Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Reportagem : VIII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo

Publicado há

no dia

Ao sentirem a sua história e até a sua cultura ameaçada, os avieiros decidiram que era necessário fazer algo que retratasse e preserva-se a sua memória. Foi desse desejo que nasceu a Confraria Ibérica do Tejo, que tem como missão a valorização e divulgação dos valores do Tejo com o VIII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo.

Há anos que cria atividades envolvendo as comunidades ribeirinhas, dando lugar a uma partilha de valores, sentimentos e interesses. O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é neste momento a iniciativa que melhor retrata e enaltece o povo do rio. No fim da primavera o Tejo ganha um novo encanto e novas cores, as aldeias ribeirinhas outrora esquecidas enchem-se de vida à imagem de outros tempos.

Centenas de pessoas, umas atraídas pela saudade outras pela novidade deslocam-se ao rio para fazer parte ou contemplar o regresso da Nossa Senhora dos Avieiros, a padroeira dos homens do Tejo.

Uma verdadeira homenagem ao povo do rio, à semelhança das outras imagens, esta também tem uma história, uma história de amor e de fé. Um casal apaixonado navegava pelo Tejo na sua bateira, tudo parecia certo e calmo, mas de repente o rio tornou-se agitado e o casal perdeu os remos, ficando à deriva, sem rumo e a temer pela própria vida.

A jovem pede auxílio à mãe, aquilo que todos fazemos em momentos de aflição. É então que surge a Nossa Senhora dos Avieiros, que pede ao pai que ajude o casal e assim foi, os enamorados conseguiram chegar a bom porto, ilesos e gratos.

Este ano sob a fé e os afetos realizou-se o VIII cruzeiro, que como toda a peregrinação teve os seus obstáculos, mas havia uma vontade maior, uma vontade maior de dar alento aos olhos ávidos de um Tejo colorido, cheio de barcos de todas as cores, cheios de gente, cheios de crer.

Mais de 53 portos foi o estabelecimento, em muitos deles não havia água, mas havia braços, havia gente, por rio ou por terra a Santa chegou onde tinha de chegar. Transportada até às igrejas para dar consolo e ser protagonista das cerimónias em sua honra, com direito a cânticos, partilha de histórias, testemunhos, um verdadeiro acontecimento para as gentes das aldeias que sabem que não estão esquecidas.

O momento de chegada às aldeias é algo único,e os homens e mulheres de rostos suados e braços cansados que transportam a imagem, entendem a importância dos seus esforços em levar a santa aos seus. Uma reunião marcada pela música, pelos cânticos, promessas e oferendas

Todos são seus filhos, seja aldeia, vila ou cidade, a Nossa Senhora dos Avieiros está presente onde houver gente que carregue ao peito esta cultura e esta sina de ser filho do rio, de ser avieiro.
Valorizar a cultura avieira é valorizar o rio, o rio que ano após ano está mais poluído, tem menos água é mais assoreado, mais difícil de navegar , mais esquecido. Esta é uma das principais preocupações dos avieiros impedir que o Tejo deixe ser o Tejo.

Alentejo Central

Associações de Vendas Novas recebem mais de 245 mil euros do município para desenvolvimento das suas atividades

Publicado há

no dia

por:

associativismo vendas novas

O apoio ao associativismo é uma prioridade para o Município de Vendas Novas, e este compromisso reflete-se na recente assinatura dos contratos-programa entre a autarquia e as 42 associações do concelho. Este acordo visa garantir o funcionamento e desenvolvimento das atividades associativas ao longo do ano de 2024.

As associações abrangidas por estes contratos representam uma variedade de áreas, desde o social ao desportivo, passando pelo cultural, moradores, proteção animal e instituições que trabalham com utentes com incapacidade ou deficiência. O montante total atribuído é de 245.736,50 euros, distribuídos de diversas formas para melhor servir as necessidades de cada associação.

Do total atribuído, 148.974 euros correspondem a apoio financeiro direto, destinado a cobrir despesas operacionais e de funcionamento. Além disso, foram disponibilizados 75.762,50 euros para apoio em transportes municipais, facilitando a mobilidade das associações e dos seus membros. Adicionalmente, 21.000 euros foram destinados a crédito para serviços de reprografia e pequenas reparações nas instalações das associações.

Para além destas formas de apoio financeiro, as associações têm ainda acesso gratuito a equipamentos municipais para a realização de três grandes iniciativas, bem como a atribuição de material logístico para a realização dos seus eventos, como mesas, cadeiras, palcos e baias, entre outros.

O Município de Vendas Novas reconhece o papel vital que as associações desempenham no desenvolvimento local, promovendo o bem-estar, a coesão social e a participação cívica dos Vendasnovenses. Uma palavra de apreço é dirigida a todos os voluntários que, com a sua paixão e dedicação incansável, contribuem diariamente para o enriquecimento da vida associativa no concelho. É graças a eles que estas atividades são possíveis, e é com esperança que se espera que continuem o seu valioso trabalho no futuro.

Continuar a ler

Portugal

Fim das portagens nas ex-SCUT aprovado pelo Parlamento: Mudança histórica nas estradas portuguesas

Publicado há

no dia

por:

GMlvJC XAAAOy2R

O Parlamento português deu um passo histórico esta quinta-feira ao aprovar a proposta do Partido Socialista (PS) para eliminar as portagens nas antigas SCUT (Sem Custos para o Utilizador), com efeitos previstos já a partir de 1 de janeiro de 2025. Esta medida, que visa desonerar os condutores que atravessam as autoestradas do interior, recebeu votos favoráveis de várias bancadas parlamentares, incluindo PS, BE, PCP, Livre, Chega e PAN, resultando numa viragem significativa na política rodoviária nacional.

O projeto socialista pretende suprimir as taxas de portagem em todas as secções das autoestradas do interior onde não existam alternativas viáveis em termos de qualidade e segurança. Esta decisão, que reflete uma preocupação com a acessibilidade e o desenvolvimento das regiões mais remotas do país, representa um investimento estimado em 157 milhões de euros, segundo dados fornecidos pelo próprio PS.

O desfecho da votação revelou uma divisão clara entre os partidos, com o PSD e o CDS a votarem contra a proposta, enquanto a Iniciativa Liberal (IL) optou pela abstenção. Os votos do Chega foram decisivos para a aprovação da medida, consolidando uma maioria parlamentar inesperada neste tema.

Os troços abrangidos por esta decisão abarcam algumas das principais autoestradas portuguesas, incluindo a A4 (Transmontana e Túnel do Marão), A13 e A13-1 (Pinhal Novo), A22 (Algarve), A23 (Beira Interior), A24 (Interior Norte), A25 (Beira Litoral/Beira Alta) e A28 (Minho).

Esta mudança representa o culminar de um longo debate sobre o modelo de cobrança de portagens nas antigas SCUT, que remonta à sua introdução em 1997, quando os custos eram suportados integralmente pelo Estado. A transição para um sistema de pagamento pelos condutores, a partir de 2011, gerou controvérsia e protestos ao longo dos anos, culminando agora numa reversão significativa da política rodoviária nacional.

Agora, após a aprovação pelo Parlamento na generalidade, a proposta seguirá para o processo de especialidade, onde serão discutidos e refinados os detalhes da sua implementação. Este é um marco histórico que promete transformar significativamente o panorama das estradas portuguesas e contribuir para um maior equilíbrio territorial e social no país.

Continuar a ler

Sociedade

Rio atmosférico vai trazer a chuva de volta este fim de semana: saiba o que vão dizer os termómetros

Publicado há

no dia

por:

tempo

Prepare-se para um fim de semana regado em todo o território continental português, com o regresso da tão aguardada chuva. Ao contrário desta sexta-feira, que se apresentou seca em quase todo o país, este sábado será marcado pelo retorno das precipitações, graças a um fenômeno conhecido como “rio atmosférico”, que estará presente durante todo o fim de semana.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este sábado será propício para o uso do guarda-chuva, especialmente nas regiões Norte e Centro do país. Espera-se céu muito nublado, com períodos de chuva persistente e, por vezes, forte, especialmente no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir do início da manhã.

Os ventos serão variáveis, soprando entre fraco a moderado, com rajadas mais intensas nas terras altas e na faixa costeira a norte do Cabo Mondego. Além disso, pode-se esperar a ocorrência de neblina ou nevoeiro temporário em alguns locais. As temperaturas terão uma subida, principalmente as mínimas.

No sul do país, o céu estará inicialmente pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade ao longo do dia, com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco a partir da tarde. Os ventos serão fracos a moderados do quadrante oeste, e haverá uma pequena subida de temperatura.

Para o domingo, as previsões indicam precipitação de norte a sul de Portugal continental, com períodos de chuva mais frequentes e intensos nas regiões Norte e Centro, tornando-se mais suave e dispersa no Sul ao longo do dia, com possibilidade de aguaceiros intermitentes.

Quanto às temperaturas, os termômetros nas principais cidades portuguesas apresentarão as seguintes variações:

  • Lisboa: entre 13 e 21 graus
  • Porto: entre 12 e 18 graus
  • Aveiro: entre 14 e 20 graus
  • Viseu: entre 10 e 16 graus
  • Braga: entre 10 e 20 graus
  • Bragança: entre 9 e 18 graus
  • Guarda: entre 5 e 16 graus
  • Coimbra: entre 13 e 20 graus
  • Beja: entre 9 e 24 graus
  • Évora: entre 8 e 24 graus
  • Faro: entre 11 e 25 graus
  • Ponta Delgada: entre 17 e 21 graus
  • Funchal: entre 16 e 23 graus.
Continuar a ler

Portugal

“UE esgota esta sexta-feira recursos do planeta para 2024: Apelo urgente por ações ambientais após eleições europeias”

Publicado há

no dia

por:

Pego das Pias scaled

Hoje, dia 3 de maio, marca um momento crítico para a União Europeia e para o mundo. Os recursos naturais disponíveis para este ano se esgotariam se toda a população mundial consumisse ao ritmo dos países europeus, uma realidade considerada “insustentável e irresponsável” por organizações ambientalistas.

Com o tão falado “Dia da Sobrecarga do Planeta” chegando para a UE, mais de 300 organizações da sociedade civil estão a fazer um apelo urgente aos líderes da União Europeia para enfrentar as crises ambientais que se avizinham após as próximas eleições europeias.

Numa carta aberta, também assinada por organizações portuguesas como a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a Associação Natureza Portugal/Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF) e a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, os subscritores instam os líderes políticos a comprometerem-se com uma economia neutra em termos de impacto climático, com zero poluição e que promova a conservação da natureza.

Alertam que se todas as populações mundiais adotassem os padrões de consumo da UE, a humanidade começaria a consumir recursos a crédito a partir deste dia, utilizando recursos que só deveriam ser utilizados no próximo ano.

Este apelo surge num contexto de preocupantes recuos nas políticas ambientais nos últimos tempos, com algumas políticas sendo utilizadas para ganhos eleitorais a curto prazo, lamentam as organizações subscritoras.

É urgente que os decisores políticos aprofundem e acelerem o Pacto Ecológico Europeu, aumentem radicalmente os investimentos públicos em ações climáticas, ambientais e de justiça social, e fortaleçam a governação da UE, a democracia e a participação efetiva da sociedade civil, destacam.

As consequências desse consumo insustentável são vastas e graves, incluindo desflorestação global, perda de biodiversidade, colapso das reservas de peixes, escassez e poluição da água, erosão dos solos, poluição atmosférica e, claro, as alterações climáticas.

E as alterações climáticas já estão a causar fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes, com a Europa a enfrentar aumentos de temperatura duas vezes mais rápidos do que em outros continentes, alertam as organizações.

Com as eleições europeias à porta, os subscritores da carta destacam que este é o momento crucial para reverter a situação, tornando a crise tripla do planeta – alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição – uma prioridade política.

Portugal, embora tenha melhorado a sua classificação em relação ao ano anterior, ainda enfrenta desafios significativos. O país esgotará os seus recursos para este ano no próximo dia 28 de maio, um sinal claro de que são necessárias ações urgentes para garantir um futuro sustentável para todos.

Os dados são fornecidos pela organização internacional “Global Footprint Network”, que calcula o dia da sobrecarga do planeta. Este ano, o primeiro país a esgotar os recursos foi o Qatar, seguido pelo Luxemburgo, os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos. Os últimos países a esgotar os seus recursos serão o Equador e a Indonésia, em 24 de novembro.

Continuar a ler

Siga-nos no Facebook

Ultimas do Alentejo

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.580.995)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.622)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.845)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.149)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.514)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (368.989)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS