Siga-nos nas redes sociais

Portugal

Sindicatos dos Trabalhadores da Altice contesta decisão do tribunal de Lisboa

Publicado há

no dia

Altice Portugal

O Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Altice decidiu hoje contestar a decisão do tribunal de Lisboa que considerou improcedente uma providência cautelar para impedir o despedimento de um trabalhador da Altice cedido a outra empresa do grupo.

“O juiz que analisou a nossa providência cautelar em Lisboa teve o mesmo entendimento que o de Vila Real e desvalorizou o facto de um trabalhador incluído no despedimento coletivo estar cedido ocasionalmente, mas nós vamos contestar esta decisão, tal como já fizemos à de Vila Real”, disse à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Altice (STPT), Jorge Félix.

O STPT interpôs quatro providências cautelares, em Vila Real, Porto, Lisboa, e Portalegre, para acautelar a situação de quatro trabalhadores da Meo, abrangidos pelo despedimento coletivo do grupo Altice, apesar de estarem em situação de cedência ocasional a outras empresas do grupo.

Jorge Felix explicou à Lusa que “os trabalhadores cedidos não podem ser despedidos, porque são necessários 90 dias, após regresso à empresa mãe, para rescisão de contrato”.

“Como isto não foi cumprido entendemos que estes despedimentos não cumprem os requisitos legais e, independentemente do processo de impugnação dos despedimentos, vamos também contestar a decisão do juiz do tribunal do trabalho de Lisboa, tendo em conta o parecer dos nossos juristas, que a consideram uma posição extremamente simplista, que desvaloriza a cedência ocasional do trabalhador”, disse.

O STPT aguarda ainda a decisão do tribunal do Porto, cujo julgamento se realizou dia 09.

A segunda sessão do julgamento de Portalegre realiza-se dia 11 de outubro, data em que o tribunal vai ouvir o presidente da Altice.

O sindicalista explicou que o sindicato interpôs as providencias cautelares para que os trabalhadores em causa pudessem receber a indemnização da empresa enquanto decorre o processo de impugnação do despedimento, “dado que a justiça é morosa”.

A lei prevê que o trabalhador que contesta um despedimento devolva a indemnização atribuída pela entidade patronal.

Segundo Jorge Félix, foi o receio da morosidade da justiça e das dificuldades financeiras que levaram cerca de 200 trabalhadores do grupo Altice a aceitar a rescisão contratual.

O STPT é um dos sindicatos que integra a Frente Sindical da Altice, que tem promovido várias ações de luta e de contestação ao despedimento coletivo que envolve 204 trabalhadores do grupo.

O processo de despedimento coletivo de 246 trabalhadores, iniciado em 30 de junho pela Meo – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A. e pela PT Contact, foi entretanto sendo reduzido, sobretudo devido a rescisões, restando cerca de 40 trabalhadores.

Os trabalhadores têm protestado contra este despedimento, tendo realizado uma greve e várias concentrações e plenários.

Lusa

Sociedade

XXI Encontro de Culturas em Serpa: Uma celebração da diversidade

Publicado há

no dia

Encontro de Culturas 2024 scaled

De 7 a 10 de junho, Serpa torna-se palco de uma verdadeira festa da diversidade cultural com a realização da XXI edição do Encontro de Culturas. Organizado pelo Município de Serpa, este evento de entrada livre promete encantar os visitantes com uma programação repleta de música, atividades culturais e momentos de partilha.

A música é uma das grandes protagonistas deste encontro multicultural. No dia 7, os sons da Monda convidam Buba Espinho para um espetáculo na Praça da República, seguido pelo ritmo contagiante de Bateu Matou no Espaço Nora. No dia 8, é a vez de HMB e Los Pistoleros de La Paz subirem ao palco para animar o público.

Além dos concertos, o Encontro de Culturas oferece uma variedade de atividades culturais. No dia 7, acontece o III Encontro de Poesia Ibérica e a apresentação da 2.ª Oficina de Escrita Criativa, enquanto no dia 8 é celebrado o Dia da Interculturalidade e da Partilha, com degustação de sabores do mundo, showcooking de cozinha japonesa, uma mesa redonda sobre associativismo migrante, músicas e danças tradicionais africanas, e uma exposição intitulada “Sonhar a Palavra Liberdade”.

A diversão continua no dia 9 com a peça de teatro “Heróis do Impossível”, apresentada pela Companhia João Garcia Miguel, seguida pelo espetáculo “Lá no Xepangara – A cultura africana em José Afonso”, na Praça da República, e pela atuação de Terra Livre no Espaço Nora.

Para encerrar em grande estilo, no dia 10 de junho, feriado, o Encontro de Culturas presenteia o público com o espetáculo “EnCanto Sinfónico” na Praça da República.

Continuar a ler

Portugal

Município da Chamusca investe em educação: 36 mil euros atribuídos em apoios a estudantes

Publicado há

no dia

por:

image001

Na sexta-feira, dia 10 de maio, durante uma cerimónia integrada na Semana da Ascensão, realizada no Cineteatro da Chamusca, o Município da Chamusca reforçou o seu compromisso com a educação ao atribuir apoios no valor aproximado de 36 mil euros a estudantes do concelho.

Este ano, foram concedidas 69 Bolsas de Estudo, um aumento de sete em relação ao ano anterior, e sete Bolsas de Mérito. Estes subsídios destinam-se a alunos do concelho que frequentam o ensino superior no ano letivo de 2023-2024.

Ao longo de oito anos letivos consecutivos, a autarquia da Chamusca tem vindo a disponibilizar este tipo de auxílio aos estudantes locais, totalizando um investimento aproximado de 240 mil euros.

O montante de cada Bolsa de Estudo é de 450 euros, enquanto as Bolsas de Mérito ascendem a 697 euros, equivalente a 100% da propina máxima anual.

Das Bolsas de Mérito concedidas, três foram atribuídas a alunos destacados do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas da Chamusca (AEC), que prosseguiram os estudos no Ensino Superior Público. Além disso, foram renovadas quatro Bolsas de Mérito a estudantes que já haviam sido beneficiados em anos letivos anteriores.

Do total do apoio concedido, cerca de 31 mil euros foram destinados a Bolsas de Estudo, enquanto aproximadamente cinco mil euros foram alocados a Bolsas de Mérito para alunos do concelho. Este investimento evidencia o compromisso do Município com a Educação e a Qualificação do Potencial Humano da Chamusca.

Continuar a ler

Portugal

Chamusca recebe Seminário Mais Lezíria 2024

Publicado há

no dia

por:

image010

No próximo dia 29 de maio, o Cineteatro da Chamusca será o palco para mais uma edição do Seminário Mais Lezíria, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) em colaboração com os seus 11 municípios associados. Este evento, inserido no âmbito do Projeto MAIS Lezíria, tem como foco principal a discussão de diversos temas relacionados com o Desporto.

Uma das mais valias deste Seminário é o seu reconhecimento pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Os participantes terão a oportunidade de acumular créditos, sendo atribuída uma unidade de crédito para Técnicos de Exercício Físico e Diretores Técnicos, assim como para Treinadores de Desporto.

As inscrições para este evento já se encontram abertas e são gratuitas. Todos os interessados em participar podem inscrever-se através do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBKoHaHjDOp-AYNkZZKVVEUUKz8iI_pPxvzQlcXWrNS1puOQ/viewform?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR2B1NmyDdNh-UpUyxTYr954gyn4AecY3PqVF9oA8bTKMmYRD8SJoegZFVA_aem_AXpBry98ZEmoLZJco0qAls3oHStgpgFA5HzCiaDMYaKgi-bxJHuGuGm3DU6vLp-mpFVsaBsmaAdZaLuVGs0GCme4

Não perca esta oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento desportivo da região. O Seminário Mais Lezíria 2024 espera por si!

Continuar a ler

Alentejo Litoral

24.º Raid BTT Alvalade X Porto Covo: Uma Aventura de 70 Km pelas estradas do Alentejo

Publicado há

no dia

por:

443733500 860970736073722 6759720571915364496 n

No próximo dia 19 de maio, os amantes do BTT têm um encontro marcado para mais uma emocionante jornada pelas belas paisagens do Alentejo. A partir das 9h00, terá lugar a 24.ª edição do Raid BTT Alvalade X Porto Covo, com partida junto à Escola Básica Professor Arménio Lança, em Alvalade.

Este evento, organizado pelo Futebol Clube Alvaladense com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, promete desafiar os participantes com um percurso de 70 km até à encantadora vila de Porto Covo. Uma oportunidade única para explorar os trilhos e caminhos da região, enquanto se desfruta da adrenalina e do convívio entre os praticantes de BTT.

O Raid BTT Alvalade X Porto Covo é mais do que uma simples competição desportiva, é uma experiência de superação pessoal e de conexão com a natureza. Com o regresso previsto a Alvalade após percorrer os 70 km até Porto Covo, os participantes terão a oportunidade de completar um trajeto total de 120 km, desfrutando assim de uma verdadeira maratona de BTT.

Preparem-se para pedalar e vivenciar momentos inesquecíveis numa das mais emocionantes competições de BTT da região.

Continuar a ler

Siga-nos no Facebook

Ultimas do Alentejo

Artigos mais vistos

  1. 2C0A6968 1024x683 2 🔴Vídeo: Feira da Bifana (1.581.002)
    De 20 a 22 de decorreu a 3º Edição da Feira da Bifana em Vendas Novas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vendas Novas, com o objetivo de valorizar um produto endógeno e dar palco aos produtores locais.
  2. ABITS 🔴Alandroal : Festival Internacional de Cerveja Artesanal – ABITS – A Beer In The Sky (721.628)
    Entre os dias 10 e 12 de junho, o Alandroal acolheu pela primeira vez, aquele que promete vir a ser um dos festivais mais afamados da Península Ibérica, o Festival Internacional de Cerveja Artesanal, A Beer In The Sky. Um evento que contou com a presença de 40 cervejeiras , portuguesas, alemãs, dinamarquesas, sérvias, espanholas, […]
  3. Mertola e o rio Guadiana Virgilio Lopes Vídeo : Festival Islâmico de Mértola (569.852)
    Ao longo dos 4 dias de Festival Islâmico são lhe apresentados três palcos (Cais do Guadiana, Anfiteatro do Castelo e Pátio dos Sons no Largo do Rossio), com uma programação musical diversificada. De 19 a 22 de maio, poderá assistir aos espetáculos de Nomad; Trio Alcatifa; Tamikrest; Vahdat Ensemble; Ana Santos; Eduardo Paniagua Ensemble; Celina […]
  4. colete encarnado Portugal é Cultura : Os noventa anos do Colete Encarnado (555.158)
    Para quem não teve oportunidade de ver em televisão, pode assisitir aqui, no Canal Alentejo, aos melhores momentos do Colete Encarnado ,a maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresentou um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
  5. Sem Titulo Portugal é Cultura : Feira dos Santos e Frutos Secos (411.521)
    O Canal Alentejo esteve novamente na vila de Alvito, o destino escolhido para mais uma edição do seu programa "Portugal é Cultura".
  6. Capturar e1684953806859 Portugal é Cultura : Festas da Ascensão (369.000)
    Esta semana o Portugal é Cultura está no Coração do Ribatejo, na vila da Chamusca , nas festas da Ascensão, onde ocorre uma das maiores manifestações culturais, que durante nove dias traz milhares de pessoas a estas terras Ribatejanas. A Semana da Ascensão da Chamusca é conhecida por reunir todas as paixões culturais e gastronômicas […]

ÚLTIMAS 48 HORAS