Siga-nos nas redes sociais

Alentejo

Tesouros Ocultos: Restauro revela pinturas do século XVII na Biblioteca de Elvas

Publicado há

no dia

O Serviço de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Elvas está a realizar um trabalho minucioso de “resgate” histórico no interior da Biblioteca Municipal. As intervenções, iniciadas em março de 2025, trouxeram à luz do dia tesouros pictóricos que estiveram escondidos durante décadas sob camadas de cal e tintas modernas. Entre as descobertas mais fascinantes está um fresco na escadaria principal e a recuperação de uma rosácea com o símbolo jesuíta (IHS) na zona da receção, elementos que reforçam o valor artístico deste edifício histórico numa cidade que é Património Mundial.

Os trabalhos técnicos têm sido complexos e morosos, exigindo o levantamento cuidadoso de camadas de cal para não danificar os pigmentos originais. Na escadaria, a equipa identificou um nicho emoldurado por “brutescos” — um estilo decorativo clássico — que a investigadora Patrícia Monteiro aponta como sendo do início do século XVIII. Esta tese ganha força com os dados do investigador Rui Jesuíno, que localizou documentos de 1710 referentes à abertura daquela mesma escadaria no antigo Colégio Jesuíta.

Publicidade

Já na receção, o destaque vai para uma pintura a seco onde brilha o símbolo jesuíta. Embora ainda se estude se esta obra poderá estar ligada ao pintor Brás Romano (que trabalhou no edifício em 1649), os especialistas acreditam que este medalhão será ainda mais antigo que os frescos da escadaria, remontando possivelmente ao século XVII. Estas descobertas não só enriquecem o espólio da Biblioteca, como criam novos pontos de interesse para os turistas que visitam a “Rainha da Fronteira”.

Para a Câmara Municipal de Elvas, este investimento na conservação e restauro é um pilar estratégico. Ao recuperar a memória visual do edificado, o município não só protege a identidade local, como oferece aos leitores e visitantes uma experiência cultural muito mais profunda, onde os livros convivem lado a lado com a arte setecentista.

Publicidade
Continuar a ler
Publicidade

Vila Viçosa

VILA VIÇOSA | ÚLTIMO DIA DA III FEIRA DE DOÇARIA CONVENTUAL “LURDES RAMOS” O Mu…

Publicado há

no dia

por:


VILA VIÇOSA | ÚLTIMO DIA DA III FEIRA DE DOÇARIA CONVENTUAL “LURDES RAMOS”

O Município de Vila Viçosa convida todos os pais a trazerem as suas crianças para participarem em diversas atividades, no última dia da III Feira de Doçaria Conventual “Lurdes Ramos”, a partir das 14h00.

Local Claustro Convento dos Agostinhos (frente ao Palácio de Vila Viçosa)
Muitas diversões doces para pequenos e graúdos

15h30 – Atuação Musical “Grupo Alentejo na Voz Canta Alentejo”

#IIIfeiradoçariaconventual #vilaviçosa #doces #atividades #crianças #cmvv




Link no Facebook

Continuar a ler

Reguengos de Monsaraz

Aviso Amarelo | Vento forte (2 de fevereiro) O Serviço Municipal de Proteção …

Publicado há

no dia

por:


Aviso Amarelo | Vento forte (2 de fevereiro)

O Serviço Municipal de Proteção Civil informa que foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera aviso amarelo para vento forte, com rajadas até aos 75km/h, entre as 00h00 e as 6h00 de dia 2 de fevereiro de 2026.



Link no Facebook

Continuar a ler

Vila Viçosa

Terceiro e último dia da Feira de Doçaria Conventual de Vila Viçosa Lurdes Ramos…

Publicado há

no dia

por:


Terceiro e último dia da Feira de Doçaria Conventual de Vila Viçosa Lurdes Ramos!




Link no Facebook

Continuar a ler

Vila Viçosa

AVISO AMARELO | PRECIPITAÇÃO | 2 FEVEREIRO 2026 Entre as 00h00 e as 06h00 de 02…

Publicado há

no dia

por:


AVISO AMARELO | PRECIPITAÇÃO | 2 FEVEREIRO 2026
Entre as 00h00 e as 06h00 de 02.02.2026.
Períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, podendo ser de granizo e acompanhados de trovoada.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Viçosa apela às seguintes medidas de prevenção:
Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
#cmvv #aguaceiros #precipitacao #IPMA #vilavicosa #protecaocivil



Link no Facebook

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com