Siga-nos nas redes sociais

Alentejo Central

Vendas Novas celebra os 50 anos da Revolução com dois Meses de programação

Publicado há

no dia

cravos

Vendas Novas, conhecida como terra de Abril, prepara-se para celebrar em grande estilo os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, um marco histórico que marcou o início de uma nova era de democracia e liberdade em Portugal.

As comemorações terão lugar de 2 de abril a 30 de maio, num extenso programa que resulta de um esforço conjunto entre o poder local, o associativismo, o Agrupamento de Escolas e a Comissão de Honra dedicada a este propósito, aos quais o Município de Vendas Novas expressa profundo agradecimento.

Na vertente desportiva, estão previstos torneios e provas de diversas modalidades, desde futebol de 5, ténis de mesa, voleibol e basquetebol 3×3, até às artes marciais, BTT, padel e paintball. Destaca-se ainda a Estafeta da Liberdade, que une as duas freguesias do concelho, e uma tarde desportiva com uma variedade de atividades recreativas.

No campo cultural, haverá espaço para serigrafia artesanal, oficinas criativas, mural de pintura, música coral, folclore, exposições fotográficas, bailes, teatro e a exibição do filme “Revolução (sem) Sangue”, com a presença do realizador Rui Pedro Sousa. Um concerto com Monda e os Bandidos do Cante promete animar a véspera do dia da Revolução, enquanto no próprio dia está agendada uma Sessão Solene Comemorativa no Regimento de Artilharia n.º5, o local de onde partiram os militares que protagonizaram a Revolução de 25 de Abril de 1974.

As escolas também desempenharão um papel importante, com conversas sobre vários temas relacionados com a revolução e a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos.

Vendas Novas, com sua história de resistência e compromisso com os valores democráticos, serve de exemplo de que a luta pela justiça e liberdade é contínua. Como afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, na sessão de apresentação das comemorações, “construir Abril é algo que nunca está finalizado, e mais do que continuarmos a celebrar esta efeméride, devemos continuar a viver a Democracia”.

O programa completo das comemorações pode ser consultado aqui.

Sociedade

Orquestra da Universidade de Évora atua em Montemor-o-Novo esta segunda-feira

Publicado há

no dia

por:

post orquestra jazz

A cidade de Montemor-o-Novo está prestes a receber um espetáculo musical de excelência, com a Orquestra de Jazz da Universidade de Évora a subir ao palco do Cineteatro Curvo Semedo, hoje, 10 de maio de 2024, às 21h30.

Esta Orquestra de Jazz, integrada no departamento de música de uma instituição com longa experiência no ensino e investigação, encontra-se na vanguarda do ensino superior de música. Através de uma colaboração estabelecida com a Escola de Artes da Universidade de Évora, apresentam-se ao público em geral grandes formações de orquestra em forma de concertos comentados.

Com uma duração aproximada de 60 minutos, este espetáculo promete envolver e encantar o público com a energia contagiante do jazz. Os bilhetes para esta noite memorável podem ser adquiridos na BOL do Município de Montemor-o-Novo e no Posto de Turismo local, ou através do link https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/140050-concerto_com_orquestra_de_jazz_da_universidade_de_evora-cineteatro_curvo_semedo/.

Continuar a ler

Alentejo Central

Estremoz celebra o Fado com a 3.ª edição do Festival de Fado

Publicado há

no dia

por:

440743789 841979681307276 2630844573524246168 n

É tempo de celebrar o fado, a alma portuguesa que ecoa pelos recantos históricos de Estremoz. O Município de Estremoz orgulhosamente organiza a 3.ª edição do Festival de Fado de Estremoz, uma verdadeira ode à tradição e à emoção que esta expressão musical evoca. Sob a direção artística do talentoso estremocense José Gonçalez, este festival promete ser um dos mais relevantes do país e o maior do Alentejo.

Com um programa repleto de espetáculos emocionantes, o festival decorrerá ao longo do mês de maio e início de junho, em todas as freguesias deste concelho, oferecendo momentos únicos de música e cultura.

A abertura do festival acontece no dia 5 de maio, às 16h00, na FIAPE, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, com o “Dia dos Amadores”, uma oportunidade para os talentos locais brilharem nos palcos da cidade.

Ao longo das semanas seguintes, o festival percorrerá diversas freguesias, apresentando uma seleção de fadistas de renome, como Nani Nadais, Maritina, José Leal, José Geadas, Silvino Sardo, Pedro Calado, João Caldeira e Miguel Ramos, proporcionando momentos de pura emoção e nostalgia aos espectadores.

Destaque especial para os dois grandes concertos que prometem marcar o evento. No dia 11 de maio, às 22h00, no Rossio Marquês de Pombal, a aclamada fadista Carminho subirá ao palco para um concerto magnífico, precedido por uma homenagem emocionante a José Sousa, pelas vozes dos fadistas de Estremoz. E no dia 25 de maio, às 22h00, junto às Portas de St.ª Catarina, será a vez do incomparável fadista Ricardo Ribeiro encantar o público com a sua voz única.

Para encerrar com chave de ouro, no dia 1 de junho, às 22h00, no Lago do Gadanha, o programa “Em Casa d’Amália”, apresentado por José Gonçalez, promete surpreender e emocionar toda a audiência, revelando os segredos e encantos do mundo do fado.

Os espetáculos nas freguesias contarão com a sonoridade das guitarras de Manuel Vaz Silva, José Geadas e Miguel Ramos, proporcionando verdadeiras festas populares que dinamizarão as aldeias e vilas do concelho.

Continuar a ler

Alentejo Central

Associações de Vendas Novas recebem mais de 245 mil euros do município para desenvolvimento das suas atividades

Publicado há

no dia

por:

associativismo vendas novas

O apoio ao associativismo é uma prioridade para o Município de Vendas Novas, e este compromisso reflete-se na recente assinatura dos contratos-programa entre a autarquia e as 42 associações do concelho. Este acordo visa garantir o funcionamento e desenvolvimento das atividades associativas ao longo do ano de 2024.

As associações abrangidas por estes contratos representam uma variedade de áreas, desde o social ao desportivo, passando pelo cultural, moradores, proteção animal e instituições que trabalham com utentes com incapacidade ou deficiência. O montante total atribuído é de 245.736,50 euros, distribuídos de diversas formas para melhor servir as necessidades de cada associação.

Do total atribuído, 148.974 euros correspondem a apoio financeiro direto, destinado a cobrir despesas operacionais e de funcionamento. Além disso, foram disponibilizados 75.762,50 euros para apoio em transportes municipais, facilitando a mobilidade das associações e dos seus membros. Adicionalmente, 21.000 euros foram destinados a crédito para serviços de reprografia e pequenas reparações nas instalações das associações.

Para além destas formas de apoio financeiro, as associações têm ainda acesso gratuito a equipamentos municipais para a realização de três grandes iniciativas, bem como a atribuição de material logístico para a realização dos seus eventos, como mesas, cadeiras, palcos e baias, entre outros.

O Município de Vendas Novas reconhece o papel vital que as associações desempenham no desenvolvimento local, promovendo o bem-estar, a coesão social e a participação cívica dos Vendasnovenses. Uma palavra de apreço é dirigida a todos os voluntários que, com a sua paixão e dedicação incansável, contribuem diariamente para o enriquecimento da vida associativa no concelho. É graças a eles que estas atividades são possíveis, e é com esperança que se espera que continuem o seu valioso trabalho no futuro.

Continuar a ler

Alentejo Central

14ª Festa dos Contos – Festival da Palavra chega a Montemor-o-Novo

Publicado há

no dia

por:

CARTAZ 14 FESTA DOS CONTOS

Está a chegar mais uma edição da Festa dos Contos, um evento que celebra a palavra e a narrativa, e que promete envolver Montemor-o-Novo numa atmosfera única de histórias e emoções. De 16 a 19 de maio, a cidade será palco deste festival imperdível, que este ano coincide com os 50 anos do 25 de Abril, trazendo à reflexão o poder das palavras na busca pela liberdade.

A FESTA dos Contos é mais do que um simples evento cultural; é um convite para mergulhar num mundo de sessões de contos, concertos, cinema de animação, spoken word, teatro e poesia. É um espaço de partilha e descoberta, onde as histórias ganham vida e as palavras ecoam com significado.

Um dos momentos mais aguardados desta edição é a estreia do espetáculo e lançamento do livro “Contos Cantados”, de Carlos Marques com ilustrações de André da Loba. Agendado para o dia 18 de maio, no Cineteatro Curvo Semedo, este concerto encenado para famílias promete encantar os presentes, refletindo mais de 15 anos de pesquisa do performer Carlos Marques como contador de histórias.

Ao longo dos quatro dias de festival, os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes formas de expressão artística, desde as tradicionais sessões de contos até à fusão criativa de música e narração. É uma celebração da diversidade e da riqueza da cultura oral, onde cada história conta e cada palavra tem o seu significado.

A Trimagisto, entidade organizadora do evento, convida todos os interessados a juntarem-se a esta festa da palavra, onde a imaginação não tem limites e a liberdade de expressão é celebrada em toda a sua plenitude.

Para mais informações sobre a programação e os eventos agendados, consulte o cartaz da festa, disponível em anexo, e não deixe de assistir ao vídeo promocional da 14ª Festa dos Contos, disponível em: Vídeo promo da 14ª Festa.

Prepare-se para viver momentos únicos de emoção e inspiração na 14ª Festa dos Contos em Montemor-o-Novo.

Continuar a ler

Siga-nos no Facebook

Ultimas do Alentejo

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.580.999)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.625)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.850)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.157)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.518)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (368.998)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS