Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Militar perde a vida em salto de paraquedas no campo do Arrepiado, na Chamusca (c/vídeo)

Publicado há

no dia

A Sargento- ajudante Alexandra Serrano Rosa, faleceu hoje no campo de saltos do concelho da Chamusca, tinha 52 anos e vivia no Entroncamento. Segundo pudemos apurar os paraquedas não abriram.

Alexandra Serrano Rosa era a única mulher instrutora militar de paraquedismo, morreu a saltar de paraquedas. O paraquedas principal e o paraquedas de reserva não abriram, o que resultou na morte da paraquedista, na zona do campo de saltos do Arripiado,concelho da Chamusca.

O Exército manifestou-se acerca da morte da militar paraquedista demonstrando “um profundo pesar”, atribuindo a causa da morte a uma falha no sistema de paraquedas. Afirma ainda, em comunicado, que a militar morreu por volta das 12H20, no momento em que o Exército atribuiu a morte de uma militar paraquedista a uma falha no sistema de paraquedas, manifestando “profundo pesar”. Em comunicado, o Exército afirmou que a militar, de 52 anos, morreu cerca das 12h20 quando “se encontrava a efectuar um salto de abertura manual para manutenção da qualificação de paraquedista”, não tendo o sistema de paraquedas funcionado “devidamente”, o que provocou a queda.

Avança ainda que já está em curso um processo de averiguações “para apurar todas as circunstâncias em que ocorreu este acidente”, o Exército reforça que ““foram acionados de imediato os procedimentos de emergência médica”.

“O Exército lamenta o falecimento da sua militar, tendo apresentado as mais sentidas condolências à família e accionado o apoio psicológico”, pode ler-se ainda.

Alexandra Serrano Rosa é filha de um dos mais conhecidos homens das tropas paraquedistas, o Sargento Serrano Rosa que possui um dos espólios audiovisuais mais importantes que retrata os últimos anos das tropas aerotransportadas de Portugal.

O Sargento transmitiu o seu pesar através de uma publicação na rede social Facebook, onde expressa palavras de despedida e deixa anexada a última foto que tirou à filha, minutos antes desta entrar no avião para dar aquele que seria o último salto .

“Eu não sei como dizer! Um Pai não devia sofrer tal desgosto! Hoje dia 21 Abril tirei as últimas fotos à minha Menina ainda me deu um beijinho antes de entrar para o último voo! não consigo dizer mais nada, as lágrimas são muitas.”

O Canal Alentejo vêm demostrar o mais sentido pesar à família do nosso colaborador e amigo Serrano Rosa. Forte e Sentido Abraço.

SERRANO ROSA

Portugal

Doutorados ganham mais 950 euros do que licenciados

Publicado há

no dia

por:

pc

O relatório “Estado da Educação 2021” divulgado pela Conselho Nacional de Educação (CNE) em Portugal revela que os doutorados ganham, em média, mais 950 euros por mês do que os licenciados e três vezes mais do que um trabalhador com o ensino secundário.

O estudo também mostra que a qualificação da população portuguesa está a aumentar, mais de metade da população (59,5%) têm o ensino secundário completo.

Em comparação com outros países da Europa, Portugal tem taxas de empregabilidade mais altas, especialmente entre os jovens com pouca formação. No entanto, o estudo também aponta para desigualdades salariais entre homens e mulheres, com as mulheres tendo menos probabilidades de encontrar emprego ou de ter salários melhores.

Continuar a ler

Portugal

Grândola: GNR detém dois suspeitos e apreende droga após perseguição

Publicado há

no dia

por:

gnr e1671900606736

A GNR deteve dois homens e apreendeu cerca de 33 quilos de haxixe na quinta-feira à noite, após uma perseguição a um carro que estava a circular na Autoestrada do Sul (A2).

O veículo foi intercetado na vila de Grândola, depois de sair da A2, mas dois dos ocupantes conseguiram escapar. A operação terminou na madrugada de sexta-feira e os suspeitos ainda não foram localizados.

Durante a busca ao carro, além da droga foi também apreendida uma quantidade significativa de dinheiro. Os detidos vão ser apresentados a um tribunal para interrogatório judicial e depois serão aplicadas as medidas de coação adequadas.

Continuar a ler

Portugal

Militares da GNR impedidos de tirar férias devido à Jornada Mundial da Juventude

Publicado há

no dia

por:

gnr

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG) expressou a sua insatisfação com a decisão de permitir que apenas 6% dos membros da Guarda Nacional Republicana possam tirar férias entre 26 de julho e 09 de agosto devido à Jornada Mundial da Juventude.

Segundo as normas internas, apenas 20% do efetivo deve poder tirar férias simultaneamente durante eventos de grande dimensão, mas a necessidade de policiamento durante a Jornada Mundial da Juventude exige que apenas 6% dos militares possam tirar férias.

A APG afirma que essa decisão é um desrespeito para com os profissionais e que as férias são um direito que não deve ser decidido exclusivamente pela entidade patronal. A PSP também já decidiu suspender as férias dos polícias entre 24 de julho e 07 de agosto devido ao evento.

Continuar a ler

Portugal

Qual é a origem da expressão “Não entender patavina” ?

Publicado há

no dia

por:

ponto de interrogacao

A expressão “Não entender patavina” é usada quando um individuo não percebe nada de determinado assunto. Expressão que deve a sua origem ao historiador Tito Lívio, natural de Patávio, hoje Pádua, na Itália. Tito usava um latim, próprio da sua região, considerado “horroroso” para muitos, uma vez que, não era percetível para todos.

Daí surgiu o Patavinismo, que originalmente significava não entender Tito Lívio, não entender “patavina”.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS