Cultura
Matança do Porco de Marvão
Economia
Paramount faz contraproposta para travar compra da Warner pela Netflix

A Paramount avançou com uma proposta de 93 mil milhões de euros para adquirir a totalidade da Warner Bros. Discovery, poucos dias depois de ter sido anunciado um acordo preliminar entre a Netflix e a WBD. A oferta supera largamente os cerca de 71 mil milhões de euros apresentados pela Netflix, que não incluíam os canais de cabo da empresa.
No comunicado divulgado esta segunda-feira, a Paramount afirma que irá dirigir-se diretamente aos acionistas da Warner com uma oferta de 30 dólares por ação, totalmente em dinheiro, e pede que rejeitem o acordo com a Netflix. A empresa argumenta que, ao contrário da proposta da gigante do streaming, a sua oferta consegue suportar o processo regulatório necessário, evitando aquilo que descreve como um risco prolongado para os acionistas.
A Paramount acusa a Netflix de expor a WBD a um caminho regulatório incerto e demorado, envolvendo múltiplas jurisdições e uma combinação complexa de ações e capital. David Ellison, CEO da Paramount, defende que a sua proposta “criaria uma Hollywood mais forte”, beneficiando criadores, público e indústria.
A Netflix, por sua vez, tinha oferecido 27,75 dólares por ação num acordo misto de ações e dinheiro, garantindo acesso ao vasto catálogo da Warner, incluindo a HBO Max e franquias como Harry Potter. As redes CNN e Discovery não estavam incluídas no negócio.
A disputa ganhou também contornos políticos. O Presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que o acordo da Netflix “pode ser um problema” devido ao peso de mercado que resultaria da fusão, afirmando que terá um papel na análise governamental à transação.
A oferta pública da Paramount é válida até 8 de janeiro de 2026, podendo ser prorrogada. Na abertura dos mercados desta segunda-feira, as ações da Warner Bros. e da Paramount subiram entre 5% e 6%, enquanto as da Netflix registaram uma ligeira queda.
Cultura
Trabalhadores de museus e monumentos cumprem última greve do ano

Os trabalhadores dos museus e monumentos nacionais cumprem hoje a última greve do ano ao trabalho em dias feriados, mantendo o protesto pela falta de respostas do Governo às reivindicações apresentadas ao longo de 2024 e 2025. Apesar da paralisação, o impacto deverá ser reduzido, uma vez que a maioria dos museus está encerrada por ser segunda-feira.
A greve envolve os trabalhadores de portaria e vigilância dos 38 equipamentos tutelados pela empresa pública Museus e Monumentos de Portugal. Convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, a paralisação tem levado ao encerramento de vários espaços emblemáticos ao longo do ano.
Tal como no feriado de 1 de dezembro, o sindicato prevê que os mesmos equipamentos voltem a encerrar ou a funcionar com fortes limitações. Na última greve, foram afetados o Convento de Cristo, o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques, a Fortaleza de Sagres e o Palácio Nacional de Mafra, enquanto o Palácio Nacional da Ajuda funcionou parcialmente.
Os trabalhadores reclamam uma compensação justa pelo trabalho em dias feriados, lembrando que recebem menos de 20 euros líquidos por cada escala realizada nestas condições. Consideram o valor insuficiente e afirmam que o Governo continua sem apresentar soluções. A paralisação prolonga-se desde a Páscoa, depois de meses de protestos em 2024 pelas mesmas razões.
Cultura
Xutos & Pontapés, Buba Espinho e Carminho no festival EA Live Évora 2026

O festival EA Live Évora regressa em 2026 com um cartaz que junta alguns dos nomes mais reconhecidos da música portuguesa. Xutos & Pontapés, João Pedro Pais, Paulo Gonzo, Buba Espinho, Carminho e a festa Revenge of the 90’s foram anunciados esta quinta-feira pela organização.
O evento decorre junto às vinhas da Adega Cartuxa, na Quinta de Valbom, na periferia de Évora, nos dias 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de julho. Em cada uma das noites sobe ao palco um artista principal: Xutos & Pontapés (9), João Pedro Pais (10), Paulo Gonzo (11), Buba Espinho (16), Carminho (17) e Revenge of the 90’s (18).
Estreia de “Alentejo Maior”
A organização destaca que Buba Espinho vai apresentar em estreia absoluta o espetáculo “Alentejo Maior”, criado especificamente para o festival. O concerto inclui participações de Átoa, Bandidos do Cante, Inês Gonçalves e Cantadeiras de Essência Alentejana, numa celebração alargada da música e identidade alentejana.
EA Live Party mantém-se em 2026
Tal como nas edições anteriores, após cada concerto principal realiza-se a EA Live Party, com DJ convidados. Estão já confirmados Carolina Torres (dia 9), Deelight (10), Rob Willow (11), Wilson Honrado (16) e Pedro Casanova (17). A última noite, a 18 de julho, fica a cargo dos DJ da Revenge of the 90’s.
Bilhetes e histórico do festival
Os bilhetes, com preços entre 35 e 42,5 euros, estão à venda a partir de hoje.
A edição de 2025 registou um recorde de público, reunindo cerca de nove mil espectadores ao longo de seis dias de programação. Matias Damásio, Sara Correia, Amália Hoje, Calema, Rui Veloso Trio e Delfins foram alguns dos nomes que integraram o cartaz desse ano.
O EA Live Évora é organizado pela Adega Cartuxa, pertencente à Fundação Eugénio de Almeida.
Cultura
Netflix está cada vez mais perto de comprar a rival HBO Max

A Netflix deu um passo decisivo para adquirir a Warner Bros. Discovery, empresa responsável pela HBO Max. A proposta apresentada pela gigante do streaming venceu o leilão em que participaram também a Paramount e a Comcast, justificando agora a entrada numa fase de negociação exclusiva, segundo revelou a revista Variety.
A proposta da Netflix terá sido feita em valor à vista e incidindo apenas sobre o estúdio e o negócio de streaming, excluindo canais de televisão como a CNN — elementos que estavam incluídos na proposta concorrente da Paramount. Um dos compromissos assumidos pela Netflix passa por manter as estreias cinematográficas da Warner Bros. Discovery nas salas de cinema, um ponto sensível para os sindicatos de atores nos Estados Unidos.
Se o acordo avançar, terá ainda de ser avaliado e aprovado pelas entidades reguladoras, dado o impacto que poderá ter na concentração do mercado global de streaming.
Possíveis pacotes conjuntos com preços mais baixos
De acordo com informações avançadas pela Reuters, caso a aquisição se concretize, Netflix e HBO Max poderão vir a ser oferecidas num pacote conjunto a preço reduzido, tendo em conta que a maioria dos assinantes de ambas as plataformas coincide. Os detalhes ainda não são conhecidos, incluindo se o pacote incluirá publicidade ou quais serão os preços definitivos.
Atualmente, nos Estados Unidos, os planos mais baratos com anúncios custam 7,99 dólares (Netflix) e 10,99 dólares (HBO Max), totalizando 18,98 dólares. Em Portugal, o valor combinado dos planos de entrada das duas plataformas é de 14,98 euros — 8,99 euros para a Netflix (sem anúncios) e 5,99 euros para a HBO Max (com anúncios).
Uma operação que pode reconfigurar o entretenimento global
Caso avance, esta aquisição representará uma das maiores operações na história do streaming. Não só juntaria dois dos catálogos mais relevantes da indústria — da saga Harry Potter à biblioteca da HBO, passando pelos originais Netflix — como alteraria profundamente o equilíbrio competitivo num mercado já marcado por pressões financeiras e forte concorrência.
A possibilidade de integração também surge num momento de expansão estratégica da Netflix. A empresa tem investido em conteúdos de desporto e entretenimento ao vivo, tendo recentemente adquirido o podcast The Rest is Football, de Gary Lineker, para acompanhar o Mundial de 2026.
-
Saúde3 dias atrásPortugal entra em fase epidémica de gripe. Casos confirmados estão a aumentar
-
Educação3 dias atrásPolitécnico de Beja aposta em IA para modernizar o sistema de ensino
-
Mundo3 dias atrásTesla Model 3 mais barato de sempre já tem preços para Portugal
-
Saúde3 dias atrásFebre do Nilo Ocidental: Alentejo regista oito focos em 2025 e DGAV reforça alerta
-
Saúde3 dias atrásQuatro urgências obstétricas fechadas no sábado e três no domingo.
-
Portugal23 horas atrásDia da Imaculada Conceição: o que se assinala no feriado de 8 de dezembro?
- Mundo3 dias atrás
Morreu Frank Gehry, “pai” do Guggenheim de Bilbau e um dos mais influentes arquitetos
-
Política22 horas atrásPresidenciais? Do número recorde de candidatos à imprevisibilidade
-
Sociedade22 horas atrásEstes adultos colocaram uma família inteira e dezenas de operacionais em perigo por iliteracia
-
Desporto3 dias atrásEstes são os grupos do Mundial 2026
-
Ambiente22 horas atrásChuva? Veio para ficar. Saiba como vai estar o tempo esta segunda-feira
-
Cultura22 horas atrásTrabalhadores de museus e monumentos cumprem última greve do ano
