Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Câmara de Ourique apresenta a Feira do Porco Alentejano na Casa do Alentejo, com a presença dos DAMA e Grupo Coral Infantil

Publicado há

no dia

333826597 183045977803923 5521265949318048536 n

A Câmara Municipal de Ourique apresenta esta sexta-feira, na Casa do Alentejo, em Lisboa, a Feira do Porco Alentejano, que decorrerá de 24 a 26 de março. O evento irá contar com a presença dos DAMA e do Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique, bem como com uma degustação de presunto de porco alentejano bolota, vinhos e pastel de bolota de Ourique.

A Feira do Porco Alentejano, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), terá lugar no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ourique e conta com várias atividades, desde exposições, concursos, workshops, provas gastronómicas, atividades culturais e musicais.

O evento terá como destaques os concertos dos The Black Mamba (24 de março), D.A.M.A (25 de março) e Sons do Minho (26 de março), que prometem animar as noites da feira.

O objetivo da Feira do Porco Alentejano é promover a valorização do porco alentejano, uma raça autóctone que se alimenta exclusivamente de bolota e é considerada uma das melhores carnes do mundo. É também uma oportunidade para conhecer e degustar os produtos locais da região de Ourique e envolver a comunidade na promoção da sua gastronomia e cultura.

A Câmara Municipal de Ourique pretende assim atrair mais visitantes à região e promover o desenvolvimento económico e turístico do concelho, apostando na valorização da identidade e património local. A Feira do Porco Alentejano é um evento imperdível para os amantes da gastronomia e cultura alentejana.

Alto Alentejo

X Concurso Regional do Cão da Serra de Aires: Uma década de sucesso da ACSA

Publicado há

no dia

por:

ACSA 1111

O X Concurso Regional do Cão da Serra de Aires, realizado na Coudelaria de Alter do Chão, foi um sucesso absoluto, marcando a edição mais participada até hoje. A ACSA, nos seus dez anos de existência, celebrou não só a raça, mas também o convívio entre criadores e a divulgação da mesma.

O evento reforçou o papel fundamental da ACSA na preservação desta raça única, garantindo assim um futuro promissor para o Cão da Serra de Aires.

Continuar a ler

Portugal

Portalegre: Meio século de liberdade na ESECS: Um olhar plural sobre a Revolução de Abril

Publicado há

no dia

por:

ESECS Meio Seculo de Liberdade 2 scaled

Nos dias 23 e 24 de abril de 2024, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Portalegre brindou-nos com o evento “Meio Século de Liberdade: Um olhar plural sobre a Revolução de Abril”, uma iniciativa marcante para assinalar o 50º aniversário da Revolução e que se integrou na agenda oficial das comemorações da Comissão Nacional dos 50 anos do 25 de Abril.

Este encontro foi um verdadeiro reflexo do legado da Revolução dos Cravos na sociedade portuguesa, explorado através do olhar académico das principais áreas de formação da escola, nomeadamente Jornalismo e Comunicação, Educação Básica, Educação Social, Turismo e Serviço Social. Ao promover o diálogo, a reflexão crítica e a celebração dos valores democráticos e da liberdade, a ESECS reforçou o seu compromisso com o enriquecimento intelectual e o desenvolvimento social.

O evento foi enriquecido por diversos momentos culturais e artísticos. O grupo musical Nova Casta encantou os presentes com algumas das mais icônicas melodias de abril, enquanto um grupo de alunos de Jornalismo e Comunicação deu vida a várias poesias da época. Destaque ainda para a apresentação da composição musical e plástica inédita “Salgueiro Maia – o Herói do Carmo”, da autoria das docentes Susana Porto e Conceição Cordeiro, que homenagearam o papel central deste icónico Capitão da Liberdade.

As comemorações decorreram no Auditório Abílio Amiguinho e incluíram diversos painéis de debate, exposições temáticas, um workshop e uma sessão de cinema. Os participantes tiveram a oportunidade de refletir, partilhar e aprender sobre o momento fundador da democracia portuguesa e um dos mais marcantes da história nacional.

Destacam-se alguns painéis que contaram com a participação de especialistas e académicos, como “Portugal Antes e Depois do 25 de Abril”, “Casa da Cidadania Salgueiro Maia em Castelo de Vide”, uma homenagem ao capitão da liberdade, e “Figuras Históricas do 25 de Abril e Narrativas Audiovisuais”, focado no papel das histórias sobre as personalidades chave da revolução.

A presença de figuras como a professora Suzana Cavaco da Universidade do Porto, o diretor de Relações Institucionais da RTP, José Arantes, e a presidente da Fundação António Quadros, Mafalda Ferro, trouxeram uma riqueza adicional aos debates, abordando temas como a censura na imprensa antes do 25 de Abril e os desafios atuais do jornalismo.

Ao longo dos dois dias, o nome do capitão de Abril, Salgueiro Maia, natural de Castelo de Vide, foi registado em diversos momentos, numa merecida homenagem ao seu papel enquanto promotor da Liberdade.

Para além dos painéis, os participantes desfrutaram de atividades paralelas, como exposições temáticas sobre a imprensa local e internacional sobre o 25 de Abril, cartazes de Abril e infografias, bem como a exibição de trabalhos realizados por alunos da Escola Secundária de S. Lourenço e um workshop de Serviço Social alusivo à efeméride.

Continuar a ler

Portugal

Tempo primaveril dá lugar a chuva no início da semana

Publicado há

no dia

por:

chuva 2

Uma semana arrancada com um breve lampejo de sol em todo o país, trazendo temperaturas mais amenas do que as registradas nos últimos dias. Contudo, este período de tempo primaveril será efémero, pois na terça-feira a chuva faz o seu regresso.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje não está previsto chuva em nenhuma região do país. O céu apresentará uma variação entre pouco nublado e parcialmente nublado. Quanto às temperaturas, oscilarão entre os 23ºC de máxima em Faro e os 13ºC de máxima na Guarda.

Em Lisboa, espera-se uma máxima de 18ºC e uma mínima de 11ºC, enquanto no Porto as temperaturas variam entre os 16ºC e os 6ºC.

No entanto, na terça-feira, último dia de abril, prevê-se a chegada de precipitação a praticamente todo o país, com exceção do arquipélago da Madeira e de algumas ilhas dos Açores. Santarém será o distrito mais quente, atingindo uma máxima de 22ºC, enquanto a Guarda será mais fresca, com máxima de 12ºC e mínima de 4ºC. Lisboa manterá os 18ºC de máxima, enquanto o Porto subirá um grau, para 17ºC.

Este padrão meteorológico persistirá na quarta-feira, 1 de maio, Dia do Trabalhador, com chuva prevista em todos os distritos do continente, com exceção da Região Autónoma da Madeira e de algumas ilhas dos Açores. As temperaturas continuarão a descer, não ultrapassando os 19ºC de máxima em Portugal Continental, com uma média de 15ºC.

Em Lisboa, os termómetros atingiram os 16ºC, enquanto no Porto não irão além dos 14ºC. A Guarda manter-se-á como o distrito mais fresco, com temperaturas mínimas de 2ºC e máximas de 7ºC, num cenário que desafia a típica primavera.

Continuar a ler

Alentejo Central

Vila Viçosa presta homenagem aos soldados ingleses da Guerra Peninsular

Publicado há

no dia

por:

Cartaz Dia 15 de Maio scaled

No decorrer da Guerra Peninsular (1808-1814), um capítulo marcante da história militar, Vila Viçosa testemunhou os horrores e sacrifícios dos conflitos que assolaram a Península Ibérica. Como resultado das batalhas de Talavera (1809), La Albuera (1811) e dos cercos de Badajoz (1811-1812) em Espanha, a vila recebeu um número específico de feridos e doentes, vítimas das frequentes epidemias que assolavam os exércitos.

Os relatos dos combatentes britânicos e as Memórias de Vila Viçosa do Padre Joaquim J. da Rocha Espanca atestam a presença de soldados ingleses nos dois hospitais militares instalados em Vila Viçosa durante aquele período conturbado. O Padre Rocha Espanca destaca ainda a existência de três cemitérios onde foram sepultados os militares falecidos, cuja religião protestante os levou a serem enterrados separadamente dos católicos.

Em reconhecimento da contribuição e do sacrifício desses soldados, a Câmara Municipal de Vila Viçosa, por proposta da Associação dos Amigos do Cemitério dos Ingleses em Elvas, decidiu erigir um Memorial em homenagem aos combatentes ingleses da Guerra Peninsular que pereceram nas terras vicentinas. Este Memorial, situado nos que se consideram os primeiros cemitérios de soldados ingleses da Guerra Peninsular específica na Península Ibérica, visa preservar a memória daqueles que tombaram em solo estrangeiro em defesa de seus ideais e nações.

A cerimónia oficial de inauguração do Memorial e a apresentação da obra “Os Três Cemitérios dos Ingleses em Vila Viçosa” terá lugar no próximo dia 15 de maio de 2024. Este evento, que assinala um momento de reconhecimento e gratidão, é aberto a todos os interessados em participar nesta singela homenagem à memória daqueles que deram a vida pela causa que acreditaram.

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Siga-nos no Facebook

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.580.992)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.619)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.840)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.140)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.508)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (368.984)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS