Educação
PROGRAMA +SUPERIOR DO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE

Já abriram as inscrições para o Programa +Superior do ano letivo de 2019-2020.
O Programa +Superior é uma medida que visa incentivar e apoiar a frequência do ensino superior em regiões do país com menor procura e menor pressão demográfica por estudantes economicamente carenciados que residem habitualmente noutras regiões.
O Programa +Superior procura contribuir para a coesão territorial através da fixação de jovens e para a prossecução das metas do Portugal 2020 relativamente ao número de jovens com formação superior.
O Politécnico de Portalegre é uma das instituições abrangidas pelo Programa +Superior, no âmbito do qual vão ser atribuídas bolsas de mobilidade, no valor de 1700 euros anuais, a alunos que nele ingressem no presente ano letivo. Este programa visa incentivar e apoiar a frequência a alunos do litoral que pretendam estudar em estabelecimentos de ensino superior do interior do país e pode ser cumulativo com outros apoios do Estado Português.
As inscrições terminam a 15 de novembro de 2019 e os pagamentos das bolsas de mobilidade são efectuados nas datas que constam de despacho do Diretor-geral do Ensino Superior, aprovado para cada ano letivo.
Educação
Governo estuda proibição de smartphones no 3.º ciclo e secundário

O Ministério da Educação vai lançar esta semana um inquérito aos diretores escolares para avaliar o impacto da restrição do uso de telemóveis nos alunos mais novos, decidindo apenas durante as férias de verão se a medida será alargada aos restantes anos de escolaridade.
O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, que remeteu para o final do ano letivo a decisão sobre o eventual bloqueio dos dispositivos móveis aos alunos mais velhos. Atualmente, a proibição já abrange o 1.º e 2.º ciclos (até ao 6.º ano), após inquéritos anteriores terem revelado benefícios significativos na socialização, na redução da indisciplina e em casos de bullying, além de um aumento da atividade física e da utilização das bibliotecas escolares.
Paralelamente à questão dos ecrãs, o Governo e os sindicatos continuam a discutir a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD). O foco atual recai sobre o novo modelo de concursos, que pretende simplificar o recrutamento através de dois procedimentos: um para vagas permanentes e outro, de caráter contínuo, para necessidades temporárias das escolas.
Um dos pontos de maior fricção continua a ser a mobilidade interna, mecanismo que permite aos professores aproximarem-se da residência. O Ministério propõe que esta oportunidade ocorra antes do arranque das aulas, integrada no concurso contínuo, para evitar “ultrapassagens” na graduação profissional. O processo negocial prossegue com o envio de novas versões do articulado às estruturas sindicais, estando prevista uma reunião técnica para a próxima segunda-feira e a conclusão deste dossiê a 14 de maio.
Educação
Oito mil professores percorrem mais de 100 km diários sem apoio à deslocação

A Federação Nacional de Educação (FNE) alertou para a situação de milhares de docentes que, apesar de estarem a mais de 50 quilómetros de casa, ficam excluídos dos apoios extraordinários, enfrentando gastos mensais superiores a 250 euros em combustível.
Durante a recente reunião negocial sobre a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), o secretário-geral da FNE, Pedro Barreiros, confrontou os dados da tutela. Embora o Ministério da Educação aponte que 94% dos professores já trabalham num raio de 50 km da sua residência, a federação sublinha que o grupo restante representa cerca de oito mil profissionais em esforço financeiro acentuado. Atualmente, o apoio extraordinário à deslocação apenas contempla quem está colocado a uma distância mínima de 70 km, deixando uma fatia significativa do setor desprotegida.
A reunião serviu também para clarificar o futuro modelo de recrutamento, com uma proposta do Governo assente em dois pilares, o concurso nacional e o concurso contínuo nacional. No que respeita o concurso nacional, o docente mantém-se para vinculação de escola, enquanto o concurso contínuo nacional, surge como um novo mecanismo anual e centralizado que substitui os atuais modelos de reserva de recrutamento para agilizar a colocação de docentes e evitar que alunos fiquem sem aulas.
A FNE e o SIPE (Sindicato Independente de Professores e Educadores) aguardam agora o articulado técnico do Ministério para analisar a viabilidade da proposta. Os sindicatos exigem que o modelo permita a mobilidade interna entre quadros e garantem que as próximas reuniões, agendadas para 4 e 11 de maio, serão decisivas para validar ou contestar as alterações à carreira docente.
Educação
Politécnico de Portalegre lança quatro novas licenciaturas e um mestrado

O Politécnico de Portalegre vai reforçar a sua oferta formativa no próximo ano letivo com a abertura de quatro novas licenciaturas e um mestrado, distribuídos pelas áreas da engenharia, artes, gestão, línguas e educação.
A instituição anunciou que os novos cursos de primeiro ciclo abrangem as áreas de Engenharia Química e Biológica, Som e Imagem, Gestão de Recursos Humanos e Línguas Aplicadas em Comunicação Digital. A estas junta-se o mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo, consolidando a estratégia de alinhamento com as necessidades do mercado de trabalho e o desenvolvimento regional.
No domínio tecnológico, a licenciatura em Engenharia Química e Biológica foca-se na inovação industrial, enquanto o curso de Línguas Aplicadas em Comunicação Digital prepara profissionais para a criação de conteúdos e gestão de ferramentas de inteligência artificial. Por sua vez, a área das indústrias criativas ganha fôlego com Som e Imagem, curso que alia a técnica à produção audiovisual e multimédia. A gestão de capital humano é o foco da nova licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, que aborda competências desde o recrutamento à liderança inclusiva.
Por fim, o novo mestrado vem dar continuidade ao trabalho da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, reforçando a qualificação de docentes para os primeiros níveis de ensino. As vagas estarão disponíveis para o acesso ao ensino superior de 2026/2027.
Alentejo
Cerimónia completa do aniversário de 5 anos da ESDH

A Escola Superior de Saúde e Desenvolvimento Humano de Évora celebrou, na passada quarta-feira, 22 de abril, o quinto aniversário.
Ao longo da cerimónia discursaram convidados, regionais e nacionais, e membros da comunidade académica.
Alentejo Central2 dias agoBeja: GNR localiza animais mortos e armadilhas ilegais em operação de proteção da biodiversidade
Alentejo Central1 dia agoComplexo Arqueológico dos Perdigões recebe nova campanha de escavações e promove Dia Aberto em julho
Meteorologia2 dias agoPrevisão do estado do tempo RTP 1, 26-6-2026 Informação sempre atualizada em ww…
Portugal2 dias agoEspaços verdes contribuem para o arrefecimento urbano
Portugal2 dias agoInvestigação em One Health de novo reunida no ICBAS
Alentejo Central1 dia agoGrândola: Discussão pública para o Programa Setorial das Zonas de Aceleração de Energias Renováveis decorre até julho
Sociedade2 dias agoPortugal aciona a Força Conjunta Nacional para apoiar a missão de busca, salvame…
Reguengos de Monsaraz1 dia agoDesporto | Grande Prémio de Karting Reguengos de MonsarazA segunda edição do …
Portugal1 dia agoInvestigação da U.Porto em microalgas premiada pela Comissão Europeia
Alentejo Central1 dia agoVidigueira apoia esterilização de cães e gatos com candidaturas abertas até agosto
Alentejo Central2 dias agoComando Territorial de Évora da GNR realiza formação em Primeiros Socorros Psicológicos
Alentejo Central1 dia agoNisa acolhe máquina de rastos da CIMAA para reforçar combate a incêndios rurais














