Siga-nos nas redes sociais

Alentejo

Município de Arronches recebe equipamento de desinfeção a ozono

Grupo A MatosCar ofereceu à Câmara Municipal de Arronches um equipamento de desinfeção de viaturas.

Publicado há

no dia

OfertaAMatoscar 2

O Município de Arronches recebeu nesta quarta-feira, dia 15 de julho, a visita do grupo A MatosCar – Comércio Automóvel, S.A., representado pelos colaboradores João Escarameia e Manuel Martins, tendo sido oferecido por parte desta empresa um equipamento de desinfeção a ozono, que será utilizado nas viaturas da autarquia, tendo em vista o combate à propagação da pandemia de Covid-19.

Esta máquina de ozono transforma moléculas de oxigénio em moléculas de ozono, com o objetivo de desinfeção, através do processo de contacto com micro-organismos, provocando a sua morte celular. Desta forma, são eliminados os vírus e bactérias, estando comprovada a sua eficiência no SARS 1, tal como em outros vírus da mesma família SARS ou MERS.

O equipamento em questão completa o processo de desinfeção de uma viatura ligeira entre dois a cinco minutos, demorando ligeiramente mais quando efetuado, por exemplo, num autocarro. Depois da desinfeção, decorre o processo de ventilação, algo obrigatório, pelo que o condutor e os passageiros deverão aguardar cerca de dez minutos até utilizar a viatura.

Nos Paços do Concelho de Arronches, os colaboradores da A MatosCar foram recebidos pelo vice-presidente da Câmara Municipal, João Crespo e pelo vereador Paulo Furtado, tendo sido explicado todo o processo de funcionamento deste equipamento aos membros do executivo.

Alentejo Central

Estremoz celebra o Fado com a 3.ª edição do Festival de Fado

Publicado há

no dia

por:

440743789 841979681307276 2630844573524246168 n

É tempo de celebrar o fado, a alma portuguesa que ecoa pelos recantos históricos de Estremoz. O Município de Estremoz orgulhosamente organiza a 3.ª edição do Festival de Fado de Estremoz, uma verdadeira ode à tradição e à emoção que esta expressão musical evoca. Sob a direção artística do talentoso estremocense José Gonçalez, este festival promete ser um dos mais relevantes do país e o maior do Alentejo.

Com um programa repleto de espetáculos emocionantes, o festival decorrerá ao longo do mês de maio e início de junho, em todas as freguesias deste concelho, oferecendo momentos únicos de música e cultura.

A abertura do festival acontece no dia 5 de maio, às 16h00, na FIAPE, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, com o “Dia dos Amadores”, uma oportunidade para os talentos locais brilharem nos palcos da cidade.

Ao longo das semanas seguintes, o festival percorrerá diversas freguesias, apresentando uma seleção de fadistas de renome, como Nani Nadais, Maritina, José Leal, José Geadas, Silvino Sardo, Pedro Calado, João Caldeira e Miguel Ramos, proporcionando momentos de pura emoção e nostalgia aos espectadores.

Destaque especial para os dois grandes concertos que prometem marcar o evento. No dia 11 de maio, às 22h00, no Rossio Marquês de Pombal, a aclamada fadista Carminho subirá ao palco para um concerto magnífico, precedido por uma homenagem emocionante a José Sousa, pelas vozes dos fadistas de Estremoz. E no dia 25 de maio, às 22h00, junto às Portas de St.ª Catarina, será a vez do incomparável fadista Ricardo Ribeiro encantar o público com a sua voz única.

Para encerrar com chave de ouro, no dia 1 de junho, às 22h00, no Lago do Gadanha, o programa “Em Casa d’Amália”, apresentado por José Gonçalez, promete surpreender e emocionar toda a audiência, revelando os segredos e encantos do mundo do fado.

Os espetáculos nas freguesias contarão com a sonoridade das guitarras de Manuel Vaz Silva, José Geadas e Miguel Ramos, proporcionando verdadeiras festas populares que dinamizarão as aldeias e vilas do concelho.

Continuar a ler

Alto Alentejo

Festival Elvas Dança encanta com diversidade e talentos locais

Publicado há

no dia

por:

439959361 826425419531314 6728304132964493941 n

O festival de dança mais aguardado da região, o Elvas Dança, está em pleno andamento, promovendo espetáculos de tirar o fôlego e celebrando a arte do movimento. Com uma programação diversificada e repleta de talentos locais, o evento está encantando o público até 16 de maio.

No último sábado, 4 de maio, o festival proporcionou dois momentos memoráveis para os amantes da dança. Pela manhã, as imponentes muralhas do Castelo de Elvas foram o cenário para uma apresentação cativante do grupo de danças orientais Naadirahs Bellydance, sob a direção habilidosa da professora Márcia Azevedo. Os movimentos graciosos e a música envolvente transportaram os espectadores para um universo de cores e sensações.

À tarde, o palco da arte contemporânea foi o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, que recebeu com entusiasmo a atuação da Academia de Dança de Elvas, liderada pela talentosa professora Maria Telo de Abreu. Com coreografias inovadoras e uma energia contagiante, os dançarinos da academia demonstraram habilidade e paixão pela dança, conquistando os presentes com sua performance memorável.

O Elvas Dança, uma iniciativa promovida pelo Município, não se limita apenas às performances da Academia de Dança e das Naadirahs Bellydance. O evento orgulhosamente destaca a participação de mais sete grupos locais: AltoEspírito, Alunos do Curso de Desporto do Agrupamento de Escolas Nº 3, Alunos de Teatro do Agrupamento de Escolas N° 3, Grupo de Dança Gota d’Arte, Grupo de Dança da Universidade Sénior, Os Dançarilhos e Saphira Bellydance. Esta diversidade de estilos e expressões artísticas enriquece ainda mais a experiência do público e valoriza a cultura local.

A programação do evento continua neste domingo, 5 de maio, às 11 horas da manhã, com a apresentação do grupo AltoEspírito no MAEE – Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires. É uma oportunidade imperdível para apreciar mais uma vez a diversidade e o talento dos artistas locais neste festival que encanta e emociona a todos os que têm a sorte de participar.

Continuar a ler

Alentejo Central

Associações de Vendas Novas recebem mais de 245 mil euros do município para desenvolvimento das suas atividades

Publicado há

no dia

por:

associativismo vendas novas

O apoio ao associativismo é uma prioridade para o Município de Vendas Novas, e este compromisso reflete-se na recente assinatura dos contratos-programa entre a autarquia e as 42 associações do concelho. Este acordo visa garantir o funcionamento e desenvolvimento das atividades associativas ao longo do ano de 2024.

As associações abrangidas por estes contratos representam uma variedade de áreas, desde o social ao desportivo, passando pelo cultural, moradores, proteção animal e instituições que trabalham com utentes com incapacidade ou deficiência. O montante total atribuído é de 245.736,50 euros, distribuídos de diversas formas para melhor servir as necessidades de cada associação.

Do total atribuído, 148.974 euros correspondem a apoio financeiro direto, destinado a cobrir despesas operacionais e de funcionamento. Além disso, foram disponibilizados 75.762,50 euros para apoio em transportes municipais, facilitando a mobilidade das associações e dos seus membros. Adicionalmente, 21.000 euros foram destinados a crédito para serviços de reprografia e pequenas reparações nas instalações das associações.

Para além destas formas de apoio financeiro, as associações têm ainda acesso gratuito a equipamentos municipais para a realização de três grandes iniciativas, bem como a atribuição de material logístico para a realização dos seus eventos, como mesas, cadeiras, palcos e baias, entre outros.

O Município de Vendas Novas reconhece o papel vital que as associações desempenham no desenvolvimento local, promovendo o bem-estar, a coesão social e a participação cívica dos Vendasnovenses. Uma palavra de apreço é dirigida a todos os voluntários que, com a sua paixão e dedicação incansável, contribuem diariamente para o enriquecimento da vida associativa no concelho. É graças a eles que estas atividades são possíveis, e é com esperança que se espera que continuem o seu valioso trabalho no futuro.

Continuar a ler

Alentejo

Espanha elimina prémio nacional das touradas

Publicado há

no dia

por:

Pega Forcados Vila franca de xira Foto Frederico Henriques

Esta sexta-feira, o Governo espanhol tomou uma medida que está a gerar um intenso debate em todo o país. O Ministério da Cultura anunciou o cancelamento do prémio nacional das touradas, uma decisão que está a causar uma onda de críticas por parte dos conservadores.

A tourada, uma tradição profundamente enraizada na cultura espanhola, é vista por alguns como uma forma de arte e um elemento fundamental da identidade do país. No entanto, nos últimos anos, tem sido alvo de crescentes preocupações em relação ao bem-estar animal.

A prática das touradas, em que o animal é muitas vezes morto por uma espada empunhada por um toureiro, tem sido duramente contestada por grupos de defesa dos direitos dos animais e por uma parte significativa da sociedade espanhola. Para estes críticos, as touradas representam um ritual cruel e arcaico que não tem lugar numa sociedade moderna e compassiva.

O cancelamento do prémio nacional das touradas foi justificado pelo Ministério da Cultura como uma resposta à evolução da consciência social e cultural em Espanha. Com a diminuição da frequência das touradas nas praças de touros em todo o país, a preocupação com o bem-estar dos animais tem vindo a aumentar.

“Esta decisão reflete a nova realidade social e cultural em Espanha. Cada vez mais espanhóis questionam a prática da tortura animal em nome da tradição”, afirmou o ministro da Cultura, Ernest Urtasun, numa publicação na rede social ‘X’.

No entanto, a medida foi recebida com indignação por parte dos conservadores, que consideram as touradas como um elemento crucial da herança cultural espanhola. Muitos argumentam que a abolição do prémio nacional das touradas é um ataque à identidade e às tradições do país.

O debate em torno das touradas continua a dividir a sociedade espanhola, com argumentos apaixonados de ambos os lados. Enquanto alguns saúdam a decisão do Governo como um passo na direção certa em termos de bem-estar animal, outros veem-na como uma interferência injustificada nas tradições culturais do país.

Continuar a ler

Siga-nos no Facebook

Ultimas do Alentejo

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.580.996)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.622)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.845)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.149)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.514)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (368.991)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS