Cultura
Nova criação de Catarina Miranda para o Instável
Nova criação de Catarina Miranda para o Instável – Centro Coreógrafico, estreia nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Teatro Campo Alegre.
Inspirada em manifestações culturais onde o som assume um papel central – do Entrudo ao Carnaval – a peça convoca ritmo, sopro e corpo para construir uma experiência coletiva intensa, entre celebração e vertigem.
Em coprodução com o Teatro Municipal do Porto.
Mais em www.instavel.pt/rara / https://www.dgartes.gov.pt/pt/evento/9516
→
Tomás Laranjo / “ЯΛ́ЯΛ”, de Catarina Miranda para a Companhia Instável / interpretação de Duarte Valadares, Inês Luzio, Joana Sousa, Junis Becherer e Leo Calvino
—
APOIO Direção-Geral das Artes
Link no Facebook
Cultura
CARTAZ → DANÇA → GOUVEIA A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) dá …

CARTAZ → DANÇA → GOUVEIA
A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) dá início, amanhã, à circulação nacional deste ano da criação “Lucidez”, de Nélia Pinheiro, com apresentação dirigida ao público geral. A apresentação é às 21h30, no Teatro Cine de Gouveia. Estreada em 2022, Lucidez é interpretada por cinco bailarinos e tem realizado, desde então, inúmeras apresentações a nível nacional, no continente e nas ilhas, afirmando-se como uma das criações com maior continuidade no repertório recente da CDCE. Inspirada no pensamento e na obra de José Saramago, a obra propõe uma reflexão sobre a lucidez como gesto coletivo e político, colocando o corpo como espaço de pensamento.
→ para assistir no dia 7 de fevereiro, às 21h30, no Teatro-Cinema de Gouveia
© Nuno Madaleno
CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora
Link no Facebook
Alentejo
Cultura em Évora: Projeto “SALÃO” debate o papel do Teatro Universitário com Ana Telles e Paulo Roque

O Teatro Garcia de Resende, em Évora, volta a abrir as portas do seu Salão Nobre no dia 11 de fevereiro, às 18h30, para mais uma sessão do projeto SALÃO. Desta vez, o encontro foca-se na temática do Teatro Universitário, contando com a presença de dois convidados de destaque no panorama académico e artístico local: Ana Telles (Vice-Reitora da Universidade de Évora e reconhecida pianista) e Paulo Roque (encenador e docente).
Este projeto do CENDREV – Centro Dramático de Évora, que se consolidou como um espaço de pensamento crítico e partilha, pretende nesta sessão explorar como a prática teatral sobrevive e se desenvolve no seio académico. A iniciativa surge de um desafio lançado ao público para selecionar temas que confrontam a arte com o seu contexto social e institucional, sendo a “arte no meio académico” um dos eixos mais aguardados para este ciclo.
A participação presencial é gratuita, embora sujeita a reserva de bilhetes através da plataforma BOL ou diretamente na bilheteira do teatro. Para aqueles que, devido aos recentes constrangimentos de mobilidade no distrito, não consigam deslocar-se ao centro histórico de Évora, a organização mantém a aposta na transmissão em direto através da página de Facebook do CENDREV, permitindo a interação online com os convidados.
Cultura
FESTIVAL → DANÇA → CASTRO VERDE A Associação PédeXumbo organiza mais uma ediçã…

FESTIVAL → DANÇA → CASTRO VERDE
A Associação PédeXumbo organiza mais uma edição do Entrudanças o festival de Entrudo que acontece anualmente na vila de Entradas. Em 2026, regressa de 13 a 15 de fevereiro, para três dias de festa!
O Entrudanças é um dos festivais mais populares da Associação PédeXumbo e traz gentes de várias partes do país a esta festa que é da vila de Entradas. O festival propõe uma viagem de três dias, centrada na tradição e na partilha de culturas, neste contexto que é o Entrudo. Os bailes, concertos, oficinas de dança e paralelas, passeios e visitas, gastronomia e exposições, com propostas nacionais e internacionais, têm lugar no programa, assim como o Cante, a viola campaniça e o artesanato local.
Destaca-se ainda o trabalho artístico com a comunidade que, durante mais de um mês participa no desenvolvimento de um trabalho artístico, envolvendo-se de uma forma criativa e única, nas propostas de artistas convidados, no âmbito do projeto “Pessoas Cheias de Território”.
+ info em pedexumbo.com/entrudancas
Bilheteira em pedexumbo.com/bilheteira-entrudancas
_
APOIO DDireção-Geral das Artes



Link no Facebook
Alentejo
Moura: Candidaturas para stands da XVII Olivomoura abertas até 13 de março

A Câmara Municipal de Moura, em parceria com diversas entidades, confirmou a realização da Feira de Maio – XVII Olivomoura | Feira Nacional de Olivicultura, que terá lugar entre os dias 7 e 10 de maio de 2026. O Município já abriu o período de candidaturas para a ocupação dos stands nos Pavilhões de Exposições, com o prazo limite fixado para o dia 13 de março. O certame, que se assume como uma montra privilegiada para o setor, dará prioridade a empresas e instituições ligadas à agricultura, pecuária e turismo, sendo a seleção feita por ordem de inscrição devido ao número limitado de espaços.
A XVII Olivomoura tem como objetivos centrais a promoção das potencialidades olivícolas e agroalimentares da região, reforçando a marca de prestígio “Moura Terra Mãe do Azeite do Alentejo”. Mais do que uma feira tradicional, o evento pretende fomentar a inovação e o empreendedorismo, colocando à disposição dos produtores as mais recentes tecnologias e sistemas aplicados à oliveira e ao azeite. A participação de entidades de impacto nacional visa criar novas oportunidades de negócio e potenciar espaços de comercialização que engrandeçam a economia local e o olivoturismo.
Os empresários e instituições interessados em marcar presença nesta edição devem preencher a ficha de inscrição oficial e enviá-la para a Câmara Municipal (Praça Sacadura Cabral) ou através dos emails cmmoura@cm-moura.pt ou moura.turismo@cm-moura.pt. Toda a documentação necessária, incluindo o regulamento e os critérios de atribuição de stands, já se encontra disponível para consulta no site da autarquia, na secção dedicada às “Feiras On-line”.
-
Alentejo2 dias agoMoura sob Alerta: Estradas cortadas e deslizamentos de terras mobilizam equipas de emergência
-
Portugal1 dia agoEnxurrada arrasta viaturas em Portalegre e deixa milhares sem eletricidade
-
Alentejo2 dias agoGrândola: Aldeia do Lousal isolada e EN261-2 cortada devido ao transbordo de ribeiras
-
Alentejo3 dias agoSemana de Alerta: Depressão Leonardo traz chuva extrema e risco de cheias ao Alentejo
-
Ambiente1 dia agoTejo em Alerta Vermelho: 50 estradas cortadas e povoações isoladas no distrito de Santarém
-
Alentejo2 dias agoConheça as dezenas de estradas cortadas pela Depressão Leonardo
-
Reguengos de Monsaraz3 dias agoRoçamento de vias | 4 e 5 fevereiro 2026 Para que o município possa efetuar os …
-
Alentejo1 dia agoAlqueva no limite: Barragem atinge cota máxima e descargas fazem subir nível do Guadiana
-
Reguengos de Monsaraz3 dias agoAviso | corte da Estrada Regional 381 – Caridade dia 4 de fevereiro Por motivo …
-
Meteorologia3 dias agoInformação especial Comunicado válido entre 2026-02-03 21:14:00 e 2026-02-07 2…
-
Alentejo1 dia agoPortalegre: Município mobiliza equipas para reparar estragos da tempestade e sinalizar zonas de risco
-
Meteorologia3 dias agoInformação especial Comunicado válido entre 2026-02-03 21:12:00 e 2026-02-06 2…


