Siga-nos nas redes sociais

Portugal

CM Pampilhosa da Serra / Peça do Mês de janeiro do Museu Municipal

blank

Publicado há

no dia

peca do mes cartaz publicacao


O Museu Municipal apresenta, como peça do mês de janeiro, uma Separata do Anuário de Pesos e Medidas N.º1, publicada em 1940 pela Direção Geral da Indústria do Ministério da Economia.

Publicidade

Este recurso monográfico reúne informação sobre os «Novos Aparelhos de Pesar ou Medir», aprovados nesse ano, ao abrigo do Decreto n.º 9051 de 11 de agosto de 1923 e era utilizado pelos Aferidores Municipais, técnicos responsáveis por aferir os instrumentos de medição utilizados nas transações comerciais, de forma a garantir a exatidão das pesagens e medições. 

Conheceu algum Aferidor Municipal? Se sim, deixe o seu testemunho na caixa de comentários.

Publicidade

Pode visualizar a respetiva peça através do link para o Museu Virtual: https://my.matterport.com/show/?m=VftMUZw4AbM&ss=69&sr=-.76%2C.03&tag=1lDg34GMaOu&pin-pos=-1.3%2C4%2C-2.17



Source link

Publicidade
Continuar a ler
Publicidade

Portugal

Membros de Mesa – Voto antecipado em mobilidade

blank

Publicado há

no dia

por:

mesavoto


Na continuação do objetivo de formação aos membros de mesa, conforme o previsto no artigo 6.º da Lei n.º 22/99, de 21 de abril, que regula a criação da Bolsa de Agentes Eleitorais, a Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna informa que está a promover o curso on-line designado “Membros de mesa – Voto antecipado em mobilidade”, destinado à formação de agentes eleitorais com vista ao exercício das funções de membros de mesa de Voto Antecipado em Mobilidade.

Publicidade

Todos os interessados podem ter acesso à informação relativa ao curso e realizá-lo através da plataforma NAU, em https://bit.ly/3OZlBI5, passando a adquirir ou consolidar, através da conclusão da formação em apreço, conhecimentos sobre as funções de membros de mesa de voto antecipado em mobilidade, que poderão exercer, se vieram a ser designados para o efeito.

Para que os interessados possam aceder ao conteúdo do curso devem iniciar sessão na mencionada plataforma NAU, caso já se encontram registados, ou efetuar um novo registo, caso estejam a utilizar a referida plataforma pela primeira vez.

Publicidade

Quaisquer interessados poderão obter esclarecimentos sobre o curso “Membros de mesa – Voto antecipado em mobilidade”, através do endereço de correio eletrónico adm.eleitoral@sg.mai.gov.pt ou através do contracto telefónico da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna / Administração eleitoral: +351 213 947 100.



Source link

Publicidade
Continuar a ler

Portugal

A CCDR NORTE participou numa iniciativa internacional dedicada ao turismo susten…

blank

Publicado há

no dia

por:

A CCDR NORTE participou numa iniciativa internacional dedicada ao turismo


A CCDR NORTE participou numa iniciativa internacional dedicada ao turismo sustentável e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito do projeto europeu Tourism4SDGs, realizada em Valladolid (Espanha) e Miranda do Douro (Portugal). No seminário dedicado às experiências portuguesas de turismo sustentável, realizado em Miranda do Douro, a CCDR NORTE esteve representada por Vítor Deveza, Chefe da Unidade de Cooperação Internacional, que destacou a importância da cooperação transfronteiriça NORCYL na valorização do património natural e cultural e na promoção de modelos de turismo sustentável, alinhados com os ODS e com as prioridades da política de coesão da União Europeia.

Saiba mais: https://egoi.me/3c1dc28

621826541 1300463555452342 2471990698892307607 n
621759381 1300463585452339 5339164925601931663 n
622345609 1300463632119001 2215239734501417520 n


Link no Facebook

Publicidade
Continuar a ler

Portugal

Museu dinamizou oficina de memória e tradição

blank

Publicado há

no dia

por:

2026 01 23 a chourica 03


O Serviço Educativo do Museu Municipal realizou, no dia 23 de janeiro, junto dos utentes das duas valências da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, a atividade «A Chouriça do nosso Fumeiro», dedicada à evocação da tradicional matança do porco, enquanto prática marcante da memória coletiva e da identidade local.

Publicidade

A oficina promoveu a partilha de histórias, gestos e vivências associadas a esta tradição e incluiu a produção simbólica de chouriças, recriando os gestos, o saber-fazer e as práticas de antigamente, com recurso a um objeto emblemático: a enchedeira.

Não se fizeram chouriças verdadeiras, mas sim chouriças de memória — que não se comem, mas aquecem — valorizando saberes transmitidos pela comunidade e preservados na experiência de quem os viveu.

Publicidade

Uma atividade que promoveu convívio, partilha e valorização do património cultural imaterial, reforçando a importância de preservar as tradições locais.



Source link

Publicidade
Continuar a ler

Portugal

Guimarães Space Hub dará um impulso à investigação e economia aeroespacial em Portugal

blank

Publicado há

no dia

por:

protocolo


Na tarde desta terça-feira, 5 de março, no auditório do Teatro Jordão, em Guimarães, foi o “Novo Espaço” o tema principal das intervenções dos participantes na sessão de assinatura do protocolo entre o Município de Guimarães e o CEiiA, cujo objetivo é a instalação de um polo tecnológico dedicado à investigação aeroespacial e do “Centro de Operações do Atlântico” para operar a Constelação do Atlântico, um conjunto de 30 satélites que se espera estarem na órbita terrestre até final de 2026.

Publicidade

O “Guimarães Space Hub” é um projeto que terá no estímulo à cooperação no setor do espaço, centrada nas vertentes empresarial, ensino e investigação, um dos seus principais objetivos, e pretende impulsionar um conjunto de novas dinâmicas colaborativas no território que possam orbitar em torno da economia aeroespacial. Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, referiu a importância estratégica que a ciência e o conhecimento têm para o desenvolvimento do território, e lembrou o papel decisivo de António Cunha, que, aquando da elaboração do Plano de Ação para a Transição Económica do Município de Guimarães, já antevia que o território pudesse vir a ter um papel decisivo na área do espaço, o que agora começa a concretizar-se.

O novo polo tecnológico beneficiará ainda do contributo inestimável da Licenciatura e Mestrado em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho, apresentados pelo presidente da Escola de Engenharia, Pedro Arezes, que mudará de “casa”, após a reabilitação e refuncionalização da antiga Fábrica do Arquinho, na Caldeiroa, cujo projeto de arquitetura foi também apresentado durante a sessão e cujo concurso para a obra deverá ser lançado no final deste semestre. Para o sucesso do “Guimarães Space Hub”, o contributo de José Rui Felizardo, presidente executivo do CEiiA, é visto como fundamental, pela visão e conhecimento que demonstra na liderança de um dos mais importantes centros de investigação e desenvolvimento de produto da Europa.

Publicidade

A tarde foi ainda dominada pelo sucesso do lançamento do MH-1, que foi acompanhado por grande parte dos presentes na noite de ontem nas instalações do CEiiA, em Matosinhos, com António Cunha, presidente da CCDR-N, a referir que está a ser construído um caminho que a CCDR-N “acarinha” e cujos resultados “começam a ser evidentes”. Durante a sessão, intervieram ainda vários protagonistas na área da nova economia do espaço, como Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, Rui Magalhães, do CEiiA, André Oliveira, da N3O, e Francisco Cunha, da Geosat, que analisaram o “estado da arte” em Portugal e projetaram o futuro.

No final da sessão, José Rui Felizardo, dirigiu-se às dezenas de alunos de Engenharia Aeroespacial presentes no auditório pedindo-lhes para que desenhassem o seu futuro. “Nós marcamos as tendências”, disse. O presidente executivo do CEiiA fez saber que um dos focos da instituição que dirige são os jovens que agora estão a ser formados em Engenharia Aeroespacial, na UMinho, manifestando interesse num contacto com eles “o mais cedo possível”. Para esse fim, foi celebrado um segundo protocolo envolvendo a Universidade do Minho e o CEiiA. A esse propósito, Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, disse estar a Universidade empenhada na consolidação e afirmação do aeroespacial, no que considera um momento em que se desenham “condições únicas” para construir futuro.

Publicidade



Source link

Publicidade
Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com