Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Todas as regiões de Portugal continental consideradas de risco elevado

Publicado há

no dia

covid 2

Todas as regiões de Portugal continental passaram hoje a ser consideradas de risco elevado nos mapas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que visam auxiliar decisões sobre viagens, devido ao agravamento da pandemia de covid-19.

Depois de vários meses no “laranja” – e sem nunca ter passado para o “verde” como muitos dos países da União Europeia (UE) -, Portugal continental passou hoje para o “vermelho” (risco elevado) nos mapas do ECDC de indicadores combinados, abrangendo as taxas de notificação de casos nos últimos 14 dias, o número de testes realizados e o total de positivos, que são atualizados semanalmente, à quinta-feira.

A categoria “vermelho” significa que, nestas regiões, a taxa cumulativa de notificação de casos de infeção nos últimos 14 dias varia de 75 a 200 por 100 mil habitantes ou é superior a 200 e inferior a 500 por 100 mil habitantes e a taxa de positividade dos testes de é de 4% ou mais.

Os Açores e a Madeira são as únicas regiões de Portugal que não estão no “vermelho”, com o arquipélago açoriano no “laranja” – referente a territórios onde a taxa de notificação de novas infeções é de 50 a 75 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias ou entre 75 e 200 por 100 mil habitantes e a taxa de positividade dos testes de é de 1% ou de 4% ou mais, respetivamente – e a Madeira a ser a única região no ‘verde’ (menos de 50 novos casos e taxa de positividade inferior a 4%, ou menos de 75 casos mas com taxa de positividade inferior a 1%).

Em fevereiro passado e devido aos elevados números de infeções, Portugal chegou a estar na categoria “vermelho-escuro” dos mapas do ECDC, usada para zonas onde o vírus está a circular a níveis muito elevados.

Estes mapas da agência europeia seguem um sistema de semáforos sobre a propagação da covid-19 na UE, a começar no verde (situação favorável), passando pelo laranja, vermelho e vermelho escuro (situação muito perigosa), e servem de auxílio aos Estados-membros sobre as restrições a aplicar às viagens no espaço comunitário, o que significa que quem viaje de Portugal poderá ser submetido a testes e quarentenas na chegada a outros países europeus, sendo que esta é sempre uma decisão nacional.

A atualização de hoje do ECDC, já em plena época turística, surge depois de a Alemanha ter, no início do mês, classificado Portugal como uma zona com “variantes de preocupação”, nomeadamente devido à propagação da estirpe Delta, e de a França, na quarta-feira, ter desaconselhado viagens não-essenciais a Portugal, assim como a Espanha.

No mapa da UE hoje atualizado, apenas Chipre está no “vermelho escuro”, mas praticamente toda a Espanha encontra-se agora também no “vermelho”, com exceção da Galiza e Castilla La Mancha.

Em meados de junho, o Conselho da UE adotou uma recomendação para abordagem coordenada nas viagens, propondo que vacinados e recuperados da covid-19 não sejam submetidos a medidas restritivas como quarentenas ou testes.

Lusa

Portugal

Português provoca acidente ao conduzir em sentido contrário em autoestrada espanhola

Publicado há

no dia

por:

acidente

Um incidente inusitado ocorreu esta quinta-feira numa autoestrada em Espanha, quando um cidadão português, ao conduzir em sentido contrário, causou um acidente que poderia ter tido consequências graves.

O acidente ocorreu por volta das 18h30 (hora local) na autoestrada A-55, em Tui, Pontevedra, próximo à fronteira com Portugal, como relatado pelo jornal local Faro de Vigo.

o condutor português estava prestes a colidir de frente com um veículo que circulava na direção correta. Para evitar o choque iminente, a condutora do outro carro teve de realizar uma manobra evasiva, acabando por embater no separador da via.

Apesar do impacto, a condutora envolvida no acidente não sofreu ferimentos graves. A Guardia Civil foi chamada ao local para prestar assistência, e constatou que a mulher era a única ocupante do veículo.

Continuar a ler

Alentejo Central

14ª Festa dos contos já começou em Montemor-o-Novo

Publicado há

no dia

por:

Curvo Semedo Exterior 5 scaled e1715942096601

© Município de Montemor-o-Novo

Nesta quinta-feira, 16 de maio, Montemor-o-Novo deu início à 14ª Festa dos Contos – Festival da Palavra, numa co-produção entre a Trimagisto e o Município de Montemor-o-Novo. Este aguardado evento promete quatro dias de celebração da narrativa e da palavra.

Durante a tarde, a Biblioteca Municipal Almeida Faria acolheu a formação “Conto Logo Insisto”, conduzida por Jorge Serafim. Paralelamente, na mesma biblioteca, os visitantes podem apreciar duas exposições: “As Contadeiras de Histórias”, ilustrações de Sofia Paulino, e o livro de artista “O Circo”, de Renata Bueno e Joaquim Fernando Micael.

A abertura oficial do festival ocorreu no Cineteatro Curvo Semedo, onde Carlos Marques, da Trimagisto, e Henrique Lopes, Vereador da Cultura do Município de Montemor-o-Novo, deram as boas-vindas a uma plateia atenta. A cerimónia decorreu num ambiente lindamente decorado e incluiu a exibição de duas curtas metragens feitas por jovens locais, seguidas de agradecimentos às instituições parceiras.

A noite continuou com Jorge Serafim, que encantou o público com “Contopias: histórias sem fronteiras”. A apresentação misturou humor e reflexão, alinhando-se com a ideia de que “contar é o ato de apagar fronteiras”. A performance de Serafim terminou com uma ovação entusiástica.

Após a sessão, os presentes puderam explorar o Espaço Livreiro e desfrutar de um copo na Tasca dos Contos, situada no exterior do Curvo Semedo. Além disso, durante todo o evento, está patente no Curvo Semedo a exposição de ilustrações “Contos Cantados” de André da Loba.

A 14ª Festa dos Contos promete continuar a oferecer momentos memoráveis. Para mais detalhes sobre a programação, visite Trimagisto.

Continuar a ler

Portugal

IPMA prevê nuvens e chuva em grande parte do país

Publicado há

no dia

por:

chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim de semana instável, com nuvens e alguma chuva a marcar presença em grande parte do país. Apenas um distrito poderá ver sol no sábado.

Hoje, 17 de maio, prevê-se chuva no Norte e Centro do país, com temperaturas a atingir 24ºC na Madeira e Faro, e a não ultrapassar 13ºC na Guarda. Em Lisboa, a máxima será de 21ºC e a mínima de 12ºC, enquanto no Porto variam entre 17ºC e 11ºC.

No sábado, a instabilidade mantém-se, com chuva no Norte e na Madeira. Faro terá 26ºC, Beja e Setúbal 23ºC, e Évora, Santarém e Castelo Branco 22ºC. Lisboa verá 20ºC e Porto 17ºC de máxima.

No domingo, apenas Açores e Madeira terão chuva. No continente, o Norte e Centro estarão parcialmente nublados e o Sul pouco nublado. As temperaturas sobem ligeiramente, com Faro e Beja a atingirem 25ºC, e Lisboa 21ºC.

Continuar a ler

Portugal

Montemor-o-Novo: XVI Edição Águas Abertas na Barragem dos Minutos

Publicado há

no dia

por:

442386085 843936587779749 1120716281473466204 n

No próximo dia 22 de junho de 2024, a Barragem dos Minutos será novamente o cenário de uma emocionante prova de natação em águas abertas. Esta 16.ª edição contará com a participação de alunos de níveis avançados da Escola de Natação Municipal, bem como de outros nadadores que se inscrevam para competir.

A concentração dos participantes está marcada para as 9h00, com início das provas às 10h00. O evento inclui duas categorias de provas:

  • Prova de Promoção: 400 metros
  • Prova para Nadadores Federados e Não-Federados: 1600 metros

As inscrições podem ser efetuadas através da BOL do Município de Montemor-o-Novo, disponível no seguinte link: Inscrições XVI Edição Águas Abertas.

Não perca esta oportunidade de assistir ou participar numa manhã desportiva, onde a natação se funde com a beleza natural da barragem. Venha apoiar os atletas e desfrutar de um dia inesquecível.

Continuar a ler

Siga-nos no Facebook

Ultimas do Alentejo

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.581.002)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.629)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.853)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.159)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.522)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (369.002)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS