Siga-nos nas redes sociais

Portugal

TERM Research Hub/Instituto Cidade de Guimarães é inaugurado amanhã

Publicado há

no dia


É um dos maiores polos europeus de investigação em engenharia de tecidos humanos e medicina regenerativa. O TERM Research Hub/Instituto Cidade de Guimarães vai ser inaugurado esta quarta-feira, dia 10, pelas 10h15, no Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (I3Bs) da Universidade do Minho, situado no Avepark, em Barco, Guimarães.

Publicidade

A sessão conta com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, e do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes. Estão também o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, a presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Madalena Alves, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e o presidente do I3Bs, Rui L. Reis.

O edifício, que acolhe o Tissue Engineering and Regenerative Medicine (TERM) Research Hub da UMinho, articula-se com o edifício do Grupo 3B’s, também sede do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa. Trata-se do maior projeto aprovado no Roteiro Estratégico de Infraestruturas Científicas Nacionais, com 10.8 milhões de euros financiados pela CCDR-N e pela FCT, tendo ainda o apoio de 1.25 milhões do Município de Guimarães.

Publicidade

O projeto é um marco da investigação portuguesa e europeia na área, traduzindo-se em métodos inovadores aplicados na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neurodegenerativas e cardiovasculares, com uma abordagem para cada paciente. Esta infraestrutura pretende ainda oferecer condições únicas para atrair talento científico internacional, estimulando a competitividade do setor e melhorando a economia e a sociedade a vários níveis.



Source link

Publicidade
Continuar a ler
Publicidade

Portugal

Estado de calamidade alargado até 8 de fevereiro

Publicado há

no dia

por:


O Governo anunciou, este domingo, o alargamento do estado de calamidade até ao dia 8 de fevereiro, bem como um pacote global de apoios no montante de 2.500 milhões de euros, destinado a responder aos prejuízos causados pelas recentes intempéries.

Publicidade

De acordo com a comunicação feita ao País, estão previstos diversos apoios, nomeadamente para intervenções de reconstrução de habitação própria e permanente até 10 mil euros, acessíveis a todos os cidadãos e famílias, sem necessidade de apresentação de documentação, nos casos em que não exista cobertura de seguro aplicável.

Este mesmo procedimento simplificado será igualmente aplicado a situações relacionadas com a agricultura e a floresta, também até ao montante de 10 mil euros. Estas foram algumas das medidas anunciadas.

Publicidade

O Município da Nazaré continuará a envidar todos os esforços para apoiar a população, acompanhando de perto a situação no terreno e articulando com as entidades competentes, de forma a garantir que os apoios chegam a quem deles necessita.

Reforçamos ainda o alerta para o agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, apelando à população para que adote comportamentos preventivos e siga todas as recomendações das autoridades.

Publicidade





Source link

Publicidade
Continuar a ler

Portugal

CM Pampilhosa da Serra / Município apoia população afetada pela depressão Kristin com cedência gratuita de materiais de construção

Publicado há

no dia

por:


Na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin em várias habitações do concelho, o Município de Pampilhosa da Serra decidiu avançar com uma medida de resposta imediata, através da cedência gratuita de tijolos e telhas da sua posse à população afetada, com o objetivo de apoiar a reposição das condições de segurança das habitações.

Publicidade

Os materiais estarão disponíveis para levantamento a partir de domingo, 1 de fevereiro, no Estádio Municipal Antigo, entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Para aceder a este apoio, os interessados deverão apresentar prova de titularidade do imóvel, fotografias comprovativas dos danos registados e identificação pessoal. No local, deverá ser solicitada apenas a quantidade estritamente necessária de materiais, sendo da responsabilidade dos requerentes o transporte dos mesmos, através de meios próprios.

Publicidade

O Município informa ainda que, posteriormente, técnicos da Câmara Municipal irão proceder à vistoria das habitações, de forma a confirmar se a quantidade de materiais utilizada corresponde ao solicitado, prevenindo pedidos indevidos ou excedentários.

Consciente dos impactos significativos que este fenómeno meteorológico causou em toda a Região e manifestando solidariedade para com todos os concelhos afetados, o Município de Pampilhosa da Serra reforça, com esta medida, o seu compromisso de apoio aos Pampilhosenses, procurando responder de forma célere às necessidades mais urgentes da população, nomeadamente ao nível de segurança e habitabilidade.

Publicidade

O apoio encontra-se limitado ao stock existente, sendo os materiais entregues exclusivamente no local indicado e por ordem de chegada dos pedidos.



Source link

Publicidade
Continuar a ler

Portugal

Guimarães anuncia incentivo para feirantes e lojas que promovem a sustentabilidade

Publicado há

no dia

por:


O município de Guimarães anunciou medidas de incentivo para os feirantes e lojas que promovem a sustentabilidade. Na Feira Retalhista de Guimarães, os feirantes que efetuarem a separação integral dos resíduos de embalagens produzidos terão uma redução de 20% nas taxas. Isso equivale a uma economia de cerca de 16€ por mês.

Publicidade

Esta medida já permitiu separar e valorizar 75% dos resíduos produzidos em 2022. Já no mercado municipal, as lojas e bancas que venderem produtos biológicos certificados de acordo com o Regulamento (EU) 2018/848 terão uma redução de 50% no valor das taxas. Além disso, o município continua a distribuir sacos compostáveis e biodegradáveis no mercado municipal, como parte das iniciativas de “Mercado sem plástico”.



Source link

Publicidade
Continuar a ler

Portugal

Guimarães atribui mais de 300 mil euros a projetos artísticos para o primeiro semestre de 2023

Publicado há

no dia

por:


Guimarães atribui mais de 300 mil euros a projetos artísticos para o primeiro semestre de 2023 | Câmara Municipal de Guimarães

Publicidade


Publicidade



Publicidade










Publicidade












Publicidade


Publicidade

Passar para o Conteúdo Principal

Publicidade

Top

Publicidade



as nossas apps

Descarregar a app móvel

Publicidade






Publicidade



Publicidade

Publicidade

Publicidade



Publicidade





Publicidade





Publicidade

Publicidade





Source link

Publicidade
Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com