Portugal
Explosão no Vale das Flores em Coimbra causa ferido grave e danos em seis andares
Uma forte explosão, provocada por uma fuga de gás, abalou esta terça-feira um edifício residencial na zona do Vale das Flores, em Coimbra. O incidente, que ocorreu no primeiro andar da estrutura, resultou num balanço de cinco vítimas: quatro feridos leves e um ferido grave, que foi prontamente transportado para a unidade hospitalar da cidade.
A violência da deflagração foi de tal ordem que os danos materiais estenderam-se verticalmente até ao sexto andar do prédio, afetando seriamente a estrutura interior e as áreas comuns. Mais de 30 operacionais, entre equipas de sapadores, bombeiros voluntários, proteção civil e forças de segurança, foram mobilizados para o local para garantir a estabilização do edifício e prestar assistência às vítimas.
Por razões de segurança e para permitir uma avaliação rigorosa da integridade estrutural do imóvel, o edifício foi totalmente evacuado. As autoridades locais estão agora a acompanhar os residentes desalojados, enquanto as equipas técnicas investigam a origem exata da fuga que deu origem ao sinistro.
Portugal
Depois do êxito alcançado em Vigo, o bailado “O Amor das Pedras” apresenta‑se em…

Depois do êxito alcançado em Vigo, o bailado “O Amor das Pedras” apresenta‑se em Penafiel no próximo sábado, dia 6 de fevereiro, no PONTO C.
Inspirado na obra de Pedro Rodríguez Villar, o espetáculo cruza dança, literatura e música para explorar um amor que transcende a matéria e o tempo.
A produção integra o programa NORTEAR, cofinanciado pelo INTERREG Espanha–Portugal, numa parceria entre a CCDR NORTE, a Eurorregião Galiza–Norte de Portugal, AECT, e a Xunta de Galicia, reforçando a cooperação cultural transfronteiriça e a projeção da criação contemporânea.
Saiba mais: https://egoi.me/ed1ae3b
Link no Facebook
Portugal
Candidaturas abertas – Estágio +Talento (IEFP) Projeto Linhas Elétricas

O projeto Linhas Elétricas, gerido pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, reconhecido nos termos da Portaria n.o 1112/2009, de 28 de setembro, torna público que se encontram abertas candidaturas para estágio +Talento nos termos abaixo indicados.
As presentes candidaturas destinam-se ao desempenho de funções técnicas no projeto Linhas Elétricas, em Castelo Branco, pelo período de 6 meses consecutivos, com início a 1 de Maio de 2026 e término a 1 de outubro de 2026, contribuindo para a conservação da avifauna nativa, através da diminuição de mortalidade de aves por eletrocussão e colisão em linhas elétricas.
Os candidatos devem ser elegíveis para a medida Estágio +Talento, programa do IEFP, consultável em https://iefponline.iefp.pt/IEFP/medida/estagios-mais- talento/overview.jsp e ter formação específica na área da biologia, ou semelhante.
Tarefas a desempenhar:
- Apoio às atividades diárias do projeto;
- Monitorização de linhas elétricas para recolha de dados sobre mortalidade de aves por colisão ou eletrocussão. O trabalho de monitorização consiste em percorrer a pé transectos debaixo de linhas elétricas pré-selecionadas e recolher cadáveres de aves ou vestígios de mortalidade encontrados durante o percurso;
- Recolha, análise e identificação das amostras/vestígios recolhidos nos transectos realizados. A pessoa selecionada deverá ficar responsável pela organização e armazenamento dos dados e amostras;
- Registo dos dados de mortalidade em Sistema de Informação Geográfica (QGis), Folha de Cálculo e aplicação E-REDES;
- Apoio na organização das saídas de campo e gestão da equipa de voluntários;
- Apoio na monitorização das espécies alvo do projeto;
- Acompanhamento e formação de voluntários;
- Realização de ações de educação ambiental ou ações de divulgação do projeto;
- Apoio em projetos geridos pela Quercus de investigação, monitorização e outras atividades no âmbito da conservação da avifauna (Campos de Alimentação de Aves Necrófagas, Projeto Micro-reservas);
- Desenvolvimento de outras atividades pontuais que lhe sejam atribuídas
por decisão do Coordenador ou da Direção Nacional, relacionados com a conservação da natureza e enquadrados nas funções de biólogo(a).
Requisitos:
- Formação específica na área da Biologia ou semelhante;
- Bons conhecimentos da avifauna selvagem nativa;
- Bons conhecimentos de SIG ou vontade de aprender;
- Boa capacidade de comunicação, especialmente em contextos rurais;
- Boa preparação física;
- Domínio falado e escrito da língua portuguesa;
- Capacidade de organização e sentido de responsabilidade no cumprimento das tarefas atribuídas e dos prazos estipulados;
- Disponibilidade para trabalhar em Castelo Branco;
- Capacidade de trabalhar em equipa;
- Carta de veículos ligeiros;
- Alinhamento com a missão da Quercus na conservação da natureza e da biodiversidade;
- Elevado nível de adaptação e autonomia;
- Disponibilidade para cumprir normas internas e protocolos técnicos;
- Disponibilidade compatível com as necessidades operacionais
do projeto, incluindo fins-de-semana se necessário.
Requisitos adicionais (não essenciais, mas valorizados)
- Experiência em condução off road e 4×4;
- Experiência em projetos semelhantes e/ou de conservação da natureza.
Condições de trabalho
A função a desempenhar será ao abrigo do programa Estágio +Talento, do IEFP, com data de início a 1 de maio de 2026 e término a 1 de outubro de 2026, em Castelo Branco.
As candidaturas devem incluir: curriculum vitae resumido e carta de motivação. Poderá ser incluída na candidatura uma carta de recomendação.
As candidaturas devem ser enviadas exclusivamente por correio eletrónico para quercus@quercus.pt, com a referência “CAND_ESTAGIO_Linhas_Elétricas_2026” no assunto, até 28 de fevereiro.
O processo de seleção será conduzido pela bióloga responsável pelo projeto, com base na avaliação dos critérios definidos, sendo os resultados comunicados aos candidatos por email.
Portugal
Município da Nazaré suspende atividades turístico-marítimas e de lazer por razões de segurança

A Comissão Municipal de Proteção suspendeu todas as atividades turístico-marítimas e de lazer e mar por razões de segurança, até ao termo do estado de calamidade.
No âmbito das medidas excecionais de proteção civil adotadas na sequência da declaração governamental de estado de calamidade, o Município da Nazaré informa que foi determinada a suspensão de todas as atividades económico-turísticas, marítimas e de lazer que ocorram no mar, por motivos de segurança pública.
A decisão resulta das condições meteorológicas adversas severas registadas no concelho, marcadas por forte tempestade, agitação marítima significativa e galgamentos costeiros, que continuam a representar um risco elevado para a circulação de pessoas e para a prática de atividades no meio marítimo.
Neste contexto, através do Despacho n.º 4/2026, da Comissão Municipal de Proteção Civil, é determinada a suspensão imediata de atividades como passeios marítimos, atividades recreativas, desportivas ou similares, com exceção da pesca profissional, desde que cumpridas as condições de segurança definidas pelas entidades competentes.
O despacho recomenda ainda o não acesso e a não permanência no Forte de São Miguel Arcanjo e respetiva área envolvente, atendendo ao risco associado às atuais e previsíveis condições do estado do mar, salvaguardando-se apenas o acesso dos meios de proteção civil e das forças de segurança para o exercício das suas missões.
As medidas agora adotadas produzem efeitos imediatos e vigorarão enquanto se mantiver o estado de calamidade, ou até que seja emitido novo despacho que determine a reposição das condições de segurança.
O Município da Nazaré apela ao cumprimento rigoroso destas determinações, sublinhando que a prioridade absoluta é a salvaguarda da vida humana, da integridade física das populações e da segurança de bens, agradecendo a colaboração de todos os cidadãos e operadores económicos
Portugal
O que pode uma pessoa fazer quando é perseguida digitalmente? Como são punidos c…

O que pode uma pessoa fazer quando é perseguida digitalmente? Como são punidos comportamentos como a importunação sexual, roubos de identidade ou tentativas de extorsão digitais?
Neste episódio, as explicações de Carolina Esteves Soares, especialista no apoio a vítimas de cibercrime e violência digital na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), e Carla Costa, inspetora-chefe na Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária.
O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Fundação com a Renascença.
https://www.buzzsprout.com/1288067/episodes/18578811-como-responder-a-agressoes-no-espaco-digital

Link no Facebook
-
Alentejo3 dias atrás“Justa” de Teresa Villaverde chega a Elvas para inspirar reflexão regional
-
Alentejo3 dias atrásDGS avisa: Não beba água da torneira sem ferver após a passagem da Kristin
-
Alcácer do Sal3 dias atrásAlcácer do Sal em Alerta Máximo: Proteção Civil mobiliza meios após destruição
-
Viana do Alentejo3 dias atrásCampanha solidaria em Viana do Alentejo
-
Meteorologia3 dias atrás#tempo #previsao_semana Previsão do estado do tempo – semana de 02 a 08 de fev…
-
Vila Viçosa3 dias atrásASSINATURA DO AUTO DE CONSIGNAÇÃO DA EMPREITADA DE CONSTRUÇÃO DA ETAR DE SÃO RO…
-
Meteorologia3 dias atrásContinente Previsão para sábado, 31.janeiro.2026 RESUMO: Precipitação, em espec…
-
Alentejo3 dias atrásElvas: Carnaval Internacional 2026 espera três mil foliões e milhares de visitantes
-
Vila Viçosa3 dias atrásFEIRA DE JANEIRO ǀ VILA VIÇOSA ǀ 31 JANEIRO (AMANHÃ) Com o objetivo de manter u…
-
Alentejo3 dias atrásCandidaturas abertas: Saúde no Alentejo Central recruta médicos com contrato sem termo
-
Vila Viçosa1 dia atrásAVISO AMARELO | PRECIPITAÇÃO | 2 FEVEREIRO 2026 Entre as 00h00 e as 06h00 de 02…
-
Elvas3 dias atrásFolia e cor no XXVIII Carnaval Internacional de Elvas


