Siga-nos nas redes sociais

Política

PSD: Rangel defende “reforço da concertação social” e acusa Governo de a “destruir e ignorar”

Publicado há

no dia

rangel

O candidato à liderança do PSD Paulo Rangel defendeu hoje o “reforço da concertação social” e acusou o atual Governo de a “destruir” e “ignorar” nos últimos seis anos.

“Com o PSD no Governo, nós vamos reforçar a concertação social: Portugal só cresceu a sério quando os parceiros sociais fizeram acordo e, portanto, é preciso pôr as entidades patronais e sindicais a uma mesa e valorizar isso”, declarou Paulo Rangel aos jornalistas no final de uma reunião de mais de hora e meia com a CIP (Confederação Empresarial de Portugal), na sede desta, em Lisboa.

Para o eurodeputado, “este Governo, nestes seis anos, e em particular nos últimos dois, praticamente destruiu, ignorou a concertação social”.

“Isto depois não cria o ambiente de paz social, o clima de estabilidade social nas empresas para elas poderem crescer. Também aqui há uma mudança de atitude que é necessária”, sustentou.

Entre as medidas defendidas pelo candidato à liderança social-democrata – disputada em diretas este sábado, dia 27 – está a redução do IRC.

“Temos que vir para números que venham para baixo dos 20% e temos que fazer majorações: por exemplo, as empresas que não distribuírem dividendos e reinvistam os seus lucros, essas empresas naturalmente devem ter uma majoração”, exemplificou.

O eurodeputado considerou que hoje existe “uma carga fiscal máxima” e “serviços públicos mínimos”, apontando para um “colapso na saúde” com as recentes demissões em serviços de urgência ou na vacinação que “derrapou” com a saída do almirante Gouveia e Melo da coordenação da ‘task force’.

“O Governo não consegue sequer gerir os serviços públicos essenciais. É preciso uma alternativa, e o PSD é essa alternativa”, sublinhou.

Além do IRC, Rangel defendeu ainda uma “aceleração da formação profissional”, matéria que disse ter abordado nesta reunião, e insistiu na importância de aproveitar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para “promover a digitalização em alguns serviços públicos essenciais, como forma de aliviar custos de contextos das empresas”.

“Sabendo nós que vamos ter mais ou menos entre seis mil a sete mil milhões de euros por ano para despender com fundos europeus até 2030, quando a média portuguesa – e não executávamos todos – era três mil milhões, nós temos que terminar com esta burocracia do Estado”, acrescentou.

Insistindo que “o voto no PS hoje é inútil” e se “esgotou”, Rangel advogou que o PSD tem que ser uma “alternativa clara, credível e responsável para modernizar o país”.

Mais de 46.000 militantes do PSD vão poder votar, no próximo sábado, nas eleições diretas para escolher o presidente do partido. São candidatos o atual líder, Rui Rio (que já divulgou no domingo a sua moção de estratégia, intitulada “Governar Portugal”) e o eurodeputado Paulo Rangel que apresentou esta segunda-feira a sua moção “Portugal: Ambição e Esperança”.

Lusa

Alto Alentejo

João Oliveira visita o Distrito de Portalegre em Campanha Eleitoral

Publicado há

no dia

por:

202312 joao oliveira candidato eleicoes parlamento europeu

No contexto das atividades políticas relacionadas com as próximas eleições, João Oliveira, primeiro candidato da CDU (Coligação Democrática Unitária) às eleições para o Parlamento Europeu e membro da Comissão Política do Comité Central do PCP (Partido Comunista Português), estará presente no distrito de Portalegre no dia 30 de abril (terça-feira), com uma série de iniciativas de contacto com as populações.

O programa da visita é o seguinte:

Elvas

  • 10h00: Contactos com a população e comerciantes na cidade de Elvas.
  • 11h00: Declaração à comunicação social regional na Praça da República.

Campo Maior

  • 13h00: Almoço na CURPI (Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos) do Concelho de Campo Maior.

Esta visita tem como objetivo permitir a João Oliveira e à CDU interagir diretamente com os eleitores, ouvindo as suas preocupações e partilhando as propostas da coligação para o Parlamento Europeu. O contacto direto com a população e os comerciantes de Elvas, seguido de uma declaração à imprensa regional, será uma oportunidade para abordar questões locais e regionais relevantes.

Continuar a ler

Baixo Alentejo

Seleções Nacionais Sub-19 Futsal Feminino em Serpa para jogos de treino abertos ao público

Publicado há

no dia

por:

437767847 815763623930078 4964888281206566553 n

Nos próximos dias 23 e 24 de abril, o Pavilhão Carlos Pinhão, em Serpa, será palco de jogos de treino entre as Seleções Nacionais Sub-19 de Futsal Feminino de Portugal e Espanha. Estes jogos, promovidos pela Federação Portuguesa de Futebol em colaboração com a Associação de Futebol de Beja e o Município de Serpa, serão abertos ao público e de entrada livre.

No dia 23 de abril, o jogo terá início às 17h00, enquanto no dia 24 de abril o pontapé de saída está marcado para as 18h00. Uma excelente oportunidade para os aficionados do futsal assistirem ao talento emergente destas jovens atletas, num ambiente de competição amigável e acesso gratuito para todos os interessados.

Continuar a ler

Alto Alentejo

Entrevista com o cabeça de lista do partido de socialista pelo distrito de Portalegre

Publicado há

no dia

por:

Ricardo Pinheiro

Ricardo Pinheiro, natural de Campo Maior e atual deputado, reassume o papel de cabeça de lista do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Portalegre nas próximas eleições legislativas. A Federação de Portalegre do PS aprovou a sua proposta de lista candidata à Assembleia da República, confirmando a liderança de Pinheiro para representar o distrito no parlamento.

Continuar a ler

Portugal

Opinião: Um polígrafo para as televisões, não existe?

Publicado há

no dia

por:

Screenshot 20240124 214956 Chrome

Os partidos do sistema “perderam o chão” quando apareceram as redes socias e como forma de sobrevivência agarraram-se ao último reduto que os faz chegar a casa dos eleitores; a televisão. 

Os partidos novos, como a Nova Direita,  fundado há 15 dias, em plena campanha,  por sua vez, não merece por parte de algumas televisões, nem sequer um rodapé e nem sequer um debate. 

Imagine-se uma televisão há 50 anos atrás ter uma posição destas em relação ao aparecimento de um partido novo… Seria impensável…

As televisões,  numa espécie de “endogamia” com os partidos do sistema, permitiram por exemplo ao CDS,  sem qualquer representação parlamentar,  antes de realizar a coligação com o PSD, fazer em “prime time” toda a campanha para a sua sobrevivência; explicação das vantagens eleitorais em comentários de horários nobre, presença em debates políticos com editores de televisão para explicação do seu programa, etc.. etc…

Agora, estes editores e donos da televisão em Portugal,  refugiam-se em polígrafos que denegridem as redes sociais, fazendo mais um favor aos partidos do sistema que são inaptos para o seu uso e esquecendo-se que as redes sociais mostram um lado genuíno das pessoas que é muitas vezes mais honesto do que as notícias da televisão de jornalistas comprometidos com o sistema. 

Não esqueçamos, pois, que na política, no governo, há lugares de assessores de imprensa e há plataformas giratórias que nunca são faladas, entre política e imprensa…

Quem ouve e vê televisão esteja atento a quem é deixado de fora e esteja atento ao que se passa fora dela…principalmente na internet…

Esta situação dos partidos do sistema agarrados à televisão faz-me lembrar um amigo meu, dono de uma editora de música que me disse uma coisa quando a internet apareceu….”vou fazer uma empresa de produção televisiva para as músicas entrarem no grande público através das telenovelas porque a internet matou-me o negócio…”

Afinal ambas as situações, não são muito diferentes…

Professor de História 

Membro fundador do partido “Nova Direita”

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Siga-nos no Facebook

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.580.993)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.619)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.840)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.140)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.508)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (368.984)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS