civil portuguesa na manutenção de um ambiente seguro e harmonioso.

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A Europa continua a ser a região mais pacífica do planeta, mas o GPI realça o progresso constante de Portugal nos últimos anos, refletindo os esforços das autoridades nacionais em reforçar a ordem pública e garantir o bem-estar da população.

Para além de ser um fator determinante para residentes, esta reputação de segurança tem-se revelado um trunfo valioso na atração de turistas e investidores estrangeiros. Portugal surge, assim, como um destino de eleição para quem procura qualidade de vida, estabilidade e um ambiente acolhedor.

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Com uma cultura vibrante e uma economia em crescimento, Portugal consolida a sua imagem de país seguro, moderno e aberto ao mundo.

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Criança resgatada após queda em zona de difícil acesso em Arouca

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Uma tarde que podia ter terminado em tragédia acabou por resultar num resgate bem-sucedido na serra de Arouca. Uma criança de nove anos foi retirada de uma zona de difícil acesso na Frecha da Mizarela, depois de ter caído enquanto caminhava fora do percurso pedestre sinalizado.

O alerta foi dado às 15h17. Segundo os Bombeiros Voluntários de Arouca, havia suspeita de fratura num membro inferior e receio de hipotermia, dadas as baixas temperaturas que se fazem sentir na região. Ainda assim, os ferimentos foram classificados como ligeiros.

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A operação contou com nove bombeiros, três viaturas, elementos da GNR, uma ambulância de Suporte Imediato de Vida e o helicóptero do INEM, que acabou por transportar a criança para o Hospital de São João, no Porto.

O caso reforça a importância de circular apenas pelos trilhos marcados, sobretudo em zonas montanhosas como a Frecha da Mizarela, onde o relevo e as condições climatéricas podem transformar rapidamente um passeio numa emergência.

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Quase 132 mil acidentes e 390 mortos nas estradas portuguesas em 2025

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Portugal registou 131.803 acidentes rodoviários desde o início do ano até 27 de novembro, segundo dados provisórios da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Deste total, resultaram 388 vítimas mortais, um número inferior ao do mesmo período de 2024, apesar do aumento da sinistralidade.

Os dados revelam que houve mais 7.123 acidentes do que no ano passado (+5,5%), mas menos 47 mortos (–10,8%). No que diz respeito a feridos, foram contabilizados 2.538 feridos graves, mais 33 do que em 2024, e 40.069 feridos ligeiros, menos 730.

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Importa referir que estes números ainda não incluem os seis jovens que morreram esta madrugada em Lisboa, após um despiste seguido de incêndio, nem as duas vítimas mortais do acidente ocorrido no sábado, em Pedrógão Grande.

Lisboa lidera a sinistralidade
O distrito de Lisboa é o que regista maior número de acidentes, com 22.568 ocorrências, seguido pelo Porto (21.752) e Aveiro (10.081). Lisboa e Porto são também os distritos com mais vítimas mortais, com 44 e 41 mortes, respetivamente. Setúbal surge em terceiro lugar, com 32.

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A ANSR reforça que as estatísticas dizem respeito apenas às vítimas cujo óbito foi declarado no local ou durante o transporte para o hospital, não contemplando mortes posteriores.

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Campanha do Banco Alimentar recolhe 37 toneladas de alimentos no distrito de Évora

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O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 37 toneladas de alimentos no distrito de Évora durante a mais recente campanha, realizada ao longo deste fim de semana em várias superfícies comerciais da região. A iniciativa integrou-se na operação nacional, que envolveu mais de 41 mil voluntários distribuídos por cerca de duas mil lojas em todo o país.

A campanha mantém-se ativa até 7 de dezembro através da modalidade “Vale”, disponível nos supermercados aderentes, e também online, através do portal Alimenta Esta Ideia, onde continuam a ser feitas doações digitais.

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Em comunicado, o Banco Alimentar distrital agradeceu o empenho dos voluntários e a generosidade de todos os que contribuíram com bens alimentares. A organização destacou ainda o apoio de empresas e entidades locais responsáveis pelo transporte dos produtos recolhidos, bem como o contributo de vários restaurantes que forneceram refeições aos voluntários no armazém.

A nível nacional, os 21 Bancos Alimentares encaminham todos os bens recolhidos para armazéns regionais, onde são pesados, organizados e distribuídos por mais de 2.400 instituições de solidariedade. Só no último ano, estas instituições apoiaram cerca de 380 mil pessoas em situação de carência alimentar.

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Novas regras para cartas de condução na UE já estão em vigor

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Entraram esta terça-feira em vigor as novas regras europeias para cartas de condução, aprovadas no mês passado pelo Parlamento Europeu, em Estrasburgo. As mudanças vão desde a introdução da carta digital até novas idades mínimas para conduzir veículos pesados, passando ainda por medidas reforçadas de segurança rodoviária.

Cada Estado-membro terá agora quatro anos para adaptar e aplicar as novas disposições.

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A Comissão Europeia recorda que, só no último ano, 19.940 pessoas morreram nas estradas da União Europeia, um número considerado “inaceitável”. A meta passa por reduzir para metade as vítimas mortais e feridos graves até 2030 e caminhar para a eliminação quase total da sinistralidade até 2050.

Segundo Apostolos Tzitzikostas, comissário para os Transportes, esta revisão representa “um grande passo em frente” na modernização do sistema europeu de habilitação de condutores.

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Carta de condução digital passa a ser o formato principal

As novas regras introduzem a carta de condução digital, que poderá ser usada em qualquer país da UE através do telemóvel. Haverá, contudo, uma fase de transição, e a versão física continuará disponível para quem preferir ou necessitar de um documento físico — especialmente em viagens para países que não reconheçam formatos digitais.


Jovens de 17 anos podem conduzir… mas acompanhados

Outra das novidades é a possibilidade de jovens a partir dos 17 anos conduzirem veículos ligeiros, desde que acompanhados por um condutor experiente. Haverá também um período probatório de dois anos para todos os novos condutores.

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Regras mais duras e mais uniformes

A UE passa ainda a aplicar o reconhecimento mútuo de inabilitação para conduzir, garantindo que quem comete infrações graves será sancionado, mesmo que a infração ocorra fora do país de origem.

A nova legislação reforça também a formação: o exame passará a integrar temas como
• ângulos mortos,
• sistemas de assistência à condução,
• abertura segura das portas,
• riscos de distração com telemóveis.

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Combater a escassez de motoristas profissionais

Para ajudar a suprir a falta de condutores profissionais, será possível tirar carta:
• C (camiões) aos 18 anos,
• D (autocarros) aos 21 anos,
desde que o candidato tenha certificado de aptidão profissional. Sem esse certificado, as idades mínimas mantêm-se nos 21 e 24 anos, respetivamente.

Além disso, os Estados-membros estarão obrigados a partilhar informação sobre apreensões, suspensões e restrições de cartas de condução, para travar casos de condução imprudente noutros países.

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