Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Longas filas para vacinação eram “expectáveis”, mas devem ser resolvidas

Publicado há

no dia

vacina

O responsável pela vacinação contra a covid-19 afirmou hoje que a possibilidade de longas filas nos centros de vacinação era expectável devido ao aumento do ritmo do processo, mas reconheceu que é um problema e terá de ser resolvido.

Na primeira segunda-feira desde que arrancou a vacinação sem marcação de pessoas com 45 ou mais anos, o dia no centro de vacinação do concelho de Oeiras, no Pavilhão Carlos Queiroz em Carnaxide, começou com uma fila de milhares de pessoas que contornava todo o complexo desportivo.

“Já era expectável que isto acontecesse esta semana, face ao número de vacinas que vamos dar, mas é indesejável que as pessoas estejam tanto tempo na fila e vamos tentar melhor o processo”, disse à Lusa o vice-almirante Gouveia e Melo, que coordena a ‘task-force’ responsável pelo processo de vacinação contra a covid-19.

No sábado, o responsável explicou que Portugal iria acelerar o ritmo de vacinação devido à rápida disseminação da variante Delta de SARS-CoV-2, prevendo que seja possível vacinar cerca de 850 mil utentes por semana.

Uma consequência expectável desta medida, como admitiu hoje, são as longas filas nos centros de vacinação, como aquela que testemunhou durante a manhã no Pavilhão Carlos Queiroz, onde diariamente são vacinadas em média duas mil pessoas.

“Vim cá perceber o que se passava ‘in loco’ para ter a certeza e vou agora tomar as medidas que forem necessárias para tentar que isto não volte a acontecer, apesar de que nesta semana e na próxima a probabilidade de existirem filas seja elevada face ao ritmo de vacinação muito elevado que vamos ter”, explicou.

Entre as medidas possíveis, referiu a necessidade de um melhor esclarecimento dos horários do processo “casa aberta”, que agora permite a vacinação de pessoas com 45 ou mais anos sem agendamento prévio.

No centro de vacinação de Oeiras, por exemplo, existem dois horários reservados para essa modalidade – entre as 13:00 e as 14:00 e entre as 18:00 e as 19:00 – mas por desconhecimento, algumas pessoas dirigiram-se ao pavilhão logo de manhã.

“Eu aconselho as pessoas a virem depois das 17:00 para o processo “casa aberta”, referiu Gouveia e Melo, explicando que é sobretudo ao final do dia há maior disponibilidade paras as pessoas sem marcação.

Foi também essa a recomendação que foi sendo dada a quem chegou àquele centro de vacinação antes do horário disponível, como testemunhou a Lusa, de forma a tentar não alongar uma espera já demorada.

Já ao início da tarde, cerca das 13:30, milhares de pessoas formavam uma fila que ainda contornava todo o complexo desportivo, e em que quem já tinha às costas horas de espera se cruzava com quem tinha acabado de chegar, numa espécie de circulo que não se fechava e continuava a crescer por onde podia.

Mariana Gonçalves era uma entre a maioria de pessoas que esperava há horas a sua vez, apesar de ter marcação.

“Estou à espera desde as 11:30”, relatou à Lusa, contando que no dia anterior tinha acompanhado o marido à vacinação contra a covid-19 e o cenário era completamente diferente. “Nunca esperei que isto estivesse assim”, admitiu.

Alguns metros atrás, Ana Gil também aguardava a sua vez, mas garantiu que apesar da dimensão da fila, “é mais assustador do que parece” e a fila anda a bom ritmo.

Àquela hora, a equipa do centro de vacinação já tinha colocado cadeiras ao longo de todo o percurso de forma a facilitar a espera e distribuía águas às pessoas, que continuavam a chegar.

Lusa

Portugal

Campo Maior: Descobertas duas ligações Ilegais de energia e água

Publicado há

no dia

por:

gnr

Hoje, dia 16 de maio, o Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior, identificou duas ligações ilegais de distribuição de energia elétrica e água no concelho de Campo Maior.

Durante a operação, em colaboração com as empresas E-REDES e AQUAMAIOR, os militares da Guarda Nacional Republicana descobriram duas ligações clandestinas, uma na rede pública de distribuição de energia e outra na rede de distribuição de águas sanitárias.

Os detalhes da ocorrência foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas para as devidas providências legais.

Continuar a ler

Portugal

Chamusca em destaque com banda “Los Invictus” no Festival Nacional da Canção Rural”

Publicado há

no dia

por:

image010 1

O pulsar cultural da Chamusca ganha novas asas com a participação da banda “Los Invictus” no Festival Nacional da Canção Rural.

Composta por Pedro Braz, Vasco Faustino, Rodrigo Simões e Filipa Canavilhas, a banda promete emocionar com a canção “Memórias da Vindima”, que evoca um tempo de tradição e alegria, onde a vindima era uma festa que atravessava gerações, marcada pelo som das vozes e risos entre as videiras, misturando-se com o aroma adocicado das uvas maduras.

Esta não é a primeira incursão do Município da Chamusca neste palco musical. Na edição inaugural do festival, em Pinhel, o fadista local Rui Tanoeiro conquistou o primeiro lugar com a canção “Morena da Minha Aldeia”, além do prêmio de Melhor Música. No ano passado, em Lagoa, foi a vez da fadista Marisa Ferreira representar com a canção “Dança Menina”, alcançando a final do concurso.

Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), com a participação de 13 municípios associados, o festival visa fomentar a composição de temas musicais que, através de seus textos poéticos, proporcionem uma maior visibilidade ao mundo rural.

A final da terceira edição está marcada para o dia 6 de julho, em Santarém, uma das quatro cidades que integram a “Cidade do Vinho 2024”.

Continuar a ler

Baixo Alentejo

Detido em flagrante por violência doméstica em Odemira

Publicado há

no dia

por:

Violência

No dia 14 de maio, o Comando Territorial de Beja, através do Posto Territorial de Vila Nova de Milfontes, procedeu à detenção em flagrante delito de um homem de 46 anos, por violência doméstica, na localidade do Brejão, concelho de Odemira.

A ação policial surgiu na sequência de uma denúncia, onde os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) intercetaram o suspeito no momento em que ameaçava a vítima, a sua companheira de 38 anos, e restantes familiares menores, recorrendo a uma reprodução de uma arma de fogo e uma arma branca.

No decurso das diligências, foi realizada uma busca domiciliária à residência do suspeito, culminando na apreensão de diversos materiais, nomeadamente uma espingarda caçadeira, uma pistola de airsoft, nove doses de cannabis, 254 munições de vários calibres, nove cápsulas de CO2, e uma faca.

Após a detenção, o suspeito foi presente ao Tribunal Judicial de Odemira, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A operação contou com o apoio dos Postos Territoriais de Odemira, São Teotónio, e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Odemira.

A violência doméstica é um crime público e a denúncia é uma responsabilidade coletiva. Caso necessite de ajuda ou tenha conhecimento de alguma situação de violência doméstica, pode participar através do Portal Queixa Eletrónica, pelo número de telefone 112, no Posto da GNR mais próximo, ou através das aplicações específicas destinadas aos cidadãos surdos, como a App MAI112 e a aplicação SMS Segurança.

Continuar a ler

Portugal

Jornada da Caça em Mértola: Uma celebração da biodiversidade local

Publicado há

no dia

por:

442411033 847232797445334 8293904384878589799 n

Na terceira jornada da caça de 2024, o Município de Mértola convida todos os interessados a descobrir projetos relacionados com a caça e a biodiversidade da região. Com um programa diversificado, o evento promete informação, esclarecimento e até mesmo algumas experiências ao vivo.

1. Apresentação do Regulamento de Apoios às Zonas de Caça e Caçadores Futuros

  • Saiba quais os apoios disponíveis para a sua zona de caça.
  • Conheça os apoios destinados aos futuros caçadores.
  • Entregue já os seus comprovativos de despesa (carta de caçador e uso e porte de arma) no balcão de atendimento disponível neste dia.

2. Projeto de Recuperação da Lebre-Ibérica e Coelho-bravo (PRLIC)

  • Conheça em detalhe tudo sobre este projeto.
  • Esclareça todas as suas dúvidas sobre a criação de coelho-bravo.

3. Apresentação do Projeto Mértola Bio Live Cam

  • Assista ao início das primeiras imagens em vídeo de 3 câmaras em direto numa Zona de Caça.
  • Saiba como assistir em direto (live) a algumas espécies cinegéticas e outras em ambiente selvagem.

4. Visitas ao Centro Cinegético e Zona de Caça Municipal

  • Visite os parques de criação do coelho-bravo.
  • Explore a Zona de Caça Municipal nos talhões geridos pela Escola de Caça.

5. Convívio e Petiscos Tradicionais

  • No final, desfrute de um momento de convívio com um beberete acompanhado das iguarias tradicionais da região.

Este evento decorrerá no dia 24 de maio (sexta-feira) a partir das 17h30, no Pavilhão Multiusos Expo Mértola. As inscrições estão abertas através do formulário merto.la/JornadaMaio. Para mais informações sobre as Jornadas da Caça, visite merto.la/jornadasdacaça. Em caso de dúvidas, entre em contacto através do e-mail jdc@cm-mertola.pt.

Esta jornada é uma parceria com a Escola de Caça, Pesca e Natureza (ALSUD) e é organizada pela Câmara Municipal de Mértola. Venha descobrir e celebrar a riqueza da biodiversidade local.

Continuar a ler

Siga-nos no Facebook

Ultimas do Alentejo

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.581.002)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.628)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.853)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.158)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.522)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (369.001)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS