Sociedade
Queda na Figueira da Foz faz ferido grave

Uma criança de 12 anos, do sexo feminino, ficou gravemente ferida na sequência de uma queda de cerca de 10 metros, ocorrida no início da noite deste domingo, em Buarcos, na Figueira da Foz.
De acordo com os Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz, a vítima encontrava-se numa moradia quando se deu o acidente. Em estado crítico, a criança foi assistida no local e transportada de emergência para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
As autoridades estão a investigar as circunstâncias em que ocorreu a queda.
Sociedade
Ativistas portugueses relatam abusos após detenção em Israel

Mariana Mortágua, Diogo Chaves, Sofia Aparício e Miguel Duarte foram recebidos em Lisboa por centenas de apoiantes pró-Palestina após serem detidos e repatriados de Israel, onde participavam na Flotilha Global Sumud, destinada a entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
Os quatro portugueses denunciaram condições de detenção abusivas, incluindo:
- Permanência em jaulas, muitas vezes expostos ao sol;
- Espancamentos de outros detidos que testemunharam;
- Tentativas de fazê-los assinar documentos em hebraico que legalizariam a detenção;
- Sobrelotação e isolamento de detidos com necessidades médicas, como pessoas com diabetes privadas de insulina por dias;
- Manipulação de passaportes por soldados israelitas.
Mariana Mortágua destacou a diferença de tratamento entre europeus e palestinianos, sublinhando o “grau de impunidade das forças israelitas contra palestinianos”. Miguel Duarte acrescentou que “não existem direitos de prisioneiros nas prisões israelitas” e que a proteção que receberam se deveu ao facto de serem europeus e de haver mobilizações internacionais.
Sofia Aparício reforçou que não cederam à pressão para assinarem documentos que atestariam a legalidade da sua detenção, enquanto Diogo Chaves comentou a dificuldade de deixar camaradas para trás, mas que a decisão de regressar cedo “fazia sentido para continuar a lutar pela causa palestiniana”.
O grupo foi libertado e chegou a Lisboa na noite de 5 de outubro, após voo com escala em Madrid, sendo recebido com bandeiras da Palestina, cartazes de apoio e presença de antigos e atuais dirigentes do Bloco de Esquerda.
Sociedade
Jovem ferido com gravidade em manifestação de apoio a Gaza continua internado em Lisboa

O jovem de 22 anos que ficou ferido com gravidade durante a manifestação de apoio a Gaza, realizada no sábado em Lisboa, permanece hospitalizado no Hospital de São José, confirmou fonte hospitalar.
O incidente ocorreu na Estação do Rossio, quando o manifestante terá sido eletrocutado ao tentar subir para uma carruagem onde algumas pessoas se haviam barricado. A vítima sofreu queimaduras extensas e foi prontamente assistida no local antes de ser transportada para a unidade hospitalar.
A manifestação, que reuniu mais de três mil pessoas, percorreu o trajeto entre as praças do Martim Moniz e do Rossio, sob o lema de solidariedade com os detidos da Flotilha Global Sumud. A Polícia de Segurança Pública (PSP) acompanhou todo o percurso, garantindo a segurança e a ordem pública.
Segundo um elemento da PSP, “estava prevista a participação de 500 pessoas, mas o número foi largamente ultrapassado, chegando a mais de 3.000 manifestantes” no final do protesto.
Entre os presentes esteve Joana Mortágua, irmã da deputada e coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, detida em Israel desde o dia 1 de outubro.
Sociedade
“m u n d E v i d ê n c i a s” no Centro Cultural de Santarém

O Centro Cultural e Regional de Santarém (CCRS) inaugurou, no dia 4 de outubro de 2025, a exposição fotográfica coletiva “m u n d E v i d ê n c i a s”, comemorando o 7.º aniversário do Núcleo de Fotografia da instituição. A mostra destaca projetos de fotógrafos que exploram temas pessoais e sociais, refletindo experiências, memórias e olhares sobre o mundo.
Artistas e obras em destaque
- André Araújo – Saudades de Amanhã: fotografia como linguagem para evocar memórias futuras.
- Clara Ferreira – Fêmea: uma reflexão sobre preconceitos e sorrisos cúmplices.
- Carlos Soares – Odnum: uma década de cuidado consciente com o ambiente e a “casa comum”.
- Fátima Condeço – Silente: momentos de preparação para uma procissão.
- João Matos Costa – O que resta de um rosto: a fotografia como superfície vulnerável que registra o tempo.
- Joaquim Nascimento – Mexam-se: homenagem a quem pratica atividade física regularmente ou de forma espontânea.
- Luís Miguel Perdigão – Humanos: questiona a humanidade, inspirando-se em Saramago.
- Vitor Lopes – Pouca Terra: mostra a relação dos habitantes da Ribeira de Santarém com o comboio, destacando espaço limitado e risco constante.
Segundo Carlos Soares, do Núcleo de Fotografia, os projetos surgiram a partir de reuniões mensais desde fevereiro, resultando em trabalhos ligados às estórias de vida e “mundividências” de cada participante. Daí surgiu a criação do termo mundEvidência, simbolizando cada imagem como uma evidência particular e bidimensional do olhar de cada fotógrafo.
O Núcleo de Fotografia do CCRS continua a ser um espaço de experimentação, colaboração e crescimento, oferecendo oportunidades para evoluir nas práticas fotográficas.
Visitação
- Local: Fórum Mário Viegas, CCRS
- Até 25 de outubro de 2025
- Horário: Segunda a sexta, 14h30–18h30; Sábados, 10h00–13h00
Sociedade
Influencer Tiago Grila detido por ameaçar candidato a junta de freguesia com arma de fogo

O influencer Tiago Grila foi detido na passada segunda-feira por ameaçar, com uma arma de fogo, um candidato a uma junta de freguesia, segundo confirmou a SIC Notícias.
O caso ocorreu em Sobral de Adiça, concelho de Moura, durante uma festa popular. De acordo com o Jornal de Notícias, Tiago Grila e o candidato desentenderam-se no local, mas o conflito terá sido inicialmente resolvido. Horas depois, o influencer regressou a casa e publicou um vídeo no TikTok onde exibia uma arma de fogo e repetia ameaças dirigidas ao funcionário da Junta de Freguesia.
Suspeito também de ter atropelado uma mulher e fugido na Amadora, Tiago Grila foi ouvido por um procurador no Tribunal de Moura. Após o interrogatório, foi libertado mediante termo de identidade e residência.
Na manhã de quinta-feira, o influencer foi visto em Reguengos de Monsaraz, onde marcou presença no final de uma arruada promovida pelo partido Chega, cumprimentando o líder André Ventura.
- Portugal1 dia atrás
5 de Outubro de 1910: da crise monárquica à proclamação da República
- Sociedade1 dia atrás
“m u n d E v i d ê n c i a s” no Centro Cultural de Santarém
- Desporto3 horas atrás
Fim de Semana Histórico em Setúbal: A Formação do Racing Power FC Faz Sonhar
- Sociedade2 dias atrás
Marido de Daniela Pimenta detido na Tailândia em esquema de burlas milionárias
- Portugal10 horas atrás
Três mortos em violento acidente no IC2 em Soure
- Política2 dias atrás
Manuel Luís Goucha reage a petição insólita sobre Mariana Mortágua
- Desporto10 horas atrás
FC Porto e Benfica empatam num clássico de nervos, intensidade
- Sociedade10 horas atrás
Jovem ferido com gravidade em manifestação de apoio a Gaza continua internado em Lisboa
- Alentejo9 horas atrás
Militar da GNR morre em despiste de automóvel em Monforte
- Educação9 horas atrás
Município de Viana do Alentejo abre candidaturas a bolsas de estudo para o ensino superior
- Saúde9 horas atrás
Enfermeiros continuam sem progredir na carreira devido a atrasos no processo avaliativo
- Ambiente9 horas atrás
Açores: elevado nível de alerta no sistema vulcânico da Terceira